A decoração vintage confere uma personalidade única a cada casa. Além disso, é possível misturar este estilo com outras tendências, como o minimalismo ou o nórdico, de forma a encontrar o equilíbrio entre o passado e o contemporâneo. Se gostavas de dar um novo look à casa, segue estas 8 dicas.

Artigo relacionado: Móveis vintage, do velho se faz novo

1. Escolhe as cores

Como em qualquer decoração, é essencial escolher as cores principais e dar coerência a todos os restantes elementos. Existem alguns tons específicos que podes utilizar na tua decoração vintage:

  • Laranja: Se quiseres uma decoração vintage ousada, aposta na pintura de uma parede laranja e combina-a com móveis de tons neutros e claros. Sem arriscar tanto, podes escolher o laranja pastel e ousar nos acessórios decorativos.
  • Amarelo: Esta cor é perfeita para combinar com outras mais quentes e neutras, tal como o bege, o cinza ou o branco. Podes incluí-la numa parede ou em acessórios, funcionando bem em peças de cerâmica, molduras de espelhos, pinturas decorativas da época, vasos e jarras.
  • Verde: Podes utilizar o verde em móveis ou paredes, obtendo uma personalidade muito própria. Experimenta combiná-lo com cores fortes, como rosa, juntamente com elementos decorativos.
  • Azul: Qualquer tonalidade de azul vai combinar perfeitamente com uma decoração vintage. Podes apostar numa parede totalmente nesta cor e contrastar com elementos mais simples, utilizá-lo numa mesa, em azulejos na cozinha ou na casa de banho, ou ainda incluir uma peça de destaque com um azul forte, tal como uma poltrona
  • Castanho: Esta cor pode ser facilmente transportada em grandes mesas da sala de jantar, para os têxteis, peças decorativas ou ainda para um sofá de couro. Não tenhas receio de arriscar e combinar esta cor com qualquer uma das anteriores e, assim, realçar a decoração vintage de cada ambiente.

2. Decora as paredes

Para obter uma decoração vintage, inspira-te em papéis de parede com motivos florais e tons pastéis. Em alternativa, escolhe grafismos e linhas retas, com cores fortes como amarelo, laranja, azul ou preto.

Para além da parede, aposta em quadros e molduras com fotos estilo vintage. Podes utilizá-los isoladamente ou trabalhar com um conjunto de quadros. Se for o primeiro caso, aposta num quadro grande, para que seja um destaque na tua parede. Se optares por um conjunto de quadros, é importante pensar na composição do conjunto, tendo em conta o espaço disponível.

Artigo relacionado: Dá um toque especial às tuas paredes

3. Cria uma mesa com malas de viagem

Com as malas de viagem dos teus pais ou dos teus avós, podes fazer uma verdadeira viagem no tempo. Se não tiveres oportunidade de encontrar malas destas aí por casa, podes visitar o OLX e procurar o modelo perfeito.

As malas podem ser empilhadas, penduradas na parede ou simplesmente pousadas num local estratégico, para servir de mesas de apoio, numa sala ou num quarto. As malas podem funcionar como mesinha de cabeceira, onde apenas precisas de acrescentar um candeeiro de mesa.

Outra opção é como baú, sendo uma ótima ideia para os quartos das crianças, ou até como cama para um animal de estimação. Não faltam sugestões para integrar as malas de viagem numa decoração vintage.

4. Aposta numa iluminação rústica

Para adaptares a iluminação da tua casa a uma decoração vintage, podes apostar nos elementos de madeira, como suporte para as lâmpadas. Além disso, usa cordas para pendurar as lâmpadas no teto o que vai levar um estilo campestre ao ambiente em que se insere.

A parte exterior da casa não deve ficar esquecida e também deve ter iluminação no mesmo estilo. Podes apostar em formatos geométricos, em elementos da natureza, sempre sem esquecer de combinar com modelos LED estilo vintage e de cores quentes.

5. Não te esqueças dos detalhes na cozinha

Não te restrinjas à sala e aos quartos. A cozinha também pode ter uma decoração vintage. Adota um estilo próprio para as prateleiras, coloca azulejos ou concentra-te em elementos como copos ou latas de metal. São estes pequenos pormenores e acessórios que te vão transportar para outras épocas.

A nível de eletrodomésticos, troca a tua chaleira, a torradeira, batedeira, liquidificador, ou até eletrodomésticos de maior dimensão como o frigorífico. As cores para estes acessórios de cozinha costumam variar entre o bege, o azul-claro ou o rosa.

Se gostas de ouvir música enquanto cozinhas, não te esqueças de ter também um rádio a condizer. Não precisas de trocar tudo, bastam alguns apontamentos para dar um toque de decoração vintage.

6. Usa caixas como prateleiras

Faz as tuas próprias prateleiras vintage, com elementos de madeira e corda, ou madeira e tubos de ferro, por exemplo. Opta por dar destaque à madeira restaurada, já que é o material por excelência da decoração vintage.

Depois das prateleiras, expande para os armários, estantes, mesas e até cadeiras. No final, basta decorar com diferentes objetos que relembram a época.

Artigo relacionado: Ideias DIY de móveis de paletes

7. Decora com vinil

O vinil já nos transporta, só por si, para outros tempos. Se for integrado na decoração vintage, então o impacto ainda é maior. Se ainda não tens um leitor de vinil, pode estar na altura de comprar um. Caso queiras um mesmo antigo, apenas para efeitos decorativos, também é possível encontrar e esse vai ser a cereja no topo do bolo.

Seleciona os discos que possam ter ficado danificados com o tempo, compra alguns mais baratos em segunda mão ou aposta mesmo uma coleção específica de um grupo de quem gostas muito. Depois podes pendurá-los na parede ou expô-los de uma outra forma, para que tenham o destaque devido, nesse canto dedicado à cultura musical.

8. Peças de coleção vintage

Quando o assunto é decoração vintage, os pequenos detalhes fazem uma grande diferença. Começa com um telefone antigo que vai ficar bem onde quer que o coloques, seja na entrada da casa ou na sala.

Os relógios, câmaras fotográficas antigas, espelhos ornamentados a preceito ou cadeiras também não podem faltar numa decoração vintage a rigor.

Artigo relacionado: Guia para restaurar móveis

Viaja no tempo sem receios e compõe a tua casa ao teu gosto. Não te esqueças das dicas essenciais, das tonalidades e dos materiais de referência. Com o OLX podes encontrar de tudo para que a tua decoração seja perfeita, sem ultrapassar o orçamento. Experimenta!


Próximas leituras:

9 bens essenciais que não podem faltar em casa
Se vais equipar ou arrendar uma casa, estes são os 9 equipamentos …
7 melhores máquinas de café para coffee lovers
Escolher uma máquina de café não é tarefa fácil. Há um sem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.