Portugal está a braços com um número crescente de ataques cibernéticos, nos quais se inclui o Phishing, uma das ameaças mais comuns às compras online. Descobre o que é este tipo de ataque, como prevenir e o que fazer se fores vítima de hackers.

O que é o phishing?

Phishing é uma forma de ciberataque que usa um e-mail, SMS ou mensagem de Whatsapp como arma. O objetivo é fazer com que o destinatário acredite que a mensagem é algo que deseja ou precisa – um alerta do banco, por exemplo, ou uma solicitação de um colega de trabalho. É um dos tipos mais antigos de ataque cibernético, que data pelo menos dos anos 90, e ainda é um dos mais difundidos, com mensagens e técnicas cada vez mais sofisticadas. Quando clicas num link ou descarregas o anexo enviado, o hacker ganha acesso à tua informação pessoal.

O que realmente distingue o phishing é a forma que a mensagem assume: algumas estão muito bem produzidas. O site parece semelhante a uma empresa de confiança. A pessoa que as envia parece ser real. No entanto, existem formas de reconhecer e prevenir estes ataques.

Verifica se o link é verdadeiro aqui

Como verificar se o link é mesmo do OLX

Recebeste um endereço/URL para “Receber/Obter Dinheiro” de uma entrega OLX? Coloca o endereço completo na opção abaixo (inclui https://) e confirma se é o verdadeiro OLX:

– Se o resultado for verde, o endereço é autêntico

– Se o resultado for vermelho, é uma tentativa de phishing ou fraude – não coloques quaisquer dados nessa página!

As entregas OLX são sempre iniciadas pelo vendedor. Se fizeres um envio à cobrança, o pagamento do artigo é feito pelo comprador diretamente aos CTT.

Como prevenir ataques de phishing

Ao utilizar os canais do OLX, existem várias medidas que deves seguir para colocar a tua segurança em primeiro lugar e fazeres compras online seguras:

  • Mantém a conversa no chat do OLX. O chat do OLX é o canal de comunicação mais seguro, onde o OLX te pode proteger em caso de fraude. Não abras anexos, não cliques em botões ou links. Fica no chat.
  • Não forneças informações pessoais ou dados financeiros em redes sociais ou plataformas de mensagens. Se receberes uma mensagem onde te dizem que fizeram um “adiantamento de pagamento” com um link, não abras o site. O link partilhado poderá ser referente a um site falso do OLX que é utilizado para obter os dados do teu cartão. Certifica-te de que o endereço do site na barra de navegação começa com “https” (e não “http“), o que significa que é seguro (por exemplo, https://www.olx.pt/ e https: // http://www.olx.pt/lp/entregas-olx/) e se o URL é o correto. Não forneças a ninguém o saldo da tua conta bancária.
  • Não acedas a páginas da web para inserir os dados do teu cartão. O cartão é usado para fazer pagamentos e não para receber dinheiro no cartão. Portanto, NÃO dês os dados do teu cartão (número, data de validade e CVV/CCV), a outras pessoas que afirmam que fizeram um pagamento adiantado. Nunca é enviada uma mensagem com um código de autorização para receber dinheiro, e se enviares algum código, significa que estás realmente a autorizar um pagamento.
  • Procura erros de ortografia. As mensagens fraudulentas podem incluir erros ou expressões incorretas.

Recebeste um SMS ou Whatsapp e não tens a certeza se o site referido é mesmo o OLX? Há uma forma simples e rápida de aumentar a segurança das compras online: basta verificar o link enviado na página de segurança OLX.

Fui vítima de um ataque de phishing. E agora?

Se percebeste que o site em que introduziste informações sensíveis não era o OLX, podes estar a ser vítima de phishing. O phishing é um crime, em que um atacante se faz passar por uma marca para roubar os dados dos utilizadores.

  • Notifica imediatamente o teu banco. Comunica o problema para que possam bloquear o cartão.
  • Bloqueia o número de telefone do atacante.
  • Envia-nos o link e uma captura de ecrã para a página falsa. Através do nosso formulário para podermos bloquear esse link com a máxima urgência

Apresenta uma queixa eletrónica. Guarda a cópia da reclamação.

OLX, juntos por compras online mais seguras

Para nós, a segurança é a primeira prioridade. Todos os dias, desenvolvemos novas formas de tornar as compras online mais seguras, e ferramentas que tornam a experiência digital dos utilizadores mais confiável. Mas a segurança online depende de todos. Evita comportamentos de risco, suspeita de negócios demasiado bons, nunca partilhes informações pessoais e segue estas recomendações para estares a salvo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.