Assegura-te de que tens o equipamento completo da mota antes de sentares-te no teu animal de estimação de aço e ires à estrada. O equipamento da mota, incluindo roupas e capacetes, é obrigatório para qualquer motociclista se quiseres andar em segurança.

O equipamento certo e de qualidade para motas pode salvar a tua vida. A roupa da motocicleta serve de proteção contra quedas e previne possíveis ferimentos. A maior parte da roupa fornece proteção adicional em locais como cotovelos, joelhos e coluna vertebral, ou seja, as áreas mais vulneráveis a acidentes. O mais importante é a qualidade do material de que é feito e o tamanho apropriado. 

A roupa não te deve perturbar enquanto conduzes, e deves estar confortável com ela. O couro é o material que oferece a mais incrível resistência quando se vai, mas não devemos esquecer do cinto. O equipamento essencial para motas inclui luvas, botas e um capacete. Antes de andares de mota, é sempre bom inspecionar o equipamento da tua motocicleta e verificar o seu uso e desgaste. Não hesites em comprar roupa nova de motociclismo, o que deve ser excitante. O couro é o mais popular entre os motociclistas, mas também se desgasta mais rapidamente. Para além do couro, os casacos de motociclismo são frequentemente feitos de Kevlar ou nylon, e o mesmo se aplica às luvas e calças

O capacete destina-se a proteger a cabeça ao cair do motor. Escolher um capacete não é tão simples como se poderia pensar porque é crucial seleccionar aquele que se adequa ao teu estilo de pilotagem. O uso adequado do capacete significa que deve ter o tamanho certo, por isso não deve mover-se sobre a cabeça porque significa que é demasiado grande, mas não o deves apertar, e deve estar firmemente preso. Para escolheres o tamanho certo, mede a circunferência da tua cabeça. Um capacete autêntico é aquele em que não podes mover a tua cabeça para cima ou para baixo e para a esquerda ou direita. Existem diferentes modelos de capacete no mercado. Nós distinguimos entre capacetes abertos, semiabertos e fechados, os mais seguros.

O equipamento da motocicleta é definido por lei em alguns países porque a segurança dos motociclistas na estrada deve ser aumentada. Só precisamos de um capacete, mas é recomendável ter roupa de proteção. Quando comprares, não ligues apenas ao preço, porque um bom equipamento de motociclismo pode ser o que te vai salvar a vida.

Os motociclistas são mais propensos a serem apanhados no ângulo morto de um condutor de um carro. Apesar destas preocupações, várias vantagens incluem uma forma de transporte mais rápida e menos cara em comparação com os veículos de passageiros, por exemplo um carro. Além disso, os veículos são mais propensos a ficar parados no trânsito, onde um motociclista pode manobrar à sua volta. Isto é especialmente útil durante a hora de ponta nas grandes cidades, quando todos os empregados deixam os seus locais de trabalho simultaneamente no final do dia. No entanto, com o equipamento certo, poderás tomar medidas extra e evitar ferimentos graves em caso de acidente.

Capacete de Motociclista

Colocamos um capacete que protege a cabeça em primeiro lugar! Infelizmente, podemos muitas vezes ver alguém a conduzir uma mota ou uma scooter sem capacete na cidade. Isto é um grande erro porque representa uma exposição adicional desnecessária ao risco de lesões ao cair. Por isso, primeiro, vamos começar com a coisa mais banal que deve ser usada com um capacete. Cada tipo de capacete tem uma viseira, e vamos explicar-te porque é que a viseira é vital com um exemplo prático: “Quando andas de mota, há uma grande probabilidade de um inseto entrar no teu olho, o que pode interferir com a tua condução”.

Outra coisa é que tens de usar um capacete porque a cabeça é a parte mais sensível do corpo e é frequentemente atingida ao cair. Uma queda incómoda de uma mota pode pôr a tua vida em perigo se caíres de forma incómoda e bateres com a cabeça em alguma coisa. E imagina a consequência de uma potencial queda de uma velocidade muito maior sem um capacete.

Hoje em dia, os capacetes já não são caros, e por cerca de 100 euros, podes obter um excelente capacete que é homologado pela CE e que te irá proteger.

Mesmo que tenhas um capacete mais antigo, tem em mente que os fabricantes recomendam a substituição do capacete após cinco anos. Se o capacete sofreu um golpe, precisa de ser substituído imediatamente.

Capacete de Motociclista 

Equipamento obrigatório para andares de motociclo
Capacete de Motociclista

Botas de Motas

As botas de mota nunca foram exigidas por lei em nenhum país, no entanto afetam significativamente a segurança dos motociclistas. Quando os motociclistas não usam botas, os seus sapatos voam frequentemente depois de um acidente, deixando-os com os pés descalços que são mais suscetíveis de receber ferimentos graves. Quando compram botas, é essencial certificares-te de que elas têm de estar acima do tornozelo para obterem o apoio necessário. As botas de couro, por exemplo, podem oferecer mais proteção aos teus pés do que os ténis. Quando comprares botas, certifica-te de que elas têm tração e que o teu pé não escorrega acidentalmente do pedal quando andas e faz-te perder o foco na estrada.

Botas de Motas
Botas de Motos

Casaco de Mota

Um casaco de mota é outro equipamento essencial que um piloto deve ter para evitar lesões graves. É uma das peças mais comuns de equipamento de segurança usado pelos motociclistas, mas muitos deles fazem-no por razões cosméticas. Muitos motociclistas admitem ser proprietários de múltiplos casacos de motociclismo.

Ao selecionares um casaco, a qualidade de som é típica. Vais querer garantir que é construído com materiais de alta qualidade e materiais que não se desvanecem nem se desgastam quando arrastado através da gravilha. Outra coisa a considerar é se o casaco vai-te provocar um sobreaquecimento. É recomendado que tenhas vários casacos: um para o frio do Inverno e outro para os meses de Verão a altas temperaturas.

Casaco de Mota
Jaquetas de Motos

Luvas de Motocicleta

As luvas de mota são outro equipamento de segurança essencial para evitar ferimentos graves. A National Highway Traffic Safety Administration recomenda o couro. As luvas de motocicleta não são necessárias em nenhum país, mas são equipamento vital que todos os motociclistas devem levar.

Quando compras luvas de mota, é essencial procurar aquelas que não escorreguem e terem uma boa aderência. Além disso, um piloto deve certificar-se de que as luvas têm o tamanho correto e que não se soltam em caso de acidente. Finalmente, duas questões comuns a evitar na compra de luvas são o comprimento dos dedos longos e o material que aquece rapidamente, gerando mãos suadas que tornam a condução mais difícil.

Luvas de Motocicleta
Luvas de Motocicleta

Calças de Motos

Como um casaco de mota, as calças são essenciais para proteger a parte inferior do teu corpo de lesões significativas no caso de um acidente de automóvel. Infelizmente, as calças de mota são um dos itens de equipamento mais subvalorizados que os condutores optam por prescindir. Por outro lado, as calças de motociclista progrediram para materiais mais confortáveis, que não são tão leves como o poliéster e não tão duros como o couro, graças aos avanços da tecnologia. Quando comprares calças de motociclismo, uma coisa a lembrar é que elas têm painéis em locais críticos para evitar ferimentos graves.

Calças de Motos
Calças de Motocicleta

Palavras finais

Chegámos ao fim da nossa lista das peças de equipamento mais essenciais e obrigatórias que vais precisar enquanto conduzes uma mota. Cada peça de equipamento pode salvar-te de ferimentos e salvar-te a vida. Neste blogue, podes descobrir porque é importante tê-los. Como todos sabemos, a segurança é a preocupação número um. Enquanto compras o equipamento, certifica-te de que é feito de materiais de qualidade. Lembra-te que eles podem salvar-te a vida, e não te deves preocupar se isso custa mais ou menos, uma vez que a tua vida é mais importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.