Uma nova estação pede um novo visual. É possível fazer uma decoração de outono com pequenas mudanças, tornando a casa mais quente e acolhedora, sem gastar muito dinheiro. Segue estas dicas.

#1 Aposta em elementos quentes

A madeira é um dos materiais quentes que podes utilizar para tornar um ambiente mais aconchegante. Junta-lhe o veludo e a lã, e torna a tua casa num refúgio para os dias frios.

#2 Troca as mantas

Chegou a hora de guardar as mantas de linho que estão ainda pousadas no sofá. É hora de retirar as mantas mais quentes, de lã ou de algodão, e usá-las na decoração de outono para acompanhar os serões de cinema em casa.

#3 Protege o sofá

Se o teu sofá é de pele, napa ou outro revestimento semelhante, podes colocar mantas quentes para se tornar mais confortável. As capas de sofá mais apreciadas nesta fase do ano são tipicamente mais escuras, mas não há limite para a criatividade.

Artigo relacionado: Como escolher o sofá? Um guia prático

#4 Muda as capas das almofadas

É simples e faz toda a diferença. Toda a gama de castanhos ganha força nesta estação. Além desta cor, aposta nos verdes ou cor de tijolo, com ou sem padrões. Todas conjugam bem com branco, bege, preto e cinza.

#5 Revê o isolamento e aquecimento

À medida que nos aproximamos para receber o inverno, é importante pensar na decoração de outono sem esquecer de rever as fontes de calor e o isolamento.

Se a aposta num ar condicionado, salamandra ou lareira elétrica ficou para este ano, então está na altura de perceber qual a melhor resposta às necessidades da tua casa. Verifica as diferentes gamas disponíveis no mercado, com especial atenção para a poupança de energia, para não sobrecarregar a fatura mensal.

As fugas de calor e demais isolamento também devem ser verificados, pois são um dos fatores de maior perda de energia. Se houver necessidade de intervenção, esta é a altura ideal, já que durante o período de chuvas é difícil fazer mudanças neste sentido.

Artigo relacionado: Como escolher a melhor salamandra para aqueceres a tua casa

#6 Cria pontos extra de luz

Com os dias mais curtos, é importante criar pontos de luz extra, para que não exista a necessidade de ter sempre a luz geral ligada. Se tiveres um canto de leitura, esta iluminação extra é ainda mais importante. A iluminação certa faz a diferença em qualquer ambiente.

#7 Muda os centros de mesa

Os centros de mesa atraem naturalmente as atenções e são o foco de atenção. Prefere um centro de mesa com flores e velas, tão tradicionais da decoração de outono. Nesta época podes apostar mais nos arranjos com lavanda, urze ou girassóis e incluir elementos de madeira na base.

#8 Troca os tapetes

Dá um descanso aos tapetes das estações mais quentes. É essencial que o chão seja revestido por um material agradável com diferentes gamas de cor. Além disso, por cima do tapete de fibra, podes colocar um tapete de algodão, contrastando com a cor do tapete principal.

#9 Pinta a casa com cores de outono

A decoração de outono pede as cores tão típicas desta altura do ano. Se a tua casa está numa fase em que precisa de ser pintada, esta é a altura ideal. Para tal, podes apostar na cor branca, cinza ou bege. Isto não quer dizer que a sala não mereça uma parede com cor intensa, por exemplo.

No outono, os castanhos, vermelhos-escuros, laranjas e dourados ganham destaque. Os tons mais desbotados também ganham destaque e ajudam a criar ambientes descontraídos. Assim é possível receber os dias mais curtos e garantir o aconchego necessário dos finais de dia.

#10 Experimenta os padrões e texturas

Os padrões e texturas também estão na moda. Experimenta um novo papel de parede, têxteis ou até com tapetes pendurados nas paredes, como se de quadros se tratassem.

Esta dica é especialmente útil em zonas como cabeceiras de cama ou paredes a que pretendas dar um certo destaque. Se precisas de ideias, confere estas 5 ideias de papel de parede.

#11 Faz uma limpeza de estação

É uma forma comum de receber uma nova estação. Nesta altura é comum aproveitar para fazer uma limpeza mais profunda em toda a casa. Verifica o que tem utilidade, o que já não serve mas que pode ser vendido ou o que pode ser doado e reciclado.

Esta limpeza profunda pode começar no guarda-roupa, mas estende-se à limpeza geral das casas de banho e cozinhas. Termina a limpeza com a intervenção ao nível das cortinas, tapetes, colchas e almofadas.

Artigo relacionado: 5 dicas para destralhar a casa

#12 Organiza a roupa

Com o fim do verão os biquínis voltam a esconder-se e os cachecóis começam a espreitar. Está na altura certa de organizar os armários da roupa e preparar as roupas mais quentes para os dias mais frios.

Para uma organização simples, podes colocar as roupas por tecidos, cores ou tamanhos, permitindo assim que fiquem facilmente visíveis. E se precisas de roupa, renova o teu roupeiro com peças em segunda mão.

#13 Dá um toque especial com os aromas de outono

Para qualquer que seja a estação, existem sempre aromas específicos e que conseguimos associar ou identificar com alguma facilidade. A escolha dos aromas para a casa também merece atenção e faz parte da decoração de outono.

Podes escolher velas, óleos, incenso ou frutas secas, com notas que aludem à terra ou madeira, combinando com aromas mais cítricos ou frutas vermelhas.

#14 Prepara arranjos florais de outono

As flores são sempre um ponto a favor de qualquer ambiente e a decoração de outono não é exceção. Seja de arranjos com flores da época ou com galhos secos, os espaços da tua casa vão ficar repletos de charme e de vida.

As abóboras também são algumas das estrelas desta estação e, no que respeita à decoração, são muito versáteis. Podes colocá-las expostas no chão, por cima da lareira, à janela ou noutros locais, seja no seu estado natural, pintadas ou enfeitadas.

Os cestos de verga podem ser excelentes aliados na hora de expor arranjos de flores ou abóboras, se virados ao contrário. A imaginação é assim mesmo, sem limites, e desde que se respeite um certo equilíbrio entre toda a decoração de outono, vale a pena arriscar.

#15 Adapta os espaços exteriores

Não é porque o outono chega que os espaços exteriores têm de ser esquecidos. Para continuar a aproveitar a tua varanda ou terraço, adapta-o à decoração de outono. Coloca um tapete de sisal ou manta no chão, coloca almofadas e têxteis nas cadeiras e poltronas, e adiciona velas e lanternas para os fins de tarde.

Aproveita que o sol está menos intenso e o ar mais fresco para preparar a decoração de outono. É possível chegar longe com a reorganização da casa e a adaptação de muitas coisas que até já tens disponíveis.

O que não te for mais útil da estação anterior, põe a render no OLX, a melhor montra online de classificados. Aproveita e renova o que andas a adiar.


Próximas leituras:

As 7 melhores frigideiras antiaderentes
A frigideira antiaderente ajuda a cozinhar com menos esforço e de forma …
Como preparar a casa para o inverno? 9 dicas imperdíveis
As temperaturas baixas estão aí. Descobre como preparar a casa para o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *