Com a chegada do verão, muita gente começa a pensar em investir em alguns equipamentos essenciais para o bom tempo, como mobiliário de jardim. Contudo, é importante não te esqueceres de comprar algo muito importante para sobreviver ao calor – uma ventoinha. O OLX mostra-te os diferentes modelos de ventoinhas e os mais indicados para ti. 

Ar condicionado vs. Ventoinha: qual devo escolher?

Tanto um como o outro são eficazes na luta contra o calor, mas uma ventoinha consome muito menos energia. Sabias que as ventoinhas usam apenas 1% da eletricidade que um ar condicionado consume?

Contudo, é importante referir que existem situações em que o ar condicionado é mais adequado do que uma ventoinha. Se vives numa zona onde o verão é mesmo muito quente, talvez um ar condicionado seja mais indicado para ti. Este tipo de dispositivo remove a humidade do ar e reduz o calor, sendo ideal para arrefecer espaços amplos e com temperaturas muito elevadas.

No OLX encontras o melhor ar condicionado para ti

Caso vivas numa zona com pouca humidade, e procures opções mais amigas do ambiente e mais económicas, uma ventoinha é a melhor decisão para ti.

Ventoinha de mesa preta no quarto

5 dicas para escolheres a melhor ventoinha para ti

  1. Escolhe uma ventoinha que te permita ajustar o tamanho e velocidade.
  2. Investe numa ventoinha com pás de metal. Este tipo de pás fazem mais ruído do que as de plástico, mas conseguem mover mais ar. Tem em atenção que ao comprares uma ventoinha com mais pás também vais conseguir arrefecer a tua casa mais rapidamente.
  3. Opta por uma ventoinha que seja fácil de transportar. Se procuras uma ventoinha para arrefecer várias divisões da casa, não te esqueças que deve ter rodas ou uma pega de transporte integrada. 
  4. Experimenta a ventoinha antes de a comprares. Desta forma, consegues perceber as velocidades de funcionamento e se não é demasiado barulhenta para ti.
  5. Verifica as características de segurança do dispositivo. Caso tenhas crianças em casa, compra um aparelho com grelhas pequenas, deste modo é mais difícil colocarem os dedos dentro da ventoinha.  É importante comprar uma ventoinha com uma base robusta para não cair facilmente.

Compra a tua ventoinha ao melhor preço no OLX

Ventoinha de Pé

É ideal para o exterior, como um pátio ou terraço mas também a podes usar para quartos ou salas de estar. Contudo, devido ao barulho que a maior parte destas ventoinhas fazem, não recomendamos que as utilizes enquanto trabalhas ou dormes.

Ventoinha de Mesa

As ventoinhas de mesa são as mais comuns e baratas. Ideais para salas de pequenas dimensões ou escritórios, são muito fáceis de transportar.

Ventoinha de Chão

Este tipo de ventoinha é mais potente que as ventoinhas de mesa ou de pé – são ótimas para espaços grandes. 

Coluna de Ar

As colunas de ar são equipamentos que geram um fluxo de ar sem recorrer a pás rotativas. Estes ventiladores podem ser programados para arrefecer o espaço a uma hora específica e são muito silenciosos.

Ventoinha de Parede

A ventoinhas de parede não são muito procuradas atualmente. Porém, têm a maior parte das vantagens que as ventoinhas de mesa. São ideais para divisões pequenas ou escritórios.

Ventoinha de Teto

As ventoinhas de teto são mais caras, contudo oferecem climatização e iluminação do ambiente. Permitem a inversão de rotação, ou seja, refrescam o ar nos dias mais quentes e permitem a circulação de ar nos dias mais frios.

Ainda tens dúvidas? Então confere esta tabela resumo e escolhe a ventoinha perfeita para ti.

Ventoinhas de PéVentoinhas de MesaVentoinhas de ChãoColuna de ArVentoinhas de ParedeVentoinhas de Teto
PortabilidadeMédiaElevadaElevadaMédiaNãoNão
Facilidade de LimpezaElevadaElevadaElevadaReduzidoElevadaReduzido
DurabilidadeElevadaElevadaElevadaElevadaElevadaElevada
Inclinação ajustávelSimSimSimSimSimNão
Nível de ruídoElevadoElevadoElevadoReduzidoElevadoReduzido
Apropriado para criançasNãoNãoNãoSimSimSim
Velocidade ajustávelSimSimSimSimSimSim
Espaço necessárioElevadoReduzidoElevadoMédioReduzidoReduzido
Nível de preçoReduzidoReduzidoReduzidoElevadoReduzidoElevado

Se procuras mais dicas para organizar a tua vida pessoal e profissional, consulta o nosso blog!


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *