Se procuras melhorar a estética do teu espaço de vida, uma planta de casa é um bom lugar para começar. As plantas trazem um toque de natureza ao teu espaço. Isto pode ser conseguido através de um suporte para plantas na tua casa. A beleza dela, podes facilmente fazer uma para ti em casa usando materiais facilmente disponíveis. 

Uma opção é que podes facilmente transformar uma palete de madeira num fantástico suporte para plantas. Tudo o que precisas é de uma palete de madeira, alguns pregos, uma folha de nylon, uma planta em vaso, um pouco de entusiasmo e estás pronto para ir.

As paletes de madeira são uma boa opção, pois permitem-te ter muitos compartimentos para as tuas plantas. Uma palete pode facilmente criar espaço para seis compartimentos, o que é muito. 

Aqui está um guia passo-a-passo sobre como podes criar o teu próprio suporte para as plantas. 

PASSO 1

Estante para plantas DIY
PASSO 1
Pinterest.com

O primeiro passo é remover algumas barras da palete. Isto irá criar um espaço de germinação e permitir que a luz chegue às plantas. As plantas precisam de luz suficiente para crescerem e parecerem saudáveis. Usando um martelo ou um pé-de-cabra, remove cuidadosamente duas barras da palete, como mostra a imagem abaixo. Não deites as tábuas fora pois serão usadas no próximo passo.

PASSO 2

Estante para plantas DIY
PASSO 2
Pinterest.com

Vira a palete e coloca as duas barras que acabaste de remover, como mostrado em baixo, e prega-as perpendicularmente aos lados das duas tábuas superiores. Isto irá criar compartimentos que irão segurar as plantas. Como não estamos a usar vasos, os compartimentos devem ser colocados de forma a que fixem a terra das plantas. As duas tábuas removidas servirão de base para os compartimentos.

PASSO 3

Estante para plantas DIY
PASSO 3
Pinterest.com

Podes pintar a palete com a cor da tua escolha para corresponder ao local onde a pretendes colocar. Em alternativa, poderás pintar verniz transparente. O verniz irá tornar a madeira resistente à água e manter a cor natural da madeira, que é normalmente terrosa e apelativa. 

Pintando-a de preto também cria um bonito apelo de quadro negro onde podes escrever ou desenhar mais tarde. Mostra o teu lado criativo com a tinta.

PASSO 4

Estante para plantas DIY
PASSO 4
Pinterest.com

Vira a palete de modo a que o compartimento fique virado para cima. Isto dará uma visão clara de onde colocar o papel de nylon. Isto forma um compartimento impermeável onde a planta deve ser plantada. A folha de nylon irá formar a cama onde está o solo. Também vais precisar de regar as plantas regularmente. O papel de nylon é importante porque impede a água de passar por ele. O excesso de água irá danificar a madeira e causar uma confusão lamacenta. Coloca papel de nylon nos compartimentos para alinhar as paredes. Certifica-te de que o papel não se destaca, pois, pode arruinar a estética da bancada. Usa fita adesiva de duas faces ou uma pistola de agrafos para fazer esta barreira.

PASSO 5

Estante para plantas DIY
PASSO 5
Pinterest.com

Agora estás pronto para colocar terra nos compartimentos. Mas primeiro, coloca seixos na cama de plástico. Uma vez que estamos a usar um tecido de barreira de erva como cama, que não é suscetível de drenagem, a adição de seixos permitirá uma drenagem adequada. Coloca seixos suficientes para cobrir a base do saco que tem cerca de uma polegada. Agora podes adicionar terra ao compartimento. Ter o tipo certo de terra é importante, dependendo do tipo de plantas que pretendes usar. A terra de jardinagem do teu ambiente pode ser usada ou podes comprar terra de jardinagem composta, que é composta por uma mistura ideal para uso em compartimentos. É importante notar que diferentes plantas podem ter requisitos diferentes no que diz respeito às suas necessidades de solo. Por isso será prudente fazer alguma pesquisa de fundo sobre as plantas que pretendes usar para te ajudar a escolher o tipo certo de solo a usar. Enche o compartimento até ao topo, deixando apenas alguns centímetros de terra.

PASSO 6

Estante para plantas DIY
PASSO 6
Pinterest.com

Agora coloca a tua planta no compartimento. É importante usar plantas com raízes rasas porque não serão atrofiadas pela base do compartimento. Uma boa escolha de uma planta pode ser plantas que tenham gavinhas como o maracujá, tomate, berinjela, morangos, abobrinhas ou ervas aromáticas. Podes também optar por uma flor.

PASSO 7

Estante para plantas DIY
PASSO 7
Pinterest.com

Agora é altura de posicionares a palete onde pretendes. Escolhe um local que permita que a luz do sol e o calor cheguem facilmente à tua planta. O bom de uma palete de plantas é que é facilmente deslocável para poderes sempre mudar o local de acordo com as tuas necessidades e as da planta. Um suporte para plantas de pelota pode ser colocado em casa , numa varanda, no exterior num jardim, ou mesmo montado numa parede.

Estantes Alternativas

Em alternativa, uma palete pode ser reequipada para servir de suporte de plantas sem necessidade de ferramentas. Ao contrário de antes, quando algumas tábuas tinham de ser removidas da palete e pregadas de forma diferente, podes optar por manter a palete como está. No entanto, terás de adquirir algumas plantas em vaso na tua loja local e alguns fechos de correr ou uma corda. 

Só precisas de encontrar uma palete de madeira e colocá-la de forma a que as tábuas/barras da palete fiquem perpendiculares ao chão. As paletes colocadas desta forma irão criar automaticamente prateleiras que atuam como grandes suportes de plantas.

Talvez tenhas de pintar de novo a palete para lhe dar uma boa estética. Escolhe vasos de plantas com cores, formas e tamanhos diferentes para melhorar a aparência.

Estante para plantas DIY
Estantes Alternativas
https://i.pinimg.com/564x/48/64/38/48643898d41ab06dd5083d79652caa3f.jpg

É uma boa opção uma vez que é portátil e também pode ser montada. A palete também pode ser reutilizada no futuro e colocada para outros usos.

Uma estante de plantas maior

Para a plantação ao ar livre e necessidade de plantar em vasos maiores, as paletes ainda oferecem soluções surpreendentes. Coloca duas paletes encostadas uma à outra para formar uma forma A. 

Depois coloca duas tábuas de madeira paralelas ao chão através das paletes. As tábuas podem estender-se para além da estrutura em A criada pelas paletes. As tábuas vão formar suportes onde as panelas podem ser colocadas. As paletes são fortes e suportam muito peso, mas terás de ter cuidado ao colocares as panelas para equilibrar o peso.

Mostra no teu lado criativo com a seleção de potes, uma vez que o suporte pode suportar tamanhos maiores e mais peso. Escolhe potes de diferentes tamanhos com diferentes formas e cores. 

Estante para plantas DIY
Uma estante de plantas maior

https://i.pinimg.com/564x/ca/de/1a/cade1abef272afbc76ecc876c79e1858.jpg

Palavras finais!

Uma estante de plantas tem muitas razões para ser uma boa escolha. É barato e fácil de fazer. Não requer nenhum conhecimento técnico para ser feito. Também não precisas de comprar vasos para as plantas. 

A estante também ocupa muito pouco espaço e dá-te a oportunidade de plantar mais do que uma planta. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.