As entrevistas de emprego são sempre momentos de tensão. Mas com estas 11 dicas, é mais fácil criar uma excelente primeira impressão em qualquer recrutador e aumentar as probabilidades de conseguir aquele emprego de sonho.

1. Faz o trabalho de casa

Começa por pesquisar a empresa antes da entrevista. Estuda os principais dados disponíveis, lê as notícias, segue as redes sociais, visita o site da empresa. E, claro, estuda a fundo o descritivo da oferta de emprego, as competências necessárias e o tipo de experiência mais valorizada. Estas informações são vitais para entrar na entrevista com confiança.

2. Cria rapport

Os primeiros momentos da entrevista são importantes para criar uma ligação com o entrevistador. Para algumas pessoas, isso pode significar fazer conversa de circunstância, falar sobre os eventos atuais, ou até tentar introduzir algum humor numa situação que é tensa por natureza. Está atento à postura do entrevistador e segue-lhe o exemplo.

3. Tem atenção à comunicação não verbal

A comunicação não verbal é essencial durante a entrevista de emprego e pode fazer a diferença entre mostrar confiança ou nervosismo. Mantém uma postura ativa, sem ser demasiado rígida. Mantém o contato visual. Evita os “tiques” nervosos mais comuns como tocar na cara, ou mexer demasiado as mãos. A primeira impressão não verbal pode ser um ótimo começo – ou um final rápido – para a entrevista.

4. Ouve os entrevistadores

Uma das mais eficazes dicas para entrevistas de emprego é também uma das mais simples: ouvir. Desde o início da entrevista, o entrevistador vai passar informações importantes, direta ou indiretamente. Se não estás a ouvir, estás a perder uma grande oportunidade. Praticar uma escuta ativa implica não só ouvir, mas também fazer com que a pessoa do outro lado da mesa saiba que foi ouvido.

5. Não fales demasiado

Dizer ao entrevistador mais do que precisa de saber pode ser um erro fatal. Divagar ao responder às perguntas da entrevista de emprego transmite uma imagem de falta de foco que nenhum recrutador procura.

Mantém as respostas concisas e focadas, com uma estrutura clara com início, meio e fim. E lembra-te da velha máxima da comunicação: “o silêncio é de ouro”. Não tenhas receio de fazer pausas para enfatizar uma mensagem importante e deixar que a outra pessoa absorva o que estás a dizer. 

Artigo relacionado: 7 perguntas de entrevistas de emprego que deves preparar

6. À vontade não é à vontadinha

A entrevista é um momento profissional. Não se trata de fazer um novo amigo. O teu nível de familiaridade deve ser proporcional ao comportamento do entrevistador. É importante trazer energia e entusiasmo para a entrevista e fazer perguntas, mas sem ultrapassar o teu lugar como candidato à procura de emprego.

7. Pratica as respostas às perguntas mais comuns

Como dizia o pugilista Muhammad Ali, “todos têm um plano até levarem o primeiro murro”. E é exatamente isso que acontece com muitos candidatos.

Para muitas pessoas, a preparação incide mais sobre a melhor forma de explicar o seu CV do que em lidar com perguntas difíceis. Só que é a resposta a estas questões que muitos recrutadores mais valorizam e muitas são recorrentes, como a clássica “Porque és a pessoa certa para este trabalho?” ou “Porque decidiste sair do teu emprego atual?”. A melhor forma de garantir que a entrevista de emprego corre bem é ensaiar previamente a resposta a estas perguntas típicas.

8. Prepara as tuas perguntas com antecedência

Os entrevistadores esperam proatividade e interesse dos candidatos. Antes da entrevista, prepara uma lista de perguntas sobre a missão da empresa, a função e a estrutura. Fazer perguntas relevantes é a melhor forma de mostrar que queres saber mais sobre o cargo. Podes perguntar algo como “Quais seriam os meus KPIs nesta função?” ou “A quem estaria a reportar?”.

9. Dá exemplos práticos do teu trabalho

Durante a entrevista, é provável que sejas questionado sobre um emprego ou projeto específico que seja relevante para o cargo. É importante dar exemplos concretos e impactantes, em que tenhas contribuído de forma decisiva para um resultado extraordinário. Pensa no trabalho que fizeste em empregos anteriores que mostram que tens a experiência e as competências que o trabalho exigem.

10. Evita falar negativamente sobre os empregadores anteriores

As empresas querem contratar pessoas que resolvam problemas e que superaram situações difíceis. Se te estás a sentir desanimado com o teu trabalho atual, concentra-te em falar sobre o que ganhaste com essa experiência e o que desejas fazer a seguir. Acima de tudo, evita fazer comentários negativos sobre o teu empregador atual, a empresa ou o trabalho.

11. Termina a entrevista de emprego numa nota positiva

O final da entrevista de emprego é importante porque vai deixar uma impressão duradoura. Pergunta sempre qual é o próximo passo. Agradece ao entrevistador pelo seu tempo e reforça o teu interesse no trabalho. Sai com cortesia, um aperto de mão e um sorriso.

Se estás neste momento à procura de uma nova oportunidade, experimenta o portal Empregos do OLX. Aqui encontras dezenas de vagas nos mais variados setores, como Contabilidade, Marketing, Construção, Moda e muito mais.

Existem opções com ou sem experiência profissional e para diferentes níveis de escolaridade. Experimenta e encontra o teu emprego de sonho com apenas alguns cliques.


Próximas leituras:

17 dicas simples para poupar no supermercado
Descobre como poupar no supermercado sem esforço com estas 17 dicas simples …
IMI 2022: descobre quanto vais pagar este ano
O IMI ou Imposto Municipal sobre Imóveis é uma taxa anual que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.