Os desportos de inverno são essenciais para manter um estilo de vida saudável nos meses mais frios. Queima calorias, trabalha os músculos, melhora a flexibilidade e liberta a mente de preocupações. Fica a conhecer alguns desportos de inverno que podes experimentar já este ano.

#1 Esqui

O esqui é um desporto de inverno que combina agilidade e diversão. Em Portugal, podes praticar na Serra da Estrela. Mas se quiseres ir um pouco mais longe, experimenta uma road trip até à Sierra Nevada, Andorra ou Formigal (Pirenéus). 

Para quem quer aliar exercício e boa disposição, este é o desporto de inverno ideal. Parte da animação acontece fora das pistas de esqui com ofertas de atividades diversificadas. Este é um excelente desporto das famílias: os miúdos podem divertir-se com pistas exclusiva para eles com várias atividades na neve.

Para as crianças demasiado pequenas para se iniciarem no esqui, há sempre a hipótese de ficarem a divertir-se na neve enquanto os pais se aventuram encosta abaixo. A prática exige alguns equipamentos como as botas de esqui, os bastões, capacete, óculos de neve e os próprios esquis.

#2 Snowboard

O snowboard é um excelente exercício cardiovascular – para além de ser muito divertido. A própria arte de manter o equilíbrio e envolver os principais grupos musculares durante o snowboard torna o corpo mais flexível. O snowboard melhora especialmente a flexibilidade, pois exige que o corpo mude de direção com frequência e rapidez.

Não é fácil manter o corpo estável enquanto se desce uma encosta com a prancha de snowboard presa aos pés. Mas quem o consegue experimenta uma sensação de liberdade única, enquanto trabalha a postura, os abdominais e os músculos das pernas.

Para além disso, o snowboard, como qualquer forma de exercício, libera endorfinas, os químicos responsáveis pela sensação de felicidade e bem-estar. Praticar exercícios ao ar livre também ajuda a melhorar o humor e reduzir a ansiedade.

#3 Esqui alpino

Esta modalidade é praticada em pistas de esqui, mas envolve desafios técnicos únicos. O segredo é o controlo da direção de movimento e da velocidade de descida. Neste desporto, deves descer um determinado percurso realizando passagens obrigatórias em pontos específicos da pista (as “portas”) e, terminar o percurso no menor tempo possível. Este desporto exige equipamento específico pensado para te ajudar a deslizar montanha abaixo.

Artigo relacionado: 10 desportos aquáticos que vale a pena experimentar

#4 Esqui de fundo

É também conhecido por esqui cross-country e é uma das modalidades mais antigas dentro do esqui. O objetivo deste desporto de inverno é percorrer longas distâncias, no menor tempo possível. Nos países nórdicos, também se torna uma forma de transporte, em alternativa às raquetes de neve.

#5 Raquetes de neve

A raquete de neve começou por ser um calçado para melhor se caminhar sobre a neve delicada, evitando que os pés se afundem completamente na neve. Na neve mais compacta, as raquetes também facilitam a tração quando o terreno se torna escorregadio.

Para prática este desporto de inverno, as raquetes devem ser colocadas com o calçado de caminhada na neve e devem ser escolhidas em função da prática, e do peso do utilizador.

#6 Patinagem no gelo

Este desporto de inverno requer o movimento sincronizado das pernas, o que promove a flexibilidade e fortalece as pernas e os músculos abdominais. Como qualquer desporto, patinar é ótimo para a saúde cardiovascular, faz o sangue bombear e aumenta a frequência cardíaca. Por todos estes motivos, a patinagem no gelo é um excelente exercício. Só precisas dos patins de gelo certos.

#7 Curling

O curling é um dos desportos de inverno mais antigos do mundo, sendo praticado desde o século XVI, nos lagos congelados da Escócia. A prática do Curling é, à primeira vista, enganadoramente simples.

Consiste no lançamento de pedras em relação a um alvo e, no final, quem tiver mais pontos vence. No entanto, há muito que se lhe diga em relação a este desporto, e muitas estratégias diferentes para chegar à vitória. A sua complexidade faz com que seja conhecido como o xadrez no gelo!

#8 Hóquei no gelo

O hóquei no gelo é um desporto olímpico, jogado num ringue de gelo entre duas equipas de seis jogadores, que inclui o guarda-redes, dois defesas e três avançados. As tacadas disparadas pelos jogadores podem alcançar uma velocidade superior a 160 km/hora.

O objetivo é colocar o disco na baliza do adversário. Simples, certo? Na prática, o jogo é intenso e junta velocidade, decisão rápida e trabalho em equipa. Além dos patins, vais precisar de um disco de borracha preta vulcanizada, o stick e proteções que incluem luvas, capacete com proteção de rosto, proteção de pescoço, tórax, cotovelos, ancas e joelheiras e caneleiras.

#9 Luge

As primeiras referências ao Luge remontam ao século XVI, enquanto meio de transporte utilizado na Noruega e Alemanha. Junto com o bobsleigh e o skeleton, o luge representa uma das modalidades de descida em trenó numa pista de gelo.

Parece fácil, mas este é considerado um dos desportos de inverno mais radicais do programa olímpico. O atleta desce as pistas com as costas em cima do trenó, a cabeça para trás e sem a visão completa da pista. Nos Jogos Olímpicos são quatro descidas e vence quem tiver o menor tempo.

#10 Snowkiting

Este desporto de inverno é uma variante do kitesurf, onde a prancha de surf é substituída por um snowboard ou esqui, que é puxada com auxílio de uma asa e vento. A velocidade média deste desporto de inverno, praticado nas montanhas, é de 70km/hora.

A experiência é de liberdade total. E sim, esta modalidade prevê saltos com voos longos em altitude. Uma dose de adrenalina única para os que procuram sensações novas.

Pronto para te fazeres à pista? Equipa-te para estes desportos de inverno de forma adequada sem gastar uma fortuna e atreve-te a enfrentar os elementos. A montanha chama.


Próximas leituras:

10 livros de fantasia que não vais querer pousar
Personagens complexas, enredos intrigantes e universos inteiros para explorar. Estes são 10 …
6 melhores guitarras elétricas para principiantes
Com excelente qualidade de som, muito confortáveis e fáceis de utilizar, estas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.