Arranjamos a melhor forma de começar um armário cápsula sem perder a cabeça. Este guia é perfeito para iniciantes, neste conceito e na moda em geral.

O que é um armário cápsula?

No mundo da moda, o termo armário cápsula é muito utilizado. Este tipo de armário é cada vez mais procurado, por ser compacto e conter apenas o mínimo de peças versáteis, que se conjugam na perfeição entre si e que adoras usar. É um armário pensado para se adaptar facilmente ao teu estilo de vida e à tua forma de vestir.

Porque é que é uma ótima opção para os dias de hoje?

O armário cápsula é ideal para as pessoas que adoram moda e que têm dificuldade em organizar todas as peças de roupa nos armários tradicionais.

Cada vez mais compramos e cada vez mais deitamos fora mais rapidamente. Quando limitas o que compras, naturalmente pensas mais em cada peça de roupa antes de a comprares, e este esforço é o que te impede de mais tarde deitares fora as calças que nunca usaste ou a camisa que não te fica muito bem.

É importante também pensares em venderes a tua roupa usada, pois desta forma estás a reciclar a tua roupa e a ajudar outras pessoas. Ao reciclar a tua roupa e ao comprar roupa usada, estás-te a ajudar a ti, aos outros e ao planeta. Aqui ficam algumas dicas práticas para te ajudar a chegar ao Nirvana da moda:

  • Descobre o que importa: Se estás sobrecarregado com o trabalho e a tua vida pessoal, podes-te ter esquecido do que realmente importa para ti. Às vezes, para conseguires descobrir o que realmente importa, precisas de te livrar do que não importa. 
  • Reduz o teu stress: Decidir o que vestir, por vezes, requer energia mental melhor gasta noutras coisas. Em vez de experimentares várias roupas para te arranjares de manhã, na esperança de encontrares a peça perfeita para vestir, escolhe um armário cápsula pequeno. Desta maneira, não precisas de te preocupar logo de manhã e consegues usar as tuas peças de roupa favoritas todos os dias. 
  • Cria mais espaço e tempo para aquilo que tu amas: Com o tempo que tens de sobra com o teu armário cápsula, vais conseguir ter mais espaço e tempo para descobrires aquilo que adoras fazer. Vais ter mais tempo para respirar fundo e aproveitar a tua vida ao máximo.

Como criares o armário cápsula ideal para ti?

Coloca toda a tua roupa, sapatos e acessórios em cima da tua cama. Ao colocares tudo na tua cama, vais ficar motivado a acabar o projeto mais rapidamente. Ver toda a tua roupa é uma etapa muito importante para criares o teu armário de sonho. Consegues visualizar tudo o que compraste, quanto gastaste e o que nunca usas.

Arranja

Para tornar este processo mais fácil e mais rápido, coloca a tua roupa em 4 montes:

  • Roupa que adoras: Estas roupas são as tuas peças favoritas. Aquelas que estás sempre a usar e que não te imaginavas a ficar sem elas;
  • Roupa sobre a qual estás indeciso: Roupas que talvez não tenhas bem a certeza o que queres fazer com elas;
  • Roupas para vender: Peças de vestuário que já não usas, mas que ainda estão em bom estado;
  • Roupas para o lixo: Itens que já não estão em bom estado.

Volta atrás

Depois de acabares de visualizar todas as tuas roupas, volta a ver as tuas “roupas que adoras” e “roupas que estás indeciso”. Recomendamos que experimentes estas roupas e te perguntes a ti mesmo: “Se fosse hoje comprava esta peça?” e “Vou voltar a usar isto nos próximos meses?”.

Escolhe

Faz uma lista dos itens selecionados por categoria. Começa pelas peças que utilizas diariamente. Esta lista pode mudar consoante a estação de ano e circunstância (assuntos pessoais ou de trabalho). A roupa que não utilizas diariamente podes colocar numa caixa e rever o teu armário após uns meses.

Dicas para te ajudar na organização do teu armário cápsula

  • Não tens de ter um número em específico, mas o ideal seria 50 peças ou menos. Para manter um armário com roupa que utilizes diariamente e sem desperdício, o ideal seria 50 peças ou menos. 
  • Trata o processo como se fosse um jogo. Uma ótima maneira de encarar o processo de criares um armário cápsula é manteres uma atitude aberta e divertida. Vais encontrar algumas frustrações, mas é importante que te lembres que este processo é bom para experimentares e descobrires algo novo sobre ti.
  • Começa com uma pequena limpeza ao teu armário. No início, para não colocares demasiada pressão sobre ti, estabelece um limite de peças ao teu armário. Mas com o passar do tempo, este número pode já não ser adequado para ti. É importante dares espaço para evoluir.
  • Dá um tempo antes de voltares a encher o teu armário. Não uses esta experiência como uma desculpa para comprar nova roupa. Recomendamos que tentes apenas utilizar a roupa que tens no teu armário cápsula durante uns tempos, para aproveitares as vantagens deste tipo de armário.
  • Não stresses muito sobre o assunto. É importante que não stresses muito sobre se o teu armário é adequado ou se tem demasiadas peças. Cada um tem a sua experiência e o conceito foi feito para não te preocupares tanto com a tua roupa e para aproveitares a tua vida de uma forma mais plena.
  • Começa por um teste simples. Caso não tenhas bem a certeza se um armário cápsula é para ti, experimenta um teste de 10 dias. Nesses 10 dias utiliza apenas 10 peças de roupa do teu armário. É uma boa forma de experimentares sem te comprometeres a 100%.

10 peças essenciais que toda a gente precisa no seu armário

O OLX reuniu as 10 peças chave para teres um armário completo e cheio de estilo, independentemente do teu estilo de moda.

  1. Calças de ganga – Um clássico que pertence ao armário de toda a gente. As calças de ganga são muito de versáteis, adaptam-se a várias situações e conjugam com imensas peças
  2. T-shirt básicas – Como as calças de ganga, umas boas t-shirts de cores variadas ajudam-te a dar vida ao teu armário. Por serem básicas e sem grandes designs, são muito fáceis de conjugar.
  3. Um bom casaco – O teu aliado contra as manhãs e finais de dia mais frios. Independentemente do teu estilo, todos nós precisamos de um bom casaco para nos agasalhar.
  4. Umas sapatilhas para um uso regular – Mesmo que não tenhas um estilo mais desportivo, umas sapatilhas confortáveis são muito fáceis de conjugar e ideais para os teus passeios ao fim de semana.
  5. Calções – Uns calções de cor neutra vão ajudar nos dias de mais calor.
  6. Camisas – Uma camisa algodão ou de linho ajuda-te a tornar o teu outfit mais formal e profissional.
  7. Par de calças formais – Para ocasiões mais formais, nada melhor que um par de calças mais clássico.
  8. Sapatos para todas as ocasiões – Recomendamos que, ao criares o teu armário cápsula, optes por escolher sapatos versáteis e que se adaptem a diversas ocasiões (profissionais e pessoais).
  9. Uma boa camisola – Uma camisola com uma cor fácil de conjugar vai ajudar muito na hora de conjugares peças de roupa.
  10. Uma mala fácil de combinar – Com uma mala com cores sólidas e neutras vai ser muito mais fácil combinares as tuas peças de roupa.

Se procuras mais dicas para organizar a tua vida pessoal e profissional, consulta o nosso blog!


Próximas leituras:

5 dicas para acabar com a humidade em casa
O inverno traz consigo o frio e a humidade. Se também sofres …
Dá uma segunda vida às rolhas de cortiças que tens em casa
Pronto para um novo projeto DIY? Mostramos-te 10 formas criativas para reaproveitares …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *