Quando se trata de cuidados faciais, a maioria de nós concentra toda a nossa atenção na pele facial, prevenindo o aparecimento de rugas e linhas finas, bem como, claro, a hidratação e o uso de produtos cosméticos e tratamentos para tipos de pele específicos. E o que acontece quando se trata de lábios? Nós evitamos todos os cuidados ao uso regular de bálsamos por algum milagre. No entanto, isso não é suficiente. A pele dos lábios é suscetível a estímulos externos, porque é fina e delicada, e propensa a rachar. Lábios rachados não são o visual que procuramos porque tiram a beleza de todo o rosto, e nem todos os batons terão o aspeto que deveriam. Além disso, o cuidado e o uso adequado de certos ingredientes terá um efeito benéfico na grossura dos teus lábios!

Por isso, sugerimos-te que reserves um lugar especial na tua rotina para esfoliantes naturais para lábios mais cheios, o que com certeza te irá surpreender com os seus resultados!

Um dos principais trunfos da beleza feminina é a suavidade e sedosidade dos lábios, que cativam sempre com a sua sensualidade. O efeito é completo mesmo quando colocas o teu batom favorito – vermelho vivo, cíclame, ou alguns tons mais neutros.

A parte introdutória apontou o quão importante é que os teus lábios sejam nutridos para serem suaves e a base perfeita para o batom ou gloss. Mas o que todas as mulheres também querem é o efeito de lábios mais cheios. Por isso, várias intervenções de cirurgia estética têm sido populares para atingir o  objetivodesejado nos últimos anos. Ainda assim, como as nossas simpatias estão sempre do lado dos tratamentos naturais, iremos sugerir apenas aquelas que irão produzir plenitude e nutrir a pele dos teus lábios.

O que é esfoliante para lábios?

Se fazes esfoliação facial regularmente, sabes que a sensação após a lavagem é fantástica. A pele é lisa e macia ao toque. Desejamos que essa sensação dure. Os lábios não diferem muito da pele porque precisam de uma limpeza regular. O esfoliante labial envolve a remoção do excesso de gordura, células mortas e sujidade da sua superfície. Ao esfregares regularmente os teus lábios, tornarás o teu trabalho mais fácil para os seus cuidados.

O que é esfoliante para lábios?
Lip scrub

Lê alguns exemplos de esfoliantes totalmente naturais no nosso artigo para um visual mais completo e nutrido.

Esfoliante de lábios com mel e açúcar

Esta é uma combinação fantástica para conseguires os efeitos acima de 2 em 1. Além disso, o mel terá um efeito antibacteriano na pele dos teus lábios, e a vitamina E contida nele irá alimentá-los e hidratá-los. O açúcar irá esfoliar e remover as células mortas, mas irritará os teus lábios. Não fiques confuso se os teus lábios estiverem a corar.

Esfoliante de lábios com mel e açúcar
Honey and sugar

Só precisas de uma colher de sopa de mel e meia colher de sopa de açúcar – pode ser de cristal simples ou castanho com grãos tão grandes quanto possível. Podes também adicionar algumas gotas de óleo de amêndoa, o que tornará a pele dos lábios ainda mais suave. Mistura tudo bem, depois aplica nos lábios, deixa actuar durante 5 minutos, e começa a massajar e a esfregar o esfoliante num movimento circular. Mais uma vez, não sejas indelicado para não irritares a pele. O esfoliante deve durar mais alguns minutos.

Depois, lava com água morna. Sugerimos fazer esta esfoliação mesmo antes de aplicar a maquilhagem para o melhor efeito.

Esfoliante de lábios de óleo de coco e de canela

Aqui está outra combinação que te permitirá cuidar de lábios mais cheios em simultâneo e fazer efeito. O óleo de coco é conhecido pelo seu excepcional poder hidratante – é rico em ácidos e gorduras que afetam a pele, e a canela é, neste caso, uma substância que irrita os teus lábios. Nota que a canela tem uma função ainda mais pronunciada em termos do efeito de aumento dos lábios no açúcar, que é um ingrediente do esfoliante anterior.

Esfoliante de lábios de óleo de coco e de canela
Cinnamon and coconut oil

Mistura meia colher de chá de óleo de coco sólido com uma colher de chá de canela. Mistura bem, aplicar nos lábios, deixa actuar durante 5 minutos e depois usa o procedimento de esfoliação da mesma forma que já foi descrito na secção anterior. A canela terá um efeito de “plumping” nos teus lábios, ou seja, inchar os teus lábios, por isso este tratamento pode ser desconfortável se fores sensível, mas o resultado será significativo.

Esfoliante de lábios com açúcar e limão

O açúcar e o limão combinam bem na esfoliação dos lábios porque enquanto o açúcar remove o excesso, o limão desinfecta e refresca. Além disso, o limão remove perfeitamente a sujidade e a gordura se estiver na membrana mucosa.

Esfoliante de lábios com açúcar e limão
Lemon and sugar scrub

Põe uma colher de chá de açúcar num tabuleiro. Depois, corta o limão ao meio. Usa uma metade e espreme o sumo num tabuleiro com açúcar, se necessário. O açúcar precisa de estar húmido para ser aplicado nos teus lábios. Bate suavemente nos teus lábios com esta mistura, e verás que este esfoliante irá regenerar a membrana mucosa dos lábios por completo depois disso. Se tiveres feridas nos teus lábios, evita esta receita. Nesse caso, o açúcar combinado com o azeite pode ser uma solução melhor para ti.

Esfoliante de lábios com sal marinho e vaselina

A vaselina, tal como a glicerina, é um produto universal de cuidado da pele e das membranas mucosas. Hidrata e nutre excelentemente a pele do rosto e é frequentemente recomendada para peles sensíveis. Para além disso, cria uma película protetora nos lábios para a poderes usar em vez de batom.

Podes fazer um excelente esfoliante labial misturando um pouco de vaselina com sal marinho. O sal marinho é ligeiramente maior do que o sal comum na nossa dieta. Vamos combiná-lo com vaselina para um excelente tratamento dos lábios e experimentar a receita com açúcar e vaselina. O procedimento para fazer o esfoliante é o mesmo.

Esfoliante de lábios com sal marinho e vaselina
Vaseline

Mistura um pouco de creme ou gel de vaselina com meia colher de chá de sal marinho. Mistura os ingredientes e aplica o esfoliante nos lábios com os teus dedos ou com um pincel mais macio. Esfrega os teus lábios levemente, sem pressão. Quando estimares que estão limpos, remove o excesso com um lenço de papel ou lava com água quente. Durante este tempo, a membrana mucosa dos lábios deve absorver vaselina, para não teres de usar bálsamo labial. O resultado são lábios suaves e macios ao toque.

Outro grande produto para os lábios vem da natureza. É o aloé vera.

Esfoliante de lábios com aloé vera

O Aloé Vera é um alimento inviolável quando hidrata a pele e as membranas mucosas. Os lábios secos são um sinal de falta de água, por isso mantém isto em mente quando encontrares este sintoma.

Uma das formas rápidas de os regenerar pode ser o esfoliante à base de sumo de aloé em combinação com açúcar ou sal marinho. Por exemplo, mistura meia colher de chá de açúcar com um pouco de sumo de aloé, e já está um ótimo esfoliante labial. Podes usar este esfoliante duas vezes por semana antes de deitares-te, para melhores resultados.

Esfoliante de lábios com aloé vera
Aloe vera

Palavras finais

Neste post, aprendeste como os lábios são essenciais nas nossas vidas, por isso precisamos cuidar deles. Também podes aprender a fazer o esfoliante labial perfeito em casa com ingredientes totalmente naturais que te darão o efeito de hidratação e lábios mais cheios.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *