No dia 1 de junho celebra-se o Dia Mundial da Criança, relembrado para homenagear todas as crianças e a existência dos seus direitos no que respeita ao acesso ao direito à vida, à saúde, à educação, à família e a brincar, independentemente da sua raça, cor, nacionalidade ou religião.

É certo que o que as crianças mais gostam é de brincar e, de preferência, com a família e os seus amigos. Às vezes pouco importa ao quê ou de que forma, desde que estejam todos lá.

No entanto, à medida que crescem, já não se resume apenas ao brincar. E é aqui que nós entramos, com sugestões simples e práticas que vão deixar os mais novos entretidos por horas!

5 sugestões para um Dia Mundial da Criança inesquecível:

  1. Pinturas rupestres em pleno século XXI

Se aí em casa os miúdos são fãs das artes, que tal apanhar algumas pedras para pintar e decorar a casa? Ou talvez possam utilizá-las como pisa-papéis para os pais que estão em teletrabalho! 

Se as pedras não estão ao vosso alcance, podem sempre pintar telas ou fazer retratos da família para dar vida ao corredor aí de casa. Só tens de deixar as crianças soltarem o seu lado artístico!

  1. Leva a natureza para dentro de casa

Uma excelente ideia para marcar o Dia Mundial da Criança pode ser criar uma sementeira. Para isso, só precisas de milho, feijão ou grão, um pouco de terra ou algodão e um pequeno frasco ou um copo de iogurte. 

E agora? Coloquem a terra/algodão na base do frasco ou copo de iogurte, depois um grão do que pretendem plantar e no fim, mais um pouco de terra/algodão. Agora, é só ir regando um pouco, sem encharcar, e ver a vossa sementeira crescer de dia para dia!

Para além do trabalho em equipa, estás a ensinar como funciona a Natureza.

Group of kindergarten kids friends holding hands playing at park Premium Photo
  1. Presentes para os mais pequenos

Para os bebés recomendamos um tapete de atividades ou um ginásio para bebés. Este tipo de brinquedos promove o desenvolvimento das crianças a vários níveis, para além de ser um espaço onde podem brincar em segurança e confortavelmente.

Para crianças com idades entre um e dois anos, sugerimos brinquedos que ajudem a desenvolver o seu raciocínio lógico e a sua coordenação motora. Exemplo disso são os brinquedos de encaixe, que têm várias cores, formas e dimensões. Os brinquedos musicais também são um sucesso.

Já na faixa dos dois aos três anos, quando querem ser mais independentes, que tal um triciclo? Promove a coordenação motora e ajuda a desenvolverem o equilíbrio e reflexos. Se não tens um espaço exterior para a criança brincar, podes ainda explorar as várias opções de puzzles didáticos para crianças com 2-3 anos. Eles vão adorar!

Dos quatro aos nove anos, as bicicletas fazem o dia dos mais pequenos. As primeiras bicicletas ajudam as crianças a adquirirem equilíbrio e a passarem mais facilmente para uma bicicleta sem pedais, mais tarde. Mas não é tudo! Se preferires, podes ainda oferecer legos ou jogos de tabuleiro mais simples e tantas outras opções que te vão fazer relembrar a tua infância.

  1. E para os mais crescidos 

Para os mais crescidos, não podemos negar que os carros telecomandados, uma consola ou até mesmo videojogos não façam deste dia um Dia Mundial da Criança memorável.

Se já estivermos a falar de um adolescente, um smartphone ou um tablet será das primeiras opções a ter em conta, provavelmente. Existem imensos telemóveis usados e tablets no OLX à vossa espera!

Aos mais aventureiros, podes oferecer um Hoverboard, o transporte do século XXI, onde o caminho é indicado pelo balanço e peso do corpo do utilizador.

Mas para quem não é tão fã de tecnologia nem de aventuras, também temos algumas sugestões: uma nova guitarra, aulas de piano, coleções de livros ou discos de vinil.

Adolescentes felizes tomando uma selfie deitado no chão Foto gratuita
  1. Se a ideia for sair de casa, vamos até ao Portugal dos Pequenitos?

Neste espaço juntam-se a arte, a cultura e ensinamentos sobre os diferentes povos e, melhor que tudo, em tamanho miniatura, permitindo uma experiência sem igual aos mais pequenos.

O Portugal dos Pequenitos foi fundado a 8 de junho de 1940, sendo destinado essencialmente às crianças. É uma referência histórica e pedagógica, que une gerações. Encanta pequenos e graúdos – acredita que te vais perder por lá tanto quanto as crianças!

O parque reabre precisamente no Dia Mundial da Criança, após o período de encerramento devido à Covid-19. Se a ideia for sair de casa, saiam acompanhados da vossa máscara de proteção e de álcool gel desinfetante, para uma visita em total segurança.

Com o OLX podes celebrar o Dia Mundial da Criança, escolhendo um presente para homenagear os pequenos aí de casa. Tu, mais do que ninguém, conheces melhor os seus gostos, interesses e competências para escolheres o presente ou experiência perfeita!


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *