Atualmente quase tudo tem um “prazo de validade” e os móveis não são exceção à regra! Embora continuem em bom estado, ao longo do tempo, podem tornar-se cansativos, desatualizados ou inúteis. 

No entanto, os esforços para não cairmos num estilo de vida consumista e pouco benéfico para o planeta levam-nos a procurar soluções que promovam uma economia circular e a reutilização das coisas.  

Tendo em mente estes objetivos, destacamos neste artigo 5 formas de dar uma nova vida à tua mobília usada!

#1 Experimenta colocar o móvel num sítio diferente

Por vezes, sentimo-nos cansados de chegar a casa e ver os móveis de sempre, no lugar de sempre. Contudo, o problema pode não estar na mobília, mas sim no sítio onde ela está. Por isso, sugerimos-te que reorganizes as divisões da casa e experimentes colocar os móveis em diferentes lugares. Dica: pondera em que divisão da casa pode o móvel tornar-se mais útil!

Tens uma poltrona na sala que é ideal para a leitura de um bom livro, mas que está apenas a ser utilizada pelas crianças como armazenamento de brinquedos e, por isso, queres livrar-te dela? Dá-lhe uma nova oportunidade, colocando-a no teu quarto e criando um canto onde possas ler tranquilamente antes de ir dormir. 

#2 Atribui-lhe uma nova funcionalidade

Em todas as casas há aquele armário que, embora seja muito giro, já perdeu a utilidade e a única solução é desfazeres-te dele… Ou não! Esse mesmo móvel pode voltar a tornar-se útil se lhe atribuíres uma nova funcionalidade.

Por que não utilizares o móvel da sala onde está o serviço de porcelana (que provavelmente nunca é usado) para guardar livros? Este tipo de armário tem normalmente portas de vidro e pode conferir um estilo vintage contemporâneo se usado como estante de leitura.

#3 Restaura os móveis fora de moda e dá-lhes uma nova vida

Tens um móvel em bom estado, que em tempos adoraste, mas que agora achas que está desatualizado e sem graça? Restaura-o! 

Às vezes basta dar uma nova pintura e mudar os puxadores para que o móvel fique com um visual novo. Vê aqui 7 Projetos DIY sustentáveis para decorares a casa.

#4 Vende os móveis usados que já não queres

Se tens uma peça que embora ainda esteja em bom estado tens a certeza que já não tem potencial na tua casa, aproveita a oportunidade para ganhar uns trocos.

Com o OLX é fácil vender móveis usados! Basta tirares fotografias ao teu móvel, registares-te e publicares um anúncio com o preço a que queres vendê-lo. Depois, basta esperares para receber respostas de possíveis compradores e só tens de escolher a que te for mais conveniente.

#5 Faz alguém feliz doando os teus móveis usados

Se fazer dinheiro não é o teu objetivo, podes doar os teus móveis usados. Assim, livras-te da mobília que já não utilizas e podes tornar a vida de alguém mais feliz!

Podes doar a amigos, conhecidos ou até aos teus vizinhos. Tu decides! Sugerimos-te ainda algumas instituições que aceitam este tipo de doações:

Já tens as sugestões e o guia completo do teu lado para começares a dar uma nova vida à tua mobília. Agora, só precisas de reunir os materiais para pores mãos à obra. Mas isso já sabes onde encontrar: o OLX tem praticamente tudo aquilo que precisas!


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *