Vender uma casa não é tarefa fácil. Há muito a fazer, de grandes arrumações a pequenos arranjos, e o tempo e orçamento não esticam. Segue estas 12 dicas práticas para preparar qualquer imóvel para uma venda mais rápida, aumentar o valor da venda e evitar gastar dinheiro desnecessário no processo.

1. Destralhar

É natural: ao longo dos anos todas as casas acumulam coisas. A primeira dica para vender a casa rapidamente e seguir caminho é destralhar. Este passo é essencial para conferir à casa uma nova sensação de espaço, que qualquer potencial comprador vai valorizar.

Além disso, permite reencontrar artigos que já não vês ou usas há muito tempo e podes sempre colocá-los à venda no OLX.  Assim, para além de ganhares algum dinheiro, também facilitas na hora da mudança, pois vais ter menos coisas a empacotar.

Artigo relacionado: 5 dicas para destralhar a casa

2. Pintar a casa

Uma simples pintura a uma divisão da casa dá-lhe logo outro ar. Pintar é uma atividade relativamente económica e que transmite uma impressão cuidada, sem manchas de sol, tintas desbotadas, ou marcas de molduras ou estantes.

Ao pintar é importante escolher cores neutras e claras, que não choquem com as preferências de cada pessoa e que conferem uma sensação renovada de maior amplitude e espaço.

3. Fazer pequenas reparações

Há pequenas reparações que podem fazer uma grande diferença no momento da venda. A troca de uma lâmpada, a reparação de uma torneira a pingar, a substituição de um interruptor partido – estes são apenas alguns exemplos de melhorias simples e baratas que dão um aspeto mais cuidado a qualquer casa.

Estas alterações ajudam a acelerar uma decisão de compra e podem até aumentar o preço da casa.

4. Limpar em profundidade

Limpar a casa é essencial antes de tirar fotografias e de agendar visitas. Este passo mostra a potenciais compradores que houve um cuidado com a conservação e manutenção. Transmite confiança. Aumenta a sensação de espaço e de luz. E torna a casa mais convidativa.

Todos os cantos contam, incluindo a cozinha, salas, quartos, janelas, jardins, garagens e arrumos. É um esforço adicional, mas que não custa muito dinheiro e que torna o espaço mais acolhedor.

Artigo relacionado: Como escolher uma empresa de limpeza?

5. Ocultar objetos pessoais

Para vender depressa e bem é essencial que o potencial comprador se sinta em casa durante a visita. E para isso deve conseguir imaginar-se a viver na tua casa, o que é mais difícil se tiveres muitos objetos pessoais. Ao ocultá-los, tornas a casa mais apelativa a um maior número de pessoas.

6. Organizar os espaços

Uma casa desorganizada pode transmitir a sensação de falta de espaço. Pelo contrário, se demonstrares que a tua casa tem áreas que podem ser bem aproveitadas, o potencial comprador vai ter mais interesse. Por este motivo, organiza a tua casa o máximo possível, e mostra que há um lugar para cada objeto.

7. Deixar os espaços desimpedidos

Na hora de vender a casa, deves pensar não apenas no conforto, mas também no aproveitamento dos espaços. Por exemplo, um apoio para os pés pode ser confortável quando estás no sofá a relaxar, mas pode cortar o espaço para circular. Se for o caso, retira-o para as visitas, para que possam ver todo o potencial da sala. E faz o mesmo para as restantes divisões da casa.

8. Apostar numa decoração neutra

Uma decoração neutra, como a que normalmente se encontra num hotel ou em revistas, é meio caminho andado para captar as emoções dos potenciais compradores e vender a casa.

Os espaços limpos, arrumados e apresentáveis são sempre bem-vindos, mas o desafio é, como em quase tudo, encontrar um equilíbrio para evitar que a decoração se torne impessoal.

9. Tirar boas fotografias

Na hora de vender a casa é importante reunir um portfólio de fotos profissionais, que vão atrair um maior número de potenciais clientes.

Aposta em fotos que mostrem a amplitude dos espaços principais, como a sala, os quartos e as cozinhas. Tira registos de armários e despensas vazios, de forma a mostrar todo o espaço que têm. Ilumina bem todas as divisões e escolhe dias soalheiros, para que possas aproveitar a luz natural.

Artigo relacionado: Comprar ou arrendar casa? Prós e contras das duas opções

10. Avaliar o mercado e pedir um valor adequado

Para chegares a um valor adequado a pedir quando fores vender a casa, podes começar por saber o valor médio do mercado nos imóveis na mesma região. Em seguida, ajusta o preço do imóvel em função da proximidade a serviços, escolas ou acessos rodoviários.

Não te esqueças também de analisar previamente a margem de negociação que podes ter, já que a tendência pode ser a de encontrar compradores abertos a uma contraproposta.

11. Criar um anúncio online

No OLX, podes publicar um anúncio para vender casa gratuitamente. Se quiseres chegar ainda a mais pessoas ou se tiveres urgência com a venda, podes comprar um pacote de anúncios. Em caso de dúvida, a nossa equipa está ao teu lado em cada passo. Somos o maior site de classificados em Portugal, líder no mercado há 7 anos, e recebemos 20 milhões de visitas por mês.

Cria uma conta no OLX se ainda não a tens, publica um anúncio com as tuas melhores fotos e o máximo de informação sobre o imóvel, e espera pelos contactos.

12. Preparar a casa para as visitas

Quando começas a receber os contactos dos potenciais compradores, está na hora de marcar as visitas. Se há uma altura do dia em que a tua casa é particularmente acolhedora, por exemplo devido à exposição solar, tenta ajustar os horários das visitas.

Há casas que ficam verdadeiramente iluminadas de manhã, mas que de tarde não têm sol direto. Se tens vista para o pôr do sol e esse é um momento que torna a tua casa mágica, então não duvides em proporcionar essa experiência aos teus visitantes.

Escolhe os momentos do dia mais interessantes de um ponto de vista e orienta as tuas visitas para essas alturas.

Artigo relacionado: Guia para comprar casa

Seguindo estas 12 dicas, tens tudo o que precisas para anunciar no OLX de forma gratuita e vender a casa depressa e bem.


Próximas leituras:

Raquete de ténis: guia completo para escolher
Descobre como escolher uma raquete de ténis que se adapte ao teu …
Escalada: 7 essenciais para começar
Estes são os produtos essenciais para começares a praticar escalada. Descobre tudo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.