Se não tens qualquer ideia sobre a escolha de materiais e objetos de decoração para tua casa, se não sabes sequer por onde começar, se não gostas de decorar ou se simplesmente não tens tempo para isso, um decorador de interiores pode ser uma ajuda preciosa.

Contratar um decorador de interiores é uma decisão a considerar. Pode realmente poupar-te tempo e dinheiro, evitando o investimento em artigos ou peças de decoração pouco funcionais ou que não vão conseguir dar-te o resultado que idealizaste.

Mas a economia no orçamento e no tempo são apenas alguns exemplos da importância de contratares um decorador de interiores. Vamos por partes:

Decorar uma casa não fica barato, mas é possível poupar

Contratar um decorador de interiores evita erros que custam dinheiro e aumenta o valor da tua casa. Na hora da venda, o design interior aumenta a probabilidade de atrair os olhares de potenciais compradores, destacando o imóvel.

As diferenças na rapidez da venda de uma casa decorada tendem a ser maiores porque transmite ao potencial comprador a experiência e conforto de se imaginar a viver na habitação.

Decorar é mais do que conjugar cores e objetos

Há ciência por detrás da arte de decorar. O decorador de interiores vai fazer uma avaliação das divisões a decorar, elaborar um plano concretizável, realista, e ajustado ao teu orçamento.

Este plano detalhado permite gerir melhor o orçamento e garantir que o investimento será eficiente e organizado, tal como esperas que a tua casa seja.

Gestão de tempo e de esforço

Cabe ao decorador de interiores manter o plano sob controlo. O profissional sabe onde encontrar cada coisa necessária à decoração, economizando tempo na procura, e conhece as marcas, poupando-te ao esforço de andar de loja em loja a comparar produtos, qualidades e preços.

Existem artigos que não estão acessíveis ao público em geral, mas estão ao alcance dos profissionais de decoração. Um decorador experiente dispõe de uma rede de contactos que permite obter produtos e equipamentos, e recorrer a especialistas (como empreiteiros ou canalizadores) da sua confiança.

A comunicação é fluida

O decorador de interiores é a pessoa ideal para fazer a ponte de comunicação entre diferentes profissionais, como arquitetos e empreiteiros, permitindo uma fluidez no contacto para situações em que se torna necessário alterar um projeto, acrescentar ou modificar uma característica da casa.

Este é mais um motivo que permite otimizar tempo e dinheiro, uma vez que estes profissionais têm conhecimento das necessidades de luz, de saídas de eletricidades, e outros elementos que podem comprometer um plano de decoração.

Decoração interior cozinha moderna

Pensam fora da caixa

A experiência leva o profissional a pensar fora da caixa, a encontrar soluções únicas e personalizadas, seja em termos de espaço, conjugação de materiais ou cores que, por vezes, é difícil ao cliente imaginar e arriscar.

O decorador de interiores consegue criar-te espaços novos, que te inspirem, seja no interior, numa divisão que não sabes como aproveitar, como as temidas despensas ou simplesmente o quarto e roupeiro. O mesmo se aplica ao exterior, seja um espaço para terraço, com piscina ou jardins.

Criam histórias em cada espaço

Uma das vantagens de contratar um decorador de interiores é a certeza de que a tua casa vai ficar com uma personalidade própria, aumentando as experiências que podes usufruir nela.

Para cada espaço decorado, o profissional dá vida, conta uma história visual, cria a ligação do espaço com os seus residentes, proporcionando aquele sentimento de que não vais mais querer sair de lá.

Detetam erros e sabem como contorná-los

O recurso a um decorador de interiores vem, por vezes, já após uma tentativa que não satisfez as necessidades do cliente, resultando em frustração após não encontrarem o resultado que imaginavam.

A experiência do profissional faz com que detete com facilidade o que está certo ou errado num espaço e o que precisa de fazer para garantir o resultado esperado.

Confia no profissional de decoração e garante o efeito “UAU”

Todas estes motivos que te fazem considerar contratar um decorador de interiores assentam-se na premissa de evitar erros que saem caro.

Os erros podem ser a compra de um espelho que amaste na loja, mas afinal ficou um pouco grande para o espaço que tinhas, ou de um móvel fantástico, mas que na verdade não combinou tão bem com o resto do ambiente.

Os erros não se estendem apenas a artigos e móveis de decoração. Como quando realizas uma pequena obra de remodelação e no final sobra imenso material, que não tem retorno. Desperdiças material e dinheiro.

Com o decorador de interiores tudo é planeado para se encaixar perfeitamente quer no ambiente, quer no orçamento. Podes dar uma simples descrição do que queres e ele já começa a imaginar o que pode ser feito, mesmo com o que já tens em casa.

No final de tudo, terás aquele efeito “UAU”, quando vires a tua casa pronta. A partir daí é só desfrutar em pleno de todo o ambiente.

Sala de estar moderna e bem iluminada

Participa no processo e bebe da fonte “criatividade”

Ter um decorador não significa que não participes no processo. Podes partilhar artigos que já tenhas visto, por exemplo, no OLX. Para além de ser fácil encontrares artigos interessantes, podes poupar no orçamento ao adquiri-los em segunda mão. Contribui para a economia circular e prolonga o ciclo de vida dos produtos.

Não te esqueças de partilhar com os amigos os artigos que encontrares no OLX. Eles vão ficar-te agradecidos!


Próximas leituras:

5 dicas para acabar com a humidade em casa
O inverno traz consigo o frio e a humidade. Se também sofres …
Dá uma segunda vida às rolhas de cortiças que tens em casa
Pronto para um novo projeto DIY? Mostramos-te 10 formas criativas para reaproveitares …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *