Os dias mais quentes convidam a convívios no jardim e são, por norma, a motivação necessária para dar um novo ar a este tipo de espaços. É possível tratar da decoração de jardim com algumas ideias simples e baratas, que vão desde a reciclagem de produtos antigos à restauração de móveis. E não é preciso que a jardinagem seja um dom, porque podes dar uma remodelação prática e, assim, valorizá-lo.

Do reaproveitamento de materiais à escolha das pedras, estas são as dicas mais importantes de decoração de jardim low cost.

Encontra tudo o que precisas para o teu jardim no OLX

Inspira-te nestas 14 ideias de decoração de jardim

1. Define os espaços

Se dividires o teu jardim por espaços de utilização, vais aproveitá-lo da melhor forma, utilizando todo o seu potencial. A decoração de jardim é uma grande aliada nesta missão, podendo valorizar cada canto de uma forma especial.

Artigo: Renova a decoração de exterior com estas dicas

2. Identifica um foco de atenção

Se observares com atenção o teu jardim, certamente encontras algum elemento que mais te agrada ou que tem maior destaque, seja ele qual for. Podes destacá-lo ainda mais com o objetivo de atrair a atenção de quem visita o espaço, pintando-o ou colocando iluminação. Este ponto deve ser o centro neurálgico de toda a decoração de jardim, ou seja, os restantes elementos devem gravitar à sua volta.

3. Divide os espaços com porcelana

Sim, porcelana. Os pratos que vais acumulando, que já estão lascados ou que já não queres utilizar mais, podem servir para dividir os espaços no teu jardim. Assim, podes fazer um caminho com os pratos, servindo para limitar as áreas ocupadas por plantas, por exemplo. A porcelana pode ainda servir para vasos, pendurar chávenas pelas árvores, fazer esculturas, servir de suporte à iluminação e muito mais.

4. Usa a pintura a teu favor

Às vezes basta uma pintura para dar logo um novo ar. Se tens um muro ou uma cerca nestas condições, aproveita para transformá-la num novo cenário. E joga com as cores: sabias que se pintares uma cerca de preto ganhas profundidade?

5. Escolhe as flores

Se quiseres ter um jardim já com algumas plantas sem ter de esperar que cresçam, compra vasos de perenes ou gerânios, e separa-os em dois ou três pedaços, para plantar naquele que virá a ser o teu canteiro de flores.

Este tipo de flores forma aglomerados e, quando crescerem, podem separá-los novamente e cultivar mais. Esta é uma excelente forma de criar um bonito jardim, sem gastar muito dinheiro.

6. Utiliza pedras para definir espaços

Aproveita a versatilidade das pedras na decoração de jardim e utiliza-as para isolar árvores ou plantas, para traçar caminhos, definir espaços ou criar designs para deixar o ambiente do espaço mais original. É uma opção económica para personalizares o teu jardim, onde basta que dês asas à imaginação.

7. Reaproveita materiais

Se há opção low cost na decoração de jardim é aquela que recorre à reciclagem. Existem muitas coisas dentro de casa que, com o tempo, perdem a graça ou utilidade. Mas com um novo ar podem resultar em algo novamente útil.

Os produtos descartáveis também podem ser úteis. Guarda as latas de alimentos e usa-as como vasos para suculentas. Usa caixotes para guardar mantas ou almofadas. Cria um ambiente personalizado com o reaproveitamento desses materiais, desde têxteis a móveis e consegue um resultado criativo.

8. Cria um jardim vertical com garrafas PET

Ainda no seguimento da reciclagem, mas a merecer um destaque especial, está o jardim vertical. Podes fazê-lo a partir de garrafas de plástico, cortando-as e aproveitando o fundo e a parte da tampa da garrafa, para construir vasos. Estes recipientes são especialmente recomendados para flores como zamioculcas, russélia ou flor de coral, mini lírio da paz, jiboia, hera-inglesa ou flor-de-maio.

Artigo relacionado: Como reutilizar garrafas de plástico

9. Organiza com caixotes de madeira

Os caixotes de madeira são acessíveis. Escolhe modelos coloridos, fixa-os uns nos outros e monta uma parede para servir como ponto de apoio para suculentas, quadros, lanternas, entre outros elementos decorativos.

Com os caixotes também podes criar uma mesa de centro ou usar para suporte a arrumação de brinquedos, têxteis e muito mais.

10. Constrói móveis com paletes

As paletes são vendidas a um preço acessível. Depois de lavar e tratar a madeira, podes criar um deck para dividires um espaço para lazer ou para refeições e, assim, conseguir uma decoração de jardim mais eficiente.

As paletes também podem servir para criar móveis como sofás, cadeiras, mesas de apoio ou até de refeições.

Artigo relacionado: Móveis de paletes: ideias DIY para decoração

11. Usa artigos vintage na decoração

Bicicleta azul com flores em vasos

Se tens uma bicicleta a ganhar ferrugem, placas decorativas ou outros artigos que já não usas, podes incluí-los na decoração de jardim. Esta é uma forma de dar uma nova vida a estes objetos e de criares um jardim de forma económica e elegante.

Dá-lhe um toque personalizado: pinta com uma cor marcante e coloca-os em sítios estratégicos, para terem o destaque que merecem.

12. Iluminação faz parte da decoração de jardim

Utiliza gaiolas, candeeiros de papel, lanternas ou frascos de vidro para a iluminação. As luzes oferecem um brilho extra aos espaços e se o acesso à eletricidade for um problema, opta por luzes de bateria externas. E, se queres mesmo ser um pro da iluminação exterior, vê este guia.

13. Convida os pássaros para o teu jardim

Com alguns comedouros instalados nas árvores ou nas paredes podes atrair pássaros para o teu jardim e ficar mais conectado com a natureza. Alguns estudos afirmam que ouvir o som dos pássaros pode ajudar a diminuir a sensação de stress, além de combater a ansiedade.

Artigo relacionado: Vê ainda como decorar o terraço com 50€

14. Aconchega com tapetes e mantas

Para passares mais tempo no exterior da tua casa podes apostar nos tapetes e outros têxteis para a decoração de jardim. Recorre a um tom de cor ou um padrão ousado no tapete, abusa das almofadas e tem sempre mantas disponíveis.

Faz um makeover da decoração do teu jardim e convida os teus amigos para grandes serões. Aproveita o tempo ao máximo num ambiente tranquilo e acolhedor. No OLX encontras tudo o que precisas, à distância de um click.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *