A Cyber Monday é um dos maiores dias do ano para compras online, com muitas lojas a preparar descontos imperdíveis. Ocorre na segunda-feira a seguir à Black Friday (este ano, a 28/novembro) e é uma data cheia de oportunidades, principalmente no que toca às compras online. Descobre mais sobre este fenómeno que não deixa ninguém indiferente.

O que é a Cyber Monday?

O termo Cyber Monday refere-se à segunda-feira a seguir ao dia de Ação de Graças. Tal como a Black Friday, também a Cyber Monday foi criada para escoar os stocks das lojas através de campanhas promocionais, com foco em produtos eletrónicos.

Em Portugal, a Cyber Monday já é um caso sério de vendas. Um estudo da GWI, partilhado pela Forbes, indica que 47% dos portugueses admite ser muito provável que vá fazer compras na Cyber Monday.

De acordo com o mesmo estudo, que revela os interesses de uma grande parte dos consumidores de Portugal durante a Cyber Monday, os produtos eletrónicos ocupam 30% das preferências. Entre eles, encontram-se os computadores portáteis, tablets, smartphones e impressoras.

A competir com o primeiro lugar, surge a preferência por roupas, e é fácil perceber porquê. Esta é uma oportunidade em que várias marcas oferecem grandes descontos, sendo possível apostar em roupas até mais caras que, de outra forma, não seriam opção. De seguida, encontram-se os móveis, eletrodomésticos, robots de cozinha, aspiradores, decoração e livros.

Artigo relacionado: Black Friday, vende antigo para comprar novo

6 dicas para aproveitar a Cyber Monday ao máximo

A Cyber Monday oferece grandes oportunidades para comprar tudo o que faz falta para casa a ótimos preços, mas também algumas armadilhas. De descontos fictícios a compras por impulso, os consumidores incautos podem acabar por ser vítimas das promoções, em vez de beneficiários. Lembra-te que nem tudo o que luz é ouro, desconfia de preços demasiado bons para ser verdade, e segue estes cuidados práticos para tirar o máximo partido desta data.

1. Fazer uma lista de desejos

Fazer uma lista de desejos e necessidades pode ser um desafio, mas vai permitir comprar estrategicamente nesta Cyber Monday e aproveitar as melhores oportunidades. Independentemente de se encontrarem produtos a preços apelativos, esta é uma fase de tentações e compras por impulso. Por isso é importante escolher apenas o que é realmente necessário.

2. Definir um orçamento

Consoante a lista elaborada previamente, é possível avaliar o preço de cada artigo e comparar com o orçamento disponível. Caso o mesmo não chegue para tudo, então é a altura de selecionar prioridades. Compra apenas aquilo que sirva um propósito claro e pergunta sempre, antes de comprar, se é mesmo necessário, e se é mesmo necessário agora.

Artigo relacionado: 18 dicas para poupar dinheiro rápido

3. Comparar preços

Para saber qual o desconto real que está em determinado produto, é aconselhável verificar o preço normal dos mesmos, nos dias anteriores à campanha. Os preços estão em constante mutação, pelo que o melhor é mesmo escrever em algum lugar o preço total anterior às promoções – incluindo todos os custos e taxas. Depois, é mais fácil comparar e perceber quanto se está a poupar.

4. Ter atenção à segurança

A segurança online é importante em qualquer altura do ano, e ainda mais na Cyber Monday. Numa altura em que não falta criatividade para os ataques cibernéticos, é fundamental reforçar os cuidados e reduzir as experiências de risco. Optar por lojas oficiais e escolher sites com certificados de segurança são alguns princípios a seguir. Além disso, os pagamentos devem ser efetuados por plataformas seguras, onde podem ser utilizados cartões de crédito, débito, pré-pagos ou cartões virtuais.

Por questões de segurança, é preferível aceder aos sites das lojas diretamente num browser e não através de mensagens de telemóvel ou e-mail. As compras através de anúncios nas redes sociais também são desaconselhadas, sendo sempre o indicado ir diretamente à loja. Usa o teu instinto e desconfia: os descontos na Cyber Monday são bons, mas se forem demasiado apetecíveis e logo numa loja desconhecida, é sinal de alerta. Desta forma, os riscos de cair em sites fraudulentos são significativamente reduzidos.

Artigo relacionado: O que é phishing e como prevenir?

5. Verificar prazos de devolução e de garantia

Por vezes, as compras não correm como o esperado. Para evitar ter de ficar com algo que não serve ou ter dores de cabeça para efetuar uma simples troca, é importante ter conhecimento dos termos de devolução. Por norma, para os produtos adquiridos digitalmente é de 14 dias corridos a contar da data de receção do produto em casa (não da compra ou da emissão da fatura). Guarda as caixas originais para poder fazer a devolução sem problemas.

Além dos prazos de devolução, é fundamental conhecer os prazos de garantia, que devem ser explícitos no momento da compra. A última diretiva da UE estipula 3 anos para todos os produtos de consumo. Em qualquer dos casos, guarda sempre a fatura ou talão comprovativo da transação.

6. Pagar a pronto para evitar juros e penalizações

Com a Cyber Monday, muitas lojas aderem às opções de pagamento a crédito, algumas com juros associados. Apesar de tentadoras, posteriormente podem significar um valor pesado ao orçamento familiar. Portanto, sempre que possível, prefere pagar a pronto.

Evita também as soluções de parcelamento de pagamentos, mesmo que não tenham juros associados (os chamados Buy Now Pay Later ou Compra Agora, Paga Depois). Para além de complicar a gestão do orçamento familiar no futuro, os custos das penalizações por falta de pagamento tendem a ser elevados.

Artigo relacionado: Quanto podes ganhar ao vender coisas usadas?

Estás preparado para aproveitar ao máximo a Black Friday e Cyber Monday? Já está na hora de planear, fazer a lista e iniciar a pesquisa do mercado. Aplica cada dica e tira o máximo proveito este ano!

Se tens por casa algo que já não usas, que não serve ou que não é útil, não percas mais tempo e converte-o em dinheiro. Coloca à venda no OLX, a maior plataforma de classificados do país e que chega a todo o lado. Experimenta e aumenta o orçamento para as promoções destes dias.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *