O teu carro “novo” já tem quatro anos? Então, chegou a altura de o levares à inspeção periódica obrigatória do veículo (IPO), não esquecendo que terás de passar a fazê-lo de dois em dois anos até o veículo perfazer oito anos, altura em que a obrigação passará a ser anual. Mas há sempre um frio na barriga difícil de evitar.

Começamos a sentir aquele nervoso miudinho umas semanas antes da data. Pensamos no que vamos gastar na revisão antes de o levar e no que podemos vir a gastar se chumbar. Mas este receio precoce pode ser evitado se ganhares algum método e oleares o processo de levar o teu carro ao olhar dos especialistas antes de passar pelo escrutínio dos inspetores.

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Se tiveres um mecânico de confiança, não custa nada deixar lá o carro um dia para que ele passe tudo a pente fino e perceba se a inspeção vai correr bem e possa colmatar algumas falhas mínimas: borrachas do limpa-vidros ou luzes fundidas. 

Mesmo assim, não custa nada fazeres tu mesmo a avaliação das condições do veículo. Por isso, toma atenção às dicas que te deixamos.

Como garantir que o teu carro passa na inspeção

Documentos

Reúne os documentos do veículo e garante que estão todos em ordem: o DUA (Documento Único Automóvel), seguro e folha da última inspeção, se for caso disso.

Cintos de segurança e luzes

Verifica o funcionamento dos cintos de segurança e de todas as luzes. O ideal é fazê-lo durante a noite ou num local escuro. Confirma se estão todas operacionais, as de presença, os médios e os máximos. Do mesmo modo, pede ajuda para perceber se as luzes dos travões estão a funcionar. Não te esqueças das de nevoeiro, 4 piscas, mudança de direção, luzes da matrícula e marcha-atrás. Poderás, no entanto, ter alguma dificuldade em notar se os faróis da frente estão calibrados, emitindo a mesma intensidade e quantidade de luz.

Limpa para-brisas

Assegura-te que enches de água o depósito do limpa para-brisas porque vão pedir-te para o colocares em funcionamento. Atenção, por isso, à condição das borrachas e substitui-as se notares envelhecimento, endurecimento ou pouca eficácia.

Pneus

Os pneus são essenciais para o teu carro passar ou chumbar. Não há desculpa para pneus carecas ou com pequenas fissuras. Têm de ter, no mínimo, 1,6 milímetros de rasto e apresentarem a pressão recomendada pelo fabricante.

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Triângulo e refletor

Certifica-te que tens o triângulo de sinalização acondicionado e um colete refletor guardado. Ambos homologados.  

Travões

Um dos motivos de maior atenção são os travões, acima de tudo por motivos de segurança. Se tens verificado um menor desempenho ou um som de desgaste das pastilhas, é chumbo na certa. Qualquer fuga de óleo, líquido ou ausência de capacidade de travagem, é anotada e motivo para reprovação.

Direção

Uma direção desalinhada é fácil de descobrir: em linha reta, durante a tua condução, larga o volante e tenta perceber se o carro “foge” para a esquerda ou direita. Se isso acontecer, tens a direção desalinhada e os inspetores vão facilmente perceber. As oficinas fazem esse serviço por um baixo custo e não vale a pena correr riscos.

Suspensão

Se notas que a suspensão faz alguns barulhos estranhos ou está mais “dura” do que o habitual, e isso nota-se mais nas curvas ou travagens a baixa velocidade, procura ajuda profissional. Os testes dos centros de inspeção são rigorosos e vão detetar anomalias no sistema de suspensão.

Luzes de aviso

Verifica se alguma luz de alarme ou aviso de anomalia se encontra ativo no painel de instrumentação. Isso é, por si, um sintoma de que algo de errado se passa com o veículo.

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Problemas anteriores

Se és proprietário de um carro que já foi à Inspeção outras vezes, verifica a ficha anterior para perceber se foram relatadas e detetadas deficiências de grau 1. Se assim for, é bom que um mecânico garanta que, desta vez, essas deficiências são resolvidas. 

Espelhos

A maior parte das pessoas esquece-se, mas há outro detalhe a ter em atenção: os espelhos. Nem os interiores, nem os exteriores podem estar danificados e devem estar bem fixos e posicionados.

Estão são dicas preciosas para garantires que o carro passa à primeira e sem mais gastos que os previstos. No fim de contas, segurança e economia é mesmo tudo o que podes pedir.


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