É um orgulho dar estas notícias: graças ao contributo de todos os que compram e vendem nas nossas plataformas, estamos a poupar água, energia, CO2 e materiais em quantidades nunca vistas. Estas são as conclusões do último Relatório de Impacto, que todos os anos avalia a contribuição das vendas em segunda mão nas marcas do Grupo OLX para o planeta e para a economia circular

O que é a economia circular e porque é importante?

Automóveis, smartphones, portáteis, moda, livros e muito mais. São bens indispensáveis ao nosso dia-a-dia, mas que colocam uma enorme pressão no planeta. Por isso é tão importante tirar o máximo partido daquilo que já temos, através da chamada economia circular.

A economia circular é um modelo de produção e consumo, que envolve a partilha, a reutilização, a reparação, a renovação e reciclagem de materiais e produtos. Desta forma, o ciclo de vida dos produtos é alargado.

Na prática, a economia circular minimiza o desperdício e incentiva a reintegração dos produtos de volta na economia. É o que acontece de cada vez que vendes ou compras algo no OLX. Nesta economia, todas as formas de resíduos, como roupas, e produtos eletrónicos, são devolvidas à economia ou utilizadas de forma mais eficiente. Esta é uma forma simples de proteger o ambiente, utilizar os recursos naturais de forma eficiente, e até de criar emprego.

Como em tudo, a única forma de saber se estamos de facto a contribuir para a economia circular é medindo. E, por este motivo, surgiu o Relatório de Impacto.

O que é o Relatório de Impacto?

As nossas plataformas permitem aos nossos clientes comprar, vender e trocar produtos em segunda mão em vez de comprarem novos, mais caros e piores para o ambiente. Este relatório analisa os benefícios ambientais das vendas em segunda mão nas nossas plataformas, nas principais categorias de produtos, em 2021.

Este relatório é realizado todos os anos nos 19 países em que o Grupo OLX está presente, com diversas marcas, e analisa as categorias com mais impacto no ambiente. É o caso, por exemplo, dos carros e motas. Mas também de muitos produtos de tecnologia, como smartphones, tablets, computadores ou televisores. A indústria da moda, um dos principais poluidores ambientais, é também incluída na análise, bem como os livros.

Quais são as principais conclusões deste relatório?

O Relatório de Impacto quantifica as poupanças para o ambiente geradas por cada venda nas nossas plataformas.

Sabias que de cada vez que vendes um telemóvel poupas o equivalente a 52 kg de emissões CO2, 170 g de materiais, 1 m³ de água e 795 MJ de energia? No caso de um carro, os benefícios são ainda maiores: mais de 6 mil kg de emissões CO2, 688 kg de materiais e 55 m³ de água. Todas as poupanças somam e rapidamente se atinge um benefício muito significativo.

Basta ter em conta que, em 2021, foram vendidos 56 milhões de produtos nas nossas plataformas. Tudo somado, ajudamos a poupar 357 milhões de metros cúbicos de água, 34 milhões de toneladas de emissões CO2, 4.2 milhões de toneladas de materiais e 477 GJ de energia. Só a poupança em emissões de CO2 é equivalente à plantação de 204 milhões de árvores, um enorme contributo para a saúde de todos e para o ambiente.

Analisando apenas os dados de Portugal, as poupanças foram também muito significativas. Os quase 250 mil produtos vendidos no OLX em 2021 ajudaram a poupar 7 milhões de GJ de energia, 5 milhões de metros cúbicos de água, 528 milhões de kg de emissões CO2 e 64 milhões de kg de materiais.

Estes resultados enchem-nos de orgulho, mas não paramos.

O que o futuro nos reserva

O mercado em segunda mão é uma excelente forma para todos termos um impacto positivo no ambiente. Vender o que já não usas, ou comprar em segunda mão, pode ajudar a reduzir a quantidade de recursos que todos utilizamos. Há tantos produtos em todo o mundo que podem ter uma segunda, terceira ou mesmo quarta vida! Juntos, podemos aproveitar ao máximo o que temos.

Se estás curioso para saber mais sobre o impacto positivo das vendas em segunda mão nas nossas plataformas, visita o nosso site.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *