A celebração do Dia Nacional da Energia, a 29 de maio, tem por objetivo alertar a população para a necessidade de se desenvolver estratégias de eficiência energética.

Entre dicas para poupares energia em casa e as melhores fontes, no que respeita a eletrodomésticos, reunimos aqui as razões pelas quais vais querer aplicá-las. Não apenas pelo equilíbrio saudável que vais sentir no bolso, como para um uso mais sustentável da energia.

Anota 3 dicas simples para poupares energia:

  1. Escolher a melhor iluminação em termos de capacidade, o que permite reduzir o consumo de energia sem comprometer a qualidade. Sabias que ao optares por lâmpadas economizadoras consegues reduzir até 80% o consumo de energia elétrica?
  2. Valorizar a iluminação natural da casa, uma vez que permitem iluminar algumas, senão todas, as divisões da tua habitação, sem necessidade de recorrer às lâmpadas sempre ligadas.
  3. Estar atento aos eletrodomésticos, pois são a maior fonte de consumo de energia que temos em casa. Certamente já conheces os eletrodomésticos A+++. 

Os famosos eletrodomésticos A+++

Os eletrodomésticos não têm de ser maus da fita lá de casa quando chega a fatura da luz. Só precisas de conhecer algumas estratégias para evitar que tornem os teus consumos de energia absurdamente altos.

Principalmente no que respeita a frigoríficos e máquinas de lavar loiça ou roupa, a eficiência tem um impacto direto e significante no consumo e, consequentemente, no valor da fatura no final de cada mês.

Sabias que ao comprares um frigorífico combinado de classe A+++ consegues poupar cerca de 40€ por ano?

Em termos de eficiência energética, existe uma etiqueta, criada em 1992 pela União Europeia, que classifica a eficiência de cada eletrodoméstico. Esta varia entre A+++ a D, da mais eficiente à menos eficiente, respetivamente.

A certificação é de fácil leitura, tem caráter universal e permite-te escolher os produtos que consomem menos energia e implicam um menor custo de utilização.

Quando falamos na eficiência de eletrodomésticos, referimo-nos desde lâmpadas a aparelhos de pequenas e grandes dimensões.

Sala de exposições na loja de eletrodomésticos Foto Premium

Observa a lista de todos os produtos que devem estar classificados de acordo com a eficiência energética:


Temos cerca de 40 mil anúncios de eletrodomésticos à tua espera.

De quem é a responsabilidade da etiqueta energética?

Os fabricantes dos eletrodomésticos são os responsáveis pelas informações que constam nas etiquetas de eficiência energética.

Para saberes se o teu novo eletrodoméstico é de eficiência A+++ pede ao vendedor do artigo que te mostre a etiqueta, para que possas analisar. Normalmente encontra-se bem visível, no lado exterior.

A etiqueta é obrigatória e deixamos-te já o aviso de que não a deves retirar, tanto para confirmares a eficiência do eletrodoméstico, como para que um dia também possas tu coloca-lo à venda no OLX.

Business woman hand holding lightbulb with coins stack on desk. Premium Photo

Melhores opções, melhores decisões

Neste Dia da Energia, o OLX relembra-te que tem para te oferecer vários eletrodomésticos em segunda mão, em ótimo estado! E sabes porque é uma excelente opção comprares eletrodomésticos usados?

Vantagens dos eletrodomésticos usados:

  • Contribuis para o prolongamento do ciclo de vida do equipamento e para um ambiente melhor;
  • Adquires eletrodomésticos em bom estado e a um preço bem inferior ao de venda como novo;
  • Tendo preferência para a eficiência A+++ terás como resulta a redução do consumo de energia.

Um eletrodoméstico de eficácia maximizada, como o A+++ é, inevitavelmente, de custo mais elevado. Mas no final do ano, a tua carteira vai agradecer! Espreita a plataforma do OLX e encontra aquele que te enche as medidas e responde às tuas necessidades.

Tal como a água, a energia não deve ser desperdiçada, por muito eficiente que sejam todos os teus eletrodomésticos. Recomenda-se um uso responsável e consciente. Feliz Dia da Energia!


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *