A escalada é um desporto completo, revigorante e uma excelente forma de estar em contacto com a natureza. À semelhança de outras atividades de montanha, exige algum treino e alguns itens indispensáveis para dar os primeiros passos. Estes são os acessórios indispensáveis que um kit de escalada desportiva deve conter.

1. Pés de gato ou calçado de escalada

Os pés de gato são uns sapatos técnicos que se ajustam bem ao pé, para que a sensibilidade seja maior quando em contacto com a rocha. Este é um item essencial para escalada, pois proporciona uma aderência superior à do calçado normal.

As solas possuem diferentes graus de rigidez, consoante o uso que venham a ter. O fecho pode ser de cordões ou com velcro, sendo esta última opção a mais comum no mercado, dada a facilidade de colocar e retirar.

Na hora de escolher uns pés de gato, é importante que sejam um pouco menores do que o calçado habitual. Quem está a começar, deve optar por formas mais retas, sem muitos pontos, para conseguir que o pé adquira uma forma mais natural.

Artigo relacionado: As melhores sapatilhas running até 100€

2. Cordas de escalada

A corda é outro elemento essencial que permite amortecer a queda, mas existem vários tipos dependendo da via ou a parede, com vários diâmetros e comprimentos.

É importante escolher o comprimento da corda tendo em conta a altura e o perfil da parede. Já o diâmetro vai depender do nível do escalador. Quanto menor for o diâmetro, mais leve e fluida será a corda, mas vai exigir um maior controlo. As cordas de 10 mm ou mais são mais seguras e fáceis de apertar, pelo que são indicadas para principiantes.

3. Arnês

O arnês é outro dos itens essenciais no que respeita à segurança na escalada: une o corpo à corda, às fitas expresso e à rocha. Existem diferentes tipos e desenhos, que variam de acordo com a atividade. Na escolha, é necessário ter atenção a morfologia e ao tipo de uso.

O tamanho correto do arnês e o design ergonómico ajudam a distribuir o peso uniformemente para garantir uma ascensão segura e confortável. Além disso, é importante garantir que a referência técnica do arnês é a norma EN 12277.

4. Mosquetões

Os mosquetões permite fixar a corda, amarrar-se ou descer em rappel, e são outro elemento imprescindível para praticar escalada com segurança, tanto em paredes outdoor ou indoor. Normalmente, servem como elemento de segurança e conexão entre o escalador e um suporte de parede ou para afixar a corda à parede.

Tal como no restante equipamento, a escolha depende do tipo de utilização (de progressão ou de segurança), da forma (existem mosquetões em “D” ou mosquetões em forma de pera ou HMS), e do sistema de bloqueio (que pode ser automático ou em rosca).

5. Quickdraws

Os quickdraws ou fitas expresso são dois mosquetões sem fecho de segurança unidos por uma fita, que prendem a corda aos pontos de ancoragem da rocha ou parede, pelo que devem ser fáceis e rápidos de abrir. Um destes mosquetões é direito para se fixar facilmente a um ponto de segurança fixo à rocha, e o outro é curvo para passar a corda por dentro. Desta forma, é possível subir em segurança.

Artigo relacionado: 10 produtos essenciais para praticar snorkeling

6. Capacete

O capacete é essencial para fazer escalada. Além de proteger de quedas, solavancos e projeções, também o faz contra pedras ou galhos. É importante escolher um capacete certificado e que se ajuste perfeitamente à cabeça. Além disso, outros fatores como o ajuste, a leveza, a ventilação e estrutura devem ser considerados na escolha de um modelo.

7. Magnésio

O magnésio não pode faltar na prática de escalada. A sua função principal é remover a humidade e evitar que as mãos suem e escorreguem. Graças ao magnésio, a aderência à rocha ou parede aumenta, permitindo que a atividade seja feita com maior segurança.

Equipa-te da cabeça aos pés com o OLX, onde podes encontrar tudo o que precisas para começar a praticar escalada. Lembra-te que também podes vender o material que já não usas e conseguir algum dinheiro para equipamento mais atualizado.


Próximas leituras:

Tudo o que precisa para começar a caminhar
Há um mundo grande e bonito do lado de fora da sua …
Tudo o que precisa para começar a escalar (cordas, mochila, material de segurança)
Escalar rochas é um passatempo que vale a pena se procura fitness, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.