Os aquecedores de exterior são essenciais para aproveitar o espaço ao ar livre durante os próximos meses. Fazem com que estar fora com a família e amigos seja uma experiência mais confortável e agradável. A maioria dos aquecedores de exterior são projetados para aquecer a área imediata à sua volta e alguns até têm rodas para serem mais fáceis de transportar.

Neste guia detalhamos os diferentes tipos de aquecedores de exterior disponíveis. Segue este processo de 4 passos e encontra o modelo perfeito para a tua casa.

1# Identifica a área a aquecer com os aquecedores exteriores

O primeiro passo para escolher aquecedores de exterior é determinar a área a aquecer.

O tamanho vai determinar os BTUs necessários para aquecer o ambiente – a unidade em que o calor é medido chama-se BTUs ou British Thermal Units.

Como orientação, um aquecedor de exterior que debite 10.000 BTU será suficiente para um espaço com cerca de 6 metros de diâmetro.

Com esta referência, podes calcular quantos equipamentos serão necessários e criar um orçamento.

Encontra dezenas de aquecedores de exterior para todos os gostos e preços

2# Define o tipo de combustível para o aquecedor de exterior

O passo seguinte é determinar o tipo de combustível. Há muitas opções, com custos e formas de utilização diferentes.

  • Gás Natural: São mais caros do que as versões elétricas, mas os custos de manutenção são inferiores. Precisam de uma ligação à linha de gás o que lhes tira alguma portabilidade. São recomendados para áreas exteriores maiores e mais abertas, para que o fumo se possa dissipar em segurança.
  • Propano: Como o funcionamento não depende de uma linha de gás, os aquecedores a propano são uma opção conveniente e portátil. Utilizam uma botija de gás, removível e comprada separadamente. Naturalmente, têm a desvantagem de teres de comprar regularmente as botijas.
  • Elétrico: Os aquecedores exteriores elétricos são eficientes, portáteis e seguros mas mais caros. Podem ser do tipo infravermelho ou por lâmpada de halogénio, que se mantém sempre fria ao toque – o que elimina o risco de queimaduras em pessoas ou animais.
  • Madeira ou pellets: A madeira é uma boa escolha pela atmosfera que proporciona. Requer mais manutenção – obriga a adicionar continuamente mais lenha para manter o fogo aceso – exige a limpeza das cinzas depois de utilizares. Mas se aprecias estar sentado perto de uma fogueira e o cheiro de madeira que liberta quando arde, esta solução é para ti.

Se já sabes a área a aquecer e o combustível que vais usar, passa ao próximo passo: selecionar o tipo de suporte do aquecedor de exterior.

Salamandra vs recuperador de calor: em que diferem?

3# Os aquecedores de exterior para ti dependem do tipo de suporte

Neste passo vamos escolher o tipo de suporte mais adequado aos aquecedores de exterior:

Aquecedores de exterior de chão

Os aquecedores de chão são uma opção popular. Estes aquecedores são geralmente altos, finos e emitem uma boa quantidade de calor.

Este é o tipo de aquecedor de exterior que se encontra com mais frequência em locais como restaurantes ou cafés. No OLX encontras opções a partir de 50€.

Aquecedores de exterior suspensos

Os aquecedores de exterior suspensos são uma boa opção se pretendes poupar espaço. O aquecedor liberta calor suficiente para te manter confortável sem obstruir a passagem.

Estes modelos podem variar consideravelmente em preço e tamanho, são quase sempre elétricos e geralmente requerem algum cuidado na instalação. 

Talvez seja necessário contratar alguém para fazer a instalação. Se for o caso, já sabes que no OLX encontras profissionais para o trabalho.

Aquecedores de mesa

Os aquecedores de mesa são a opção mais pequena da lista e geralmente aquecem apenas um espaço muito limitado, mas são uma escolha acessível se só precisas de um pequeno espaço aquecido.

Geralmente são elétricos ou a gás. Muitos parecem versões em miniatura dos aquecedores de chão – o mesmo design, apenas pequeno o suficiente para colocar em cima de uma mesa. Se passas a maior parte do tempo à volta de uma mesa, esta pode ser a opção mais prática.

Se já sabes o tipo de suporte que procuras nos aquecedores de exterior, termina a tua escolha com algumas características adicionais que deves ter em conta.

4# Verifica estas características

Verifica se o aquecedor de exterior que tens em mente possui estas características:

  • Interruptor de segurança: Uma válvula manual que corta o abastecimento de combustível e apaga imediatamente as chamas.
  • Certificado de segurança: Verifica se o aquecedor de exterior cumpre os padrões de segurança e desempenho e se apresenta os certificados correspondentes.
  • Chave basculante: Um recurso de segurança que desliga automaticamente a unidade quando é inclinada além de um ângulo definido.
  • Pilot Light: Uma pequena chama de gás que serve como fonte de ignição para um aquecedores de exterior a gás.
  • Portátil / rodas: Pode ser movido facilmente.
  • Uso interno / externo: Perfeito utilizar numa varanda, para além de um jardim ou pátio.
  • Controlo remoto incluído: Possível de controlar a temperatura com um clique de um controlo remoto.
  • Ligação ao smartphone: Permite controlar a temperatura através da app no smartphone.

Próximas leituras:

Contrato-Promessa de Compra e Venda: tudo o que deves saber
O contrato-promessa de compra e venda é um instrumento importante, que antecede …
10 melhores aquecedores elétricos para os dias frios
Estes são os melhores aquecedores elétricos para tornar qualquer espaço mais acolhedor, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *