O Dia Mundial do Livro é comemorado desde 1996, sempre na mesma data. A UNESCO escolheu o dia 23 de abril por se tratar de uma data simbólica para a literatura, já que neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, entre outros.

No Dia Mundial do Livro decorrem várias ações de promoção dos livros e da leitura. São organizadas por livrarias, associações culturais, escolas, universidades e outras entidades. Neste dia, algumas lojas promovem compras de livros com descontos.

Todas estas opções são excelentes, mas a nossa recomendação para este dia é começar a ler um novo livro. E, por isso, reunimos 5 clássicos imperdíveis de literatura.

5 sugestões de leitura para celebrar o Dia Mundial do Livro

Um bom livro é como um bom amigo. Se acreditas neste adágio, como nós, então prepara-te para fazer 5 amigos para a vida. Ou para revisitar velhos conhecidos. Estas são as nossas sugestões de leituras para celebrares o Dia Mundial do Livro.

1# 1984, George Orwell

Começamos em grande. 1984, de George Orwell, é uma obra-prima intemporal, passada numa realidade distópica em que uma sociedade é governada por um Partido totalitário. O Partido vigia de forma tenebrosa a vida dos cidadãos, com recurso à tecnologia. O controlo das ações das pessoas é levado ao mais alto grau: o Partido controla tudo, até os pensamentos. Quem pensar de forma diferente do Partido incorre no “crime-pensar”. Como sobreviver? Basta aceitar que 2+2=5. Mais do que aceitar: é preciso acreditar que 2+2=5, porque o Partido assim o diz.

1984 também introduziu ao mundo o “Big Brother”. Esse mesmo que agora dá nome a tantos reality shows. O Big Brother representa o Partido, é o sistema opressivo que tudo vê, controla e censura. Esta nova tecnologia permite, pela primeira vez na história da humanidade, fiscalizar tudo e todos.  Um mundo ficcional, é certo, mas inspirado no zeitgeist que tanto preocupava o autor e que nos faz valorizar a liberdade que hoje damos por garantida. Será mera coincidência que o Dia Mundial do Livro seja tão próximo do 25 de abril?

2# Rayuela, Julio Cortázar

“Um grito de advertência”, “uma espécie de bomba atómica”, “um apelo à desordem necessário”. Assim foi recebida a maior obra de Julio Cortázar, pelos críticos e pelos leitores. Rayuela chocou o panorama cultural de sua época e deixou um marco incontornável.

O enorme impacto de Rayuela (ou “jogo da macaca”) deveu-se sobretudo à vontade do autor de romper com a estrutura clássica associada aos livros da época. A ordem pela qual devem ser lidos os seus 155 capítulos depende apenas da vontade do leitor.

Cortázar sugere duas escolhas possíveis. A primeira opção é arrancar no primeiro capítulo, acabar no 56, e prescindir do último terço do livro. Ou então ler a obra na íntegra, mas seguindo uma sequência irregular de capítulos: 73, 1, 2, 116. Na verdade, qualquer ordem é válida (mesmo a leitura de trás para a frente), o que multiplica as abordagens possíveis.

Como celebrar melhor o Dia Mundial do Livro do que com uma das narrativas que mais influenciaram os escritores por todo o mundo? Este é o livro em que Cortázar apresenta toda a sua complexidade ética e estética, com imaginação e humor. E, mais de 5 décadas após a sua primeira publicação, Rayuela continua a ser lido com curiosidade, espanto, interesse e devoção.

3# Cem Anos de Solidão, Gabriel García Márquez

Um fuzilamento inicia um dos maiores romances de todos os tempos: Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez.

Este livro fala-nos de um mundo louco e inverosímil, onde tudo pode acontecer. É uma narrativa peculiar que nos permite acompanhar a complexa genealogia de uma família sul-americana.

O cenário é a aldeia fictícia de Macondo, que muita gente acredita ser inspirado na terra natal de Márquez, Aracataca. Ao longo do livro, o autor acompanha a longa trajetória da família fundadora da cidade, os Buendía. Márquez, vencedor do Nobel de Literatura em 1982, constrói uma complexa árvore genealógica de personagens: são sete gerações da família Buendía. No seu estilo único, o autor deixa para trás as convenções e agarra o leitor desde a primeira página.

4# Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley

Admirável Mundo Novo é um aviso que soa tão importante nos dias de hoje como quando foi publicado, no distante ano de 1932. Neste livro, Huxley deixa um apelo às nossas consciências contra os perigos de uma falsa noção de progresso.

O livro descreve uma sociedade futura em que as pessoas são condicionadas em termos genéticos e psicológicos, a fim de se conformarem com as regras sociais dominantes. A sociedade divide-se em castas e desconhece os conceitos de família e de moral.

Os efeitos nos habitantes deste mundo não se fazem esperar. Bernard Marx, o protagonista, está descontente, em parte por ser fisicamente diferente dos restantes membros da sua casta. É por esta altura que Bernard encontra um jovem que irá apresentar à sociedade do seu tempo, como um exemplo de outra forma de ser e de viver. Sem imaginar sequer os problemas e os conflitos que essa sua decisão provocará. Para ler e reler ao longo da vida.

5# A Estrada, Cormac McCarthy

Fechamos esta lista com a história de um pai e um filho.

A Estrada, de Cormac McCarthy é o relato de uma viagem através de uma paisagem desolada onde os dois protagonistas fazem tudo para aguentar os rigores do clima e a devastação que enfrentam.

Nada possuem, apenas uma pistola para se defenderem dos bandidos que assaltam a estrada, as roupas que trazem vestidas, comida que vão encontrando – e um ao outro. Esta é uma meditação inabalável sobre o pior e o melhor de que somos capazes.

Procuras um livro específico?

Estas são algumas das obras incontornáveis da literatura que te vão pôr no espírito certo para celebrar o Dia Mundial do Livro. Infelizmente, tivemos de deixar outras tantas de fora. Diz-nos de tua justiça: qual é o livro que queres ver nesta lista?


Próximas leituras:

Prendas de natal para pai: 15 ideias para todos os gostos
Se procuras prendas de Natal para pai, aqui tens 15 ideias originais …
14 prendas para desportistas que vão ativar o natal
Estas são as melhores ideias de prendas para desportistas para ofereceres neste …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *