No que diz respeito ao departamento de hardware, as dobradiças são o membro subestimado. Embora estejam mais frequentemente associadas a portas, as dobradiças são usadas em várias aplicações, como em janelas, armários, portões, pastas, recipientes de armazenamento, etc.

Portanto, quer queiras atualizar instalar uma nova dobradiça, há uma gama de estilos de dobradiça que podes escolher. E familiarizares-te com os diferentes tipos disponíveis vão-te ajudar a fazer uma escolha perfeita quando chegar a hora de comprá-las.

No entanto, podes encontrar vários tipos de dobradiças no site do OLX para obteres os melhores preços. E já agora, toma nota dos seguintes dez tipos mais comuns de dobradiças que cada fã de DIY deve saber.

●       Dobradiças de anel

Dobradiças de anel
Pinterest

As dobradiças de anel são uma opção de dobradiça popular frequentemente usada em armários e portas. Elas vêm com retângulos de dupla forma com nós no meio unidos por um pino. Existem vários tipos de dobradiças de anel, incluindo dobradiças de anel simples, dobradiças com cabeça de esfera, dobradiças de anel com molas, etc. Geralmente, as dobradiças de anel são geralmente presas na armação e na porta e unidas com um quartilho que pode ou não ser removível.

·         Dobradiça de suporte de esfera

Dobradiça de suporte de esfera
Pinterest

As dobradiças de suporte de esfera são muito semelhantes às dobradiças de anel. Mas a diferença entre os dois está no ponto de rotação, uma vez que tem um rolamento oculto colocado entre os dedos da dobradiça. O rolamento é colocado entre cada junta ou num par de nós. As dobradiças de suporte da esfera tendem a ter um atrito reduzido na porta, o que a ajuda a funcionar mais suavemente.

·        Dobradiça de pivô

Dobradiça de pivô
Pinterest

As dobradiças de pivô são semelhantes, mas diferentes das dobradiças de anel. As dobradiças de pivô estão presas ao lado de uma porta e têm um ponto. A dobradiça de pivô permite que a porta balance em ambas as direções quando devidamente instalada. As dobradiças de pivô são muitas vezes instaladas numa porta de tráfego elevado porque podes abrir a porta empurrando-as. Da mesma forma, como o suporte inferior da dobradiça de pivô está presa ao chão, elas podem manusear portas mais pesadas.

·         Dobradiça de barril

Dobradiça de barril
Pinterest

Outro tipo bastante comum de dobradiça é a dobradiça do barril, normalmente usada para projetos de carpintaria como caixas de joias. As juntas de barril são tipicamente feitas de latão sólido com ligações de latão e em forma de barril. As dobradiças do barril não são recomendadas para a aplicação de suporte de carga ou vertical. Quando não queres ver a dobradiça, as dobradiças do barril são uma ótima escolha, uma vez que são invisíveis de ambos os lados quando olham para o armário ou caixa de madeira. Além disso, tem em conta que abrem até 180 graus. 

·         Dobradiça escondida

Dobradiça escondida
Pinterest

A dobradiça escondida também é conhecida como dobradiça europeia ou escondida, e são usadas em portas interiores e de entrada, móveis e armários. Dobradiças escondidas há muito que existem, proporcionando uma aparência suave, ininterrupta e esteticamente agradável. As articulações de dobradiça oculta não podem ser adulteradas do lado de fora, proporcionando assim segurança extra. Da mesma forma, oferecem uma aparência suave, ininterrupta e esteticamente agradável porque não podem ser vistas do lado de fora. Podes simplesmente ajustar a maioria das dobradiças ocultas para alinhar as portas depois de instaladas.

·        Dobradiça de piano

Dobradiça de piano
Pinterest

A dobradiça de piano também é conhecida como uma dobradiça contínua, uma vez que apresenta um pino central e uma folha do mesmo tamanho que percorre o comprimento da porta. Embora tenha muitas outras aplicações, a dobradiça do piano tem o seu nome porque é frequentemente usada em pianos. Também podes usá-la numa bancada de trabalho dobrável, portas do armário, mesa, caixas de armazenamento, etc. As dobradiças para piano são projetadas para proporcionar mais estabilidade do que as dobradiças tradicionais, tornando-as ideais para portas e tampas mais pesadas. A maioria das dobradiças de piano são de aço inoxidável, embora possas encontrar alguns em versões de latão e alumínio.

·         Dobradiça pesada

Dobradiça pesada
Pinterest

As dobradiças pesadas destinam-se a proporcionar estabilidade e suporte a portas pesadas. Exemplos de dobradiças disponíveis em versões pesadas incluem portões, portas de entrada ou tampas de móveis para bancos e camiões. Dobradiças escondidas, dobradiças de rolamento de esferas e dobradiças de piano vêm em versões pesadas. Tipicamente, as dobradiças de trabalho pesado interior são de aço mais grosso, enquanto dobradiças exteriores pesadas são feitas de aço inoxidável. Ao contrário dos seus congéneres padrão, as dobradiças pesadas são concebidas para um funcionamento mais suave. Embora as dobradiças pesadas sejam bastante caras, é recomendável usá-las num núcleo sólido, porta pesada ou uma porta que será usada frequentemente.

·        Dobradiça de faca

 Dobradiça de faca
Pinterest

Como o nome indica, as dobradiças de faca têm a forma de tesoura com duas partes da dobradiça chamadas folhas e ligadas por um ponto de rotação. As dobradiças da faca também podem ser chamadas dobradiças de pivô e são usadas principalmente em armários. As dobradiças da faca são feitas de aço inoxidável ou latão e mal são percetíveis quando instaladas. Quando devidamente instaladas, ao contrário das dobradiças tradicionais, as folhas da dobradiça da faca são presas na parte superior e inferior da armação do armário. Além disso, a maioria das dobradiças da faca permitem que a porta se abra completamente e apoie-a contra o armário ao lado. Enquanto algumas dobradiças de faca têm paragens incorporadas que restringem até onde a porta pode abrir.

·         Dobradiça de correia

Dobradiça de correia
Pinterest

As dobradiças da correia distinguem-se facilmente por uma ou ambas as suas folhas serem longas, ou estreitas. As folhas mais compridas são necessárias para proporcionar estabilidade extra em aplicações pesadas, por isso são frequentemente usadas ao ar livre. As dobradiças da correia também são famosas pelo uso interno, como num armário. As dobradiças da correia vêm em vários materiais e acabamentos, incluindo latão, aço inoxidável, aço e ferro. Essencialmente, quando se pretende escolher uma dobradiça de correia, deves considerar o tamanho e o peso da porta.

·        Dobradiça deslocada

Dobradiça deslocada
Pinterest

As dobradiças deslocadas são uma opção rentável encaixada na maioria das portas e portas padrão. Ao instalar dobradiças deslocadas, podes facilmente abrir a porta mais longe do caminho. Assim, proporcionam acesso completo a toda a largura de abertura da porta ou porta. Uma dobradiça deslocada elimina a necessidade de cortar uma abertura maior para instalar uma porta maior. As dobradiças deslocadas também contrabalançam eficazmente as portas ao fechar e abrir o balanço. As dobradiças deslocadas estão disponíveis em várias formas e tamanhos e muitas vezes utilizam os mesmos parafusos e orifícios que numa dobradiça existente.

Conclusão

Lembra-te, as dobradiças vêm em vários materiais, incluindo latão, aço inoxidável, bronze e cobre. Também podes escolher entre diferentes acabamentos, como polido, cromado, escovado para complementar o teu design. Escolhe um acabamento resistente à ferrugem se estiveres a utilizar a dobradiça para uso ao ar livre. Qualquer que seja o tipo de dobradiça que procuras, certifica-te de clicar no link abaixo para ofertas cativantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *