Construir casa ou comprar? A habitação é um dos maiores investimentos que se faz na vida. Por isso, é uma decisão que deve ser ponderada, com todos os prós e contras. Mas qual é a melhor opção? O melhor é mesmo conhecer o que implica cada processo.

Construir casa: pros e contras

Tanto construir uma casa como comprar têm vantagens e desvantagens, do preço à comodidade do processo, sem esquecer a velocidade da mudança, potencial de personalização e burocracia envolvida.

Vantagens de construir casa

Quais são, afinal, os aspetos que mais pesam a favor da opção de construir casa? A possibilidade de personalizar totalmente o espaço e o potencial de valorização são alguns dos principais, mas existem muitos outros:

  • Possibilidade de construir casa exatamente ao teu gosto;
  • Escolha dos materiais de construção, da empresa, acabamentos, entre outros;
  • Crédito com prazos mais alargados e carência de capital, onde pagas apenas os juros do empréstimo;
  • IMT mais baixo face à compra de uma casa, seja nova ou usada;
  • Podes investir ao longo do tempo, de acordo com o teu capital.

Desvantagens de construir casa

Desde a compra do terreno até receber a chave passam-se muitas vezes anos. A complexidade dos procedimentos exigidos, e as várias verificações e documentações dependentes das Câmaras locais tornam a construção de uma casa um processo lento. Estas são as principais desvantagens de construir casa:

  • Processo burocrático mais lento;
  • Crédito libertado por etapas, à medida que a obra avança, sendo que, em alguns casos, a primeira etapa é apenas quando já existe algo feito, o que exige algum capital para iniciar;
  • A aprovação do crédito carece também da validação da Câmara Municipal e da Licença de Construção;
  • Quanto mais tempo demorar a construção da casa, mais juros vais ter de pagar. Para te salvaguardares, no contrato com o construtor deve estar indicada uma data para a conclusão e respetivas penalizações por cada dia extra, caso o mesmo se atrase;
  • Podem surgir custos extra ao orçamentado;
  • É necessário incluir custos com licenças, autorizações e o próprio projeto para construir casa.

A escolha do terreno

Deves considerar vários aspetos antes da aquisição de um terreno para construção: localização, exposição solar, zona envolvente, acessos e os serviços básicos ao seu redor. Considera ainda possíveis construções futuras à sua volta.

Dirige-te à Câmara e pede a Certidão do Registo Predial e Caderneta Predial, uma vez que estes documentos são essenciais para saberes se estás em negociação com o proprietário do terreno e se este tem encargos que comprometam o negócio.

Crédito para construir casa

O crédito a solicitar é o de Habitação com finalidade de Construção, que pode englobar a aquisição do terreno. Este crédito é disponibilizado gradualmente, no seguimento da própria construção e considera um período de carência de capital, que pode oscilar entre os 2 e os 3 anos. Nesse período, apenas pagas os valores respetivos aos juros do empréstimo.

O processo é assim muito diferente da compra casa. O Crédito Habitação para Aquisição de Habitação Própria e Permanente destina-se à aquisição de uma primeira casa em imóveis novos ou usados, sem necessidade de remodelações. Neste caso, o crédito é disponibilizado na totalidade no momento da escritura.

Encontra um terreno à tua medida no OLX!

Comprar casa: pros e contras

Vantagens de comprar casa

A compra da casa é a opção preferida por quem não quer esperar para ter uma casa ao seu gosto, ou simplesmente não quer dedicar tempo ao acompanhamento detalhado da obra. Tem várias vantagens:

  • Projeto praticamente chave na mão;
  • A compra pode estar concluída em cerca de um mês, desde a visita até à mudança;
  • O custo é fixo, com menos potencial para derrapagens;
  • Processo menos burocrático.

Sabias que a compra de um terreno, além das taxas urbanísticas e da taxa de compensação urbanística, envolve mais três impostos? O Imposto Municipal de Transmissões, pago no momento da compra; o Imposto Municipal sobre Imóveis, pago anualmente; e o adicional ao IMI (AIMI), cobrado anualmente quando o valor patrimonial supera os 600 mil euros.

Desvantagens de comprar casa

Apesar de ser mais célere e previsível, existem algumas desvantagens importantes a considerar na compra de casa:

  • É mais caro. Estás a pagar o tempo do construtor (e a sua margem);
  • A escolha está limitada aos imóveis no mercado, num dado momento;
  • É difícil avaliar a qualidade da construção e da estrutura a fim de evitar problemas no futuro;
  • No caso de serem necessárias obras de adaptação, os custos tendem a ser elevados e podem surgir surpresas desagradáveis.

Não te esqueças da componente fiscal na compra: Comprar uma já pronta envolve sempre uma componente fiscal no momento da escritura e do pedido do crédito. Para além do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), conta ainda com o Imposto do Selo sobre a Compra e Venda, que se exclui se for para construir casa numa propriedade que já é tua, o Imposto do Selo, custos notariais e de registo de imóvel.

Guia completo para mudar de casa

Conclusão, vale a pena construir casa?

Construir casa é a melhor opção se:

  • Tiveres disponibilidade para acompanhar a obra de perto, a fim de evitar atrasos;
  • Tiveres margem orçamental para eventuais problemas e derrapagens;
  • Não encontrares uma casa à venda com as características que procuras, no local em que desejas viver;
  • Quiseres acompanhar de perto todos os custos da obra;
  • Tiveres experiência no setor ou se já tiveres acompanhado outras construções.

É certo que o processo é mais rápido e menos burocrático ao comprar casa. Por outro lado, estás limitado no que toca a materiais de construção ou de acabamento, e vais ter mais dificuldade em alterar a estrutura.

Descobre também quanto custa fazer uma piscina

Ao construir casa, com um bom planeamento e decisões ponderadas na escolha de empresas e profissionais qualificados, podes conseguir o espaço dos teus sonhos. Mas prepara-te para mais burocracia e demoras nas aprovações. No OLX encontras vários serviços disponíveis, assim como terrenos, onde podes construir o teu lar perfeito.


Próximas leituras:

Contrato-Promessa de Compra e Venda: tudo o que deves saber
O contrato-promessa de compra e venda é um instrumento importante, que antecede …
10 melhores aquecedores elétricos para os dias frios
Estes são os melhores aquecedores elétricos para tornar qualquer espaço mais acolhedor, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *