Está na altura de trocares a bomba de água do teu carro?
Como saber se está na altura de substituíres a bomba de água do teu carro? Revelamos-te tudo neste artigo.
Quando precisa de ser substituída uma bomba de água? Esta é uma pergunta que muitos condutores fazem. Apesar de as bombas de água terem um longo intervalo de manutenção, isto não significa que os proprietários dos automóveis subestimem a eventual necessidade de instalar uma nova. Embora as bombas de água se desgastem com o tempo, os fatores considerados negligentes são os principais responsáveis por acelerar este processo.
Bombas de água e correias de distribuição têm vidas úteis semelhantes. Por isso, é recomendado que se substituam os dois componentes ao mesmo tempo. Tal garante não apenas uma manutenção eficiente e segura, como, também, reduz os custos de mão de obra e o período de inatividade do carro.
Partindo do princípio que se trata de uma bomba de água durável e fiável, há dois fatores que desempenham um papel importante para a sua longevidade: instalação e qualidade da bomba de água e manutenção do sistema de refrigeração.
Procuras peças para o teu carro?
A vida útil específica da bomba de água varia de acordo com o modelo do veículo e o tipo de sistema de refrigeração de que dispõe. É altamente recomendável, em primeiro lugar, que encontres uma marca de qualidade na qual podes confiar antes de ser instalada a nova bomba de água. Em segundo, deves zelar para que o mecânico siga as recomendações especificadas no manual do proprietário do carro no momento de instalar o novo componente.
Além disso, a necessidade de instalares uma bomba de água novinha em folha dependerá, em grande medida, do estilo de condução que adotares ao longo dos anos. Se levares a sério a manutenção preventiva e a atenção ao sistema de refrigeração do carro, uma bomba de água de qualidade pode durar até 160.000 quilómetros, dependendo do modelo do veículo.
Entre as causas mais comuns de danos na bomba de água, estão as fugas, o uso inadequado de selante e a utilização de líquido de refrigerante errado, que causam danos por cavitação e corrosão. A maior parte do desgaste ocorre dentro do componente. Por isso, muitas vezes o problema é apenas detetado quando ele é aberto.
A manutenção regular deve incluir a desmontagem da bomba de água para verificar, com precisão, o desgaste das peças centrais. No entanto, existem vários sinais aparentes de mau funcionamento. Em baixo, indicamos-te os sintomas mais comuns de avaria na bomba de água.
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Uma fuga na bomba de água é das indicações mais evidentes e frequentes de avaria, tornando-se num sinal claro de que está na hora de instalares uma nova. Fugas no líquido de refrigeração levam à existência de uma poça de líquido colorido (geralmente verde, cor-de-laranja ou vermelho) no chão, onde o carro está estacionado.
Tal ocorre porque o líquido de refrigeração é armazenado na bomba de água com a ajuda de juntas e selantes. Se um desses componentes estiver desgastado, ficar com folga ou fissura, o líquido de refrigeração pode verter para fora do motor.
Se for este o caso, deves levar o teu carro o mais rapidamente possível até à oficina mais próxima, pois pode significar uma correção relativamente fácil e menos dispendiosa.
Se ouves um ruído agudo que vem da frente do carro enquanto aceleras, pode ser sinal de que a bomba de água está perto do seu final de vida. A bomba necessita de correias, polias e rolamentos para funcionar. Se um destes componentes apresentar folga ou desgaste, emitirá um som comummente descrito como zumbido harmónico.
Em muitos casos, a correia pode ser o componente responsável por emitir esse som. Substituí-la juntamente com a manutenção preconizada pelo fabricante do veículo, irá manter-te “protegido” contra a ocorrência de danos mais graves no motor.
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Uma bomba de água “moribunda” não consegue fazer circular o líquido de refrigeração. Resultado: o motor sobreaquece ou funciona a temperaturas instáveis. Se o motor ficar muito quente, a possibilidade de ocorrerem danos graves é extremamente elevada.
O sobreaquecimento do motor pode danificar seriamente pistões, cilindros e a junta da cabeça, resultando em avarias graves. Portanto, fica de olho no indicador do nível de temperatura. Caso detetes um aumento considerável desta, leva o carro logo a uma oficina. Se não o fizeres, o problema pode acabar por não ter reparação.
O ar que entra através de uma tampa de pressão defeituosa, líquido de refrigeração do motor não compatível ou sujo, acumulação de minerais e até mesmo a idade podem corroer a bomba de água do teu carro. A ferrugem e corrosão nas superfícies da bomba fazem com que esta seja incapaz de fazer circular o líquido de refrigeração.
Ferrugem ou pequenos orifícios na superfície da bomba de água acabarão por danificar os rotores desta e a junção entre o bloco e a bomba, reduzindo a sua eficiência. Ao suspeitares da necessidade de instalar uma nova bomba de água, abre o capot e procura sinais de ferrugem e corrosão no exterior da bomba. Se eles forem visíveis, está na hora de trocares a bomba de água, pois se estiver corroída ou danificada não funcionará corretamente.
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