Um churrasco é um excelente plano para aproveitar o bom tempo. Mas para que seja um sucesso, há vários pontos a ter em conta, da escolha dos ingredientes às receitas utilizadas. Descobre como planear uma refeição especial com estas 10 dicas.

1. Faz uma lista com os ingredientes que não podem faltar

A escolha da carne, peixe, vegetais e outros ingredientes é essencial para que nada falhe no churrasco. Para as carnes, as mais comuns são a picanha, a maminha, frango, costela ou linguiça. Entre os peixes, a sardinha, o linguado, o bacalhau, a dourada ou o salmão são ótimas opções. Mas também é possível inovar com fruta, como por exemplo o abacaxi, manga e banana. E que não faltem os tradicionais pimentos.

2. Prepara os equipamentos certos

Não há churrasco perfeito que seja feito com equipamentos desadequados. Prepara atempadamente o avental, o carvão e as acendalhas. As facas são essenciais, incluindo um modelo para desossar e outro com serra. Por fim, o garfo trinchante, a pinça e tábua vão facilitar e muito o processo, bem como a grelha que possas colocar a diferentes alturas para controlar a intensidade do fogo.

3. Lembra-te do marinado

O marinado é um dos pontos fundamentais para obter resultados perfeitos num churrasco. O ideal é deixar as carnes de molho no tempero que preparares por algumas horas, antes de acender as brasas. Podes também usar o marinado para pincelar os alimentos enquanto estão na churrasqueira, mantendo-as suculentas e despertando todos os sabores que a envolvem.

4. Atenção aos acompanhamentos

Além dos vegetais, não te podes esquecer de alguns acompanhamentos que vão complementar o churrasco. Entre os mais comuns contam-se a farofa, o arroz, as batatas e o pão. Podes ainda finalizar com complementos mais leves, como saladas de alface, rúcula, agrião e tomate. 

5. Experimenta fazer os teus próprios hambúrgueres

Os hambúrgueres são um dos clássicos de sempre num churrasco e uma receita de sucesso garantida. Mas quando são caseiros, feitos no momento, têm ainda mais sabor.

6. Prepara opções vegetarianas

Entre abóboras e batatas às rodelas, beringelas, espargos, brócolos, espigas de milho, tomates assados e cogumelos, um churrasco é também uma excelente opção para uma refeição vegetariana. Experimenta fazer umas espetada de vegetais e tofu ou umas hambúrgueres de couve-flor.

7. Encontra o momento certo para começar a grelhar

Antes de começar a grelhar, deves ter em conta que para que o carvão esteja pronto é necessário acendê-lo, no mínimo, uma hora antes de colocar os alimentos. O ponto ideal é quando o carvão ganha uma cor esbranquiçada, sinalizando que está pronto.

Artigo relacionado: Como fazer churrascos em casa sem fumo

8. Usa a técnica certa para cada alimento

Os alimentos não são grelhados todas da mesma forma e, um dos segredos para conseguir um churrasco perfeito é saber explorar as diferentes técnicas. Para a carne, por exemplo, é importante que fiquem próximas da brasa, por um período suficiente para selar a superfície e evitar que o interior fique ressequido durante a preparação.

Para quem gosta de carnes bem passadas, deve manter a grelha mais distante do fogo, para que o resultado seja mais homogéneo. Conhecer os gostos dos convidados também é importante para acertar no ponto do churrasco.

9. Escolhe bem os temperos

Os temperos são indispensáveis na hora de preparar um bom churrasco. Há vários essenciais, como o sal, azeite e pimenta, mas não são as únicas opções. Experimenta adicionar tomilho, manteiga ou alho.

Seja qual for a combinação de temperos, lembra-te de colocar sempre o sal primeiro na carne e esperar que seja absorvido, antes de acrescentar outros ingredientes.

10. Prepara vários molhos

Os molhos são o toque final no churrasco e podem ir do clássico vinagrete ao mais picante, consoante o gosto dos convidados. O ideal é preparar dois ou três tipos de molhos diferentes, incluindo um suave e outro mais intenso para os mais corajosos.

Artigo relacionado: O que ter em conta na hora de comprar um grelhador

Segue estas dicas e surpreende toda a gente com o churrasco perfeito. No OLX encontras todo o material e equipamento, para que nada falhe na hora de ligar as brasas. 


Próximas leituras:

As melhores ideias para mesas de centro e decoração
Fonte: Pinterest  Uma modesta é um móvel essencial da mobília da sala …
4 Melhores Grelhadores Portáteis de Jardim para 2022
https://pixabay.com Está a planear uma noite na sua casa com churrasco ao …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.