Ecoturismo: ajuda o planeta mesmo de férias!
Já ouviste falar em ecoturismo? Este é um tipo de turismo sustentável e vamos revelar-te alguns destinos que não podes perder nestas férias de verão!
O ecoturismo é um segmento turístico que utiliza, de forma sustentável, o património natural e cultural, tendo em vista a sua conservação e o desenvolvimento de uma consciência ambiental.
Em Portugal, esta vertente do turismo tem reunido mais adeptos, a cada ano que passa. Os turistas procuram uma forma de fazer as suas férias em equilíbrio com a natureza.
Pelo ecoturismo dá-se a conhecer localidades menos procuradas, bastante diferentes das zonas turísticas, proporcionando a tranquilidade e o contacto com a natureza a quem o procura. A oferta é grande e a maioria dos destinos rurais para praticar ecoturismo situam-se em várias áreas protegidas, que são reservas naturais. Uma grande parte em regiões montanhosas e oferecem paisagens incríveis, de espaços repletos de fauna e flora.
A ilha de São Miguel é também conhecida por “ilha verde” e tal deve-se ao paraíso com que nos presenteia de forma intocável. Conservação da natureza e sustentabilidade são as palavras de ordem.
Entre montanhas, vales, grutas e ribeiras, a ilha vulcânica já foi mesmo designada como a nova Islândia. Calça as botas de montanha e vai à descoberta!
Na visita à ilha não podes perder a Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa do Fogo e a Lagoa das Furnas. É no Vale das Furnas que vais encontrar as famosas fumarolas, as fendas naturais abertas no chão, de onde sai fumaça e onde é confecionado o tradicional cozido das Furnas.
Encontras ainda a Zona de Proteção Especial do Pico da Vara e Ribeira do Guilhermo, também conhecida por Terras do Priolo, o único lugar no mundo onde vive a pequena ave em risco de extinção. Depois de avistares um priolo, parte à procura dos cetáceos.
Por ser um dos destinos recomendados para ecoturismo em Portugal, a vila tem recebido cada vez mais turistas. Se optares pela Sertã não podes, jamais, esquecer-te de levar a câmara fotográfica atrás ou até de uma Go Pro!
Na Sertãs podes encontrar vestígios de arte rupestre, um vale xistoso e passear desde a Ribeira do Amioso até ao ponto mais alto na Serra de Alvelos, pelos vários percursos pedestres.
O património cultural é representado pelo Castelo da Sertã, entre outras igrejas, capelas e pontes e, a natureza, oferece-te ainda quatro praias fluviais para desfrutares o bom tempo.
No Alto Alentejo podes encontrar tradição, natureza, cultura e história. É aquele local que vai mesmo fazer-te esquecer que existem horas, enquanto desfrutas de todo o encanto que tens ao teu redor.
Parece que tudo o que precisas é de um chapéu de palha, uns óculos de sol, talvez uma garrafa de vinho ou um livro e de viver o momento!
Se não fores de estar parado, podes sempre realizar experiências alentejanas, observar aves e estrelas, passear a cavalo, de balão e até saltar de paraquedas.
Se fores em novembro, ainda vais a tempo de participar na apanha da azeitona, que é uma experiência de muitos séculos, que marca um dos símbolos do Alentejo. Depois podes saborear a antiga tradição de comer azeitonas em pão, depois de temperadas com sal e orégãos.
Bem perto ainda encontras a cidade raiana, Elvas, que para além de ser considerada Património Mundial da Humanidade, graças às suas muralhas e ao centro histórico, tem vários locais de interesse ao seu redor.
Para seguires os princípios do ecoturismo, prepara uma viagem responsável, isto é, faz o trabalho de casa. Antes de reservares as tuas férias, procura guias de informação sobre o destino que tens em mente. Informa-te sobre o meio ambiente, cultura e outros aspetos da reunião.
Planeia a viagem de modo a que a emissão de carbono seja a menor possível. Se possível, viaja de comboio. O alojamento também é importante e, da tua parte, podes contribuir para o alojamento local. Procura saber se a casa que tens em mente tem boas práticas em relação ao turismo.
Para umas férias responsáveis, mas divertidas, respeita os costumes locais, respeitando a sua cultura. Usa roupas adequadas e respeita os locais sagrados. Apoia a economia local e desfruta do património que a zona tem para te oferecer.
Conta com o OLX para te ajudar a reunir tudo o que precisas para umas férias inesquecíveis, ao mesmo tempo que ajudas o planeta por praticares um turismo sustentável!
Próximas leituras:
Deixe uma resposta