As baratas são, sem dúvida, um dos insetos mais irritantes e frustrantes que se encontram em casa. Elas podem encontrar o caminho para a tua cozinha, casa de banho, sala de estar, e praticamente qualquer parte da casa. Estas criaturas multiplicam-se rapidamente, cheiram horrivelmente, e podem espalhar doenças.

Se as baratas estão a invadir a tua casa, precisas de encontrar formas de livrares-tedelas porque podem danificar a tua propriedade e afetar a tua saúde. Há várias maneiras de livrares-te de baratas, e podes obter os repelentes que precisasno site da OLX.

Neste artigo, vamos discutir as melhores e mais rápidas formas de te livrares de baratas para sempre e tudo o que precisas de saber sobre as suas várias opções. Vamos lá ver os detalhes.

As Baratas mais comuns

Os dois tipos de baratas que normalmente invadem casas são as baratas americanas e as baratas alemãs. As baratas americanas são castanhas escuras, enquanto as baratas alemãs são castanhas claras e são mais pequenasdo que as baratas americanas. Ambos os tipos são ativos durante todo o ano.

O que atrai baratas para a tua casa

Como outros tipos de pragas, as baratas estão constantemente à procura de comida, a principal razão pela qual invadem casas. Algumas das coisas que podem atrair baratas para a sua casa sãopratos sujos na pia,migalhasnos pisos ou balcões,lixo, comida de animal no chão, excesso de humidade, e outros.

Como as baratas entram na tua casa

As baratas precisam de encontrar uma abertura através da qual podem entrar na tua casa e causar estragos. A forma mais comum destas pragas entrarem na tua casa é através de buracos na ventilação e tubos, rachaduras e fendas, mas também através de outros itens, como animais de estimação, roupa que se espalha para secar, sapatos, etc.

Como te livrares de baratas

Como te livrares de baratas
Fonte: Pinterest

Independentemente do tipo de baratas que tens em casa, uma coisa é certa: que não as queres lá. Além de darem-teum valente susto, as baratas podem espalhar doenças, desencadear alergias e criar um ambiente de vida pouco higiénico.  Abaixo estão os diferentes métodos eficazes para eliminar as baratas na tua casa.

Limpa minuciosamente a tua casa

As baratas são atraídas por ambientes sujos aonde vão à procura de comida. A maneira mais fácil de livrar a tua manada de baratas é garantindo que a tua casa está sempre limpa. As dicas abaixo vão ajudar-te a manter uma casa limpa.

  • Tira o lixo todos os dias antes de ir dormir;
  • Fecha os recipientes de alimentos e mantêm-os afastados em segurança;
  • Esfrega o chão regularmente para mantê-lo limpo;
  • Lava os pratos após as refeições e mantenha-os secos;
  • Limpa imediatamente os derrames e migalhas;
  • Retira a gordura dos fogões e bancadas depois de cozinhar.

Usa armadilhas

Uma forma eficaz de te livraresde baratas é usando armadilhas. Existem diferentes tipos de armadilhas; algumas usam aromas ou outros tipos de iscos para atrair e capturar as baratas para uma superfície pegajosa.

Podes também usar um isco químico (um inseticida disfarçado de alimento) para capturá-las. Apóscomerem estes iscos, regressarão ao seu esconderijo, onde morrerão e serão comidas por outras baratas. O veneno espalhar-se-á e matará outras baratas. Podes colocar iscos químicos em áreas estratégicas como armários, cozinhas, banheiros e debaixo de pias.

Usa inseticida

Os inseticidas são repelentes comuns de insetos que podes usar para te livrares das baratas. Podes obter bons inseticidas nos supermercados. Também podes comprar inseticidas concentrados líquidos que podes pulverizar em fendas, rachaduras e outras partes da casa baratas escondem. Podesusar o inseticida para limpar o chão antes de ir para a cama para que possa funcionar durante a noite, e pode acordar para varrer as baratas mortas.

Eliminar espaços escondidos e pontos de entrada

As baratas precisam de um lugar para se esconderem durante o dia e virem à procura de comida durante a noite. Armários, caixas vazias, buracos, fendas, etc., são lugares onde as baratas se escondem. Para livrar a casa de baratas, deitafora todos os itens vazios queas barataspodem usar como abrigo. Não te esqueças de cobrir todas as rachaduras, buracos e lacunas entre o teto, portas e janelas.

Livra-te de água parada

As baratas adoram águas paradas. Logo, é aconselhável manter atua cozinha seca e limpa. Corrige qualquer canalização de fugas e todos os outros pontos de entrada.

Como te livrares de baratas naturalmente

Há formas naturais de te livrares das baratas. Estes repelentes naturais são fáceis de encontrar e são tão eficazes como os químicos.

Ácido bórico

O ácido bórico é um repelente caseiro eficaz parate livrares das baratas. Tudo o que precisas de fazer é misturar uma quantidade igual de ácido bórico, farinha e açúcar, para fazer uma massa. Coloca a massa em áreas onde as baratas se possam alimentar delas.

O ácido bórico matará as baratas, enquanto as baratas mortas serão comidas por outras baratas, espalhando assim o veneno. Ao usar ácido bórico, deves ter cuidado para que o teu animal de estimaçãonão chegue lá porque émuito prejudicial para os animais.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é outro remédio caseiro eficaz para te livrares das baratas. Combina-o com algo que irá atrair as baratas,  como açúcar, tomates ou cebolas.

Coloca esta mistura em áreas onde as baratas estão frequentemente concentradas. Depois de um tempo, verás baratas mortas por todo o lado depois de comerem o veneno.

Citrinos

Embora os citrinosnão matem baratas, é um bom dissuasor. Podes misturar ácido cítrico com água e pulverizá-lo nas áreas através das quais as baratas entram na tua casa. O cheiro de ácido cítrico manterá as baratas afastadas. Podes deixar uma mistura de citrinos na tua cozinha e outras áreas onde as baratas andam para afugentá-las.

Conclusão

Ter baratas na tua casa pode ser irritantes, e más para a sua saúde. Ter uma casa limpa pode ser imensamente importante para manter as baratas longe, mas pode não ser suficiente. Então, só te resta livrar-te deles. Podes comprar armadilhas, inseticidas, soluções químicas e materiais domésticos que podes usar para se livrar de baratas no site OLX.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *