A ansiedade e o stress são problemas comuns nos dias de hoje. Mas são também dois problemas silenciosos. Apesar de se falar cada vez mais nestas problemáticas, a verdade é que ambos podem controlar as nossas vidas sem darmos conta.

O stress, apesar de ser positivo quando nos dá adrenalina, pode tornar-se num sério problema, ao tornar-se crónico. A ansiedade, joga a par do stress, na cumplicidade de agravar o problema.

Se a ansiedade e o stress são condicionantes no teu dia a dia, se te privam de teres o bem-estar e a tranquilidade que necessitas, se te criam obstáculos e, basicamente, controlam a tua vida, este artigo foi feito a pensar em ti.

5 passos para te ajudar a controlar a ansiedade e o stress da tua vida

1# Reconhece e partilha os teus maiores receios

Reconhecer quais são os teus medos vai ajudar-te a perceber quais são as situações que te criam mais ansiedade e/ou stress. Tal reconhecimento vai ajudar-te a antever possíveis crises.

Se partilhares os teus receios com quem te rodeia, podes receber o apoio e recursos de que necessitas.

2# Pensa no que podes controlar

A maior parte das pessoas relata que sente stress devido ao seu trabalho. E se há coisas que podes controlar é, por exemplo, fazer pausas em momentos de elevado stress.

Se parares para pensar com clareza, para respirares ou simplesmente te acalmares um pouco antes de prosseguir o trabalho, irás reduzir a ansiedade e o stress do momento.

3# Respiração

A respiração é fundamental para controlar a ansiedade e o stress. Por vezes não basta ter calma, contar até três e respirar fundo.

A respiração ajuda de duas formas: o estado de ansiedade ativa áreas do cérebro que estimulam a hiperventilação. Inalamos o ar com mais rapidez e o esforço consciente para mudar isso ajuda a acalmar. Por outro lado, ao tomarmos atenção à respiração, também acalmamos o estado de ansiedade e stress.

Imagem: Unsplash

4# Musicoterapia e Aromaterapia

A musicoterapia tem efeitos diretos no controlo dos sintomas de ansiedade e de stress. Podemos efetivamente beneficiar de uma vida mais calma se usarmos os sons a nosso favor.

Tanto a música como o stress são percebidos pelas mesmas estruturas cerebrais e, como tal, a musicoterapia torna-se eficaz no seu controlo.

A aromaterapia, por sua vez, pode reduzir a perceção do stress, aumentar o contentamento e diminuir os níveis do cortisol, o que causa o stress.

Podes beneficiar da aromaterapia através de óleos essenciais em difusores em casa ou, então, através de massagens de relaxamento, também com recurso aos óleos essenciais. Um dos óleos mais referenciados nas pesquisas sobre o tema é o Lavanda.

5# Meditação Mindfulness

O Mindfulness é nada mais que Atenção Plena. É a consciência que emerge quando colocamos a atenção, com intenção e sem julgamentos, no momento presente.

A prática da meditação mindfulness reduz a descarga de hormónios, ajuda ao autodomínio das emoções, pensamentos e sensações.

Podes começar por práticas de 10 a 15 minutos diários, para perceberes como é que a tua concentração vai aumentar e de que forma os índices de ansiedade e stress vão diminuir.

Este é o último passo para mudares a tua vida! Com o mindfulness, vais reforçar o teu foco e a tua calma e reforçar a tua imunidade, permitindo-te viver de forma mais plena e consciente.

Chega de apertos no peito, de insónias, de cansaço. Chega de medo, insegurança e de um coração sempre a bater a mil à hora. Despede-te desses sinais, deixa a tristeza de lado e começa uma nova vida, a controlar a tua ansiedade e stress já hoje!


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