Os travões não fazem milagres quando se trata de parar um veículo a tempo de evitar uma colisão. O pedal de travão do teu carro limita-se a desencadear um processo mecânico e de eletrónica que culmina com a fricção das pastilhas nos discos, que são otimizados para se adequarem às caraterísticas de cada modelo e ao tipo de utilização. Quais os melhores discos de travões? Nós ajudamos.

Olhando para os catálogos atuais dos fabricantes de automóveis, a esmagadora maioria dos modelos no mercado está equipada de fábrica com discos de travões ventilados, perfurados ou ranhurados. Mas o que leva um construtor a optar por uma determinada tipologia num modelo específico são os mesmos critérios que deves respeitar quando equipas o teu carro por tua conta e risco. Logo, ao comprares discos de travão é fundamental garantir no especialista que estes são compatíveis com a marca e o modelo do automóvel que conduzes.

Tipos de discos de travões

Discos de travões planos

Discos de travões planos

Trata-se de um disco liso, geralmente produzido em ferro e afixado ao fuso do eixo rotativo. Estão entre as opções mais comuns em veículos mais compactos, tendo em conta o seu peso mais baixo. São mais baratos de produzir, o que faz com que a sua substituição fique também mais em conta. Os modelos de gama mais alta destacam-se pela excelente potência de travagem devido à grande superfície de contacto com a pastilha. Mas depois de períodos longos de condução desportiva, em aquecimento e arrefecimento repetido, podem perder eficácia. As pastilhas tendem a vitrificar. Também não têm qualquer sistema para auxiliar na limpeza de sujidades, nem para escoar a água.

Discos de travões ventilados

Discos de travões ventilados

Quando o condutor pisa o travão, a bomba hidráulica aciona os pistões com o líquido dos travões; estes pistões empurram as pastilhas contra os discos fazendo reduzir a velocidade. Por outras palavras: os travões funcionam convertendo energia cinética (velocidade) em calor através da fricção daqueles dois componentes – as temperaturas entre a pastilha e o disco do travão podem superar os 750ºC.

Para que o equipamento mantenha a eficácia, o disco deve ser capaz de libertar o calor quando a temperatura aumenta. O design ventilado cumpre esse objetivo, ajudando a evitar o sobreaquecimento dos componentes. Visualmente, são idênticos aos lisos, mas parecem duas unidades coladas uma na outra, e com aberturas a toda a volta para ajudar a irradiar o calor gerado pelas superfícies de contacto.

Os discos ventilados são, portanto, a opção correta para automóveis de porte mais avantajado. Com mais tamanho e peso em movimento, maior é a carga exercida nos travões. Isso faz gerar mais calor.

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Discos de travões perfurados

Discos de travões perfurados

São perfurados para reduzir o peso e ajudar na limpeza das pastilhas. Esta solução também resulta num aumento do movimento do ar, o que arrefece o disco e, consequentemente, aumenta a eficiência da travagem. Têm um bom desempenho com chuva, pois permitem escoar a água e os gases rapidamente. No entanto, as perfurações no disco também trazem desvantagens: diminuem a superfície de contacto, reduzem a superfície de dissipação do calor e, muito importante, comprometem a resistência da peça. Além disso, a referida eliminação dos gases e das partículas no momento da travagem não é notória na condução de todos os dias.

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Discos de travões ranhurados

Discos de travões ranhurados

Nesta opção tenta combinar-se o melhor de dois mundos. Ao adicionar fendas à superfície este equipamento funciona de maneira semelhante aos discos perfurados, pois estas ranhuras vão trabalhar para escoar o excesso de calor, gás e materiais da superfície de atrito. Por esta razão, a eficiência da travagem aumenta em média 30% em relação aos discos normais. Em contrapartida, têm a desvantagem de serem mais ruidosos, pela fricção entre as ranhuras e as pastilhas, que também apresenta normalmente um desgaste mais acelerado.

Disco de travão ondulado

Discos de travões ondulados

A única vantagem da utilização de ondulações na estrutura do disco está na redução do peso do conjunto sem comprometer a sua resistência. Contudo, as capacidades de ventilação são reduzidas. Ainda assim, nos equipamentos de altas prestações mais modernos, os fabricantes começaram a incorporar uma borda ondulada no disco como solução para diminuir o peso não suspenso, sem perder caraterísticas de desempenho e resistência.

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