Podes começar a planear antes do inverno, de maneira a receberes a madeira enquanto está seca. No entanto,a madeira é apenas a primeira parte da preparação, também é vital ter um espaço de armazenamento, como uma barraca para lenha, onde podes manter a tua madeira seca e guardá-la pronta para uso.

A lenha molhada é impossível de queimar, e é uma escolha inteligente para aprender a criar um local seco e útil para armazenar a tua lenha. Fazer isto não só vai deixar a madeira arder melhor, mas o teu quintal vai ficar muito melhor. No entanto, neste artigo, vamos discutir 10 projetos com madeira DIY que podes criar. Continuar a ler para explorar mais.

Construir um barracão-alpendre ao Lado de uma Estrutura Existente

Esta é a um dos barracões mais fáceisde construir. Como o nome indica, o barracão-alpendre é um barracão apoiado numa estrutura. Se tens uma estrutura, como uma garagem ou uma cerca,podes usar a parede traseira para construir um barracão-alpende de madeira. O fluxo de ar é vital na madeira, por isso é aconselhável construir o barracão adjacente à estrutura existente. Não teesqueças de adicionar um telhado para manter longea chuva, orvalho e neve.

Construir um barracãocom paletes

Construir um barracãocom paletes
Fonte: Pixabay

As paletes de madeira são materiais de construção versáteis que podem ser usados para construir as estruturas mais selvagens. São duráveis e vêm em tamanhos relativamente padrão, tornando-as fáceis de trabalhar. Não te surpreendas que também possam ser usadas na construção de um barracão.

Podes construir um barracão com estas paletes recicladas. Aparafusa-nas para formar três paredes colocadas de lado em torno de um piso de paletes, e usa a quarta palete como telhado. Podes usar as paletes como estão, ou cortá-las nos tamanhos que quiseres.

Considera um design em A

Considera um design em A
Fonte: Pixabay

As estruturas em A adotadas em casas de montanha porque são excelentes a proteger-te do tempo. Os lados inclinados impedem que a neve e a chuva se amontoem no telhado. Podes tomar isto como uma inspiração e copiareste design. Os desenhos de madeira em A rapidamente derramarão chuva e neve, garantindo que a lenha permaneça seca independentemente da estação do ano.

Uma coisa sobre as estruturas em A é que são bastante fáceis de construir. Os materiais que precisaspara a construir são apenas uma base de paletes.

Construa uma armação de poste estilo celeiro

Os barracões de madeira estilo celeiro de vara são um design de madeira económica e eficiente que deves considerar para guardar madeira. Elas aproveitam o fluxo de ar para secar e proteger lenha. São feitas de paredes abertas com postes de apoio que estão a cerca de 2 metros de distância. Os postes dão apoio ao telhado, deixando ointerior do celeiro aberto para lenha.

Reutiliza um barracão antigo

Reutiliza um barracão antigo
Fonte: Pixabay

Se tens um antigo barracão na tua propriedade, derrubá-lo para dar espaço para uma nova solução de armazenamento de lenha não é uma boa escolha. Em vez disso, deves reutilizá-la a antiga estrutura e dar-lhe uma nova vida, usando-o como uma barracapara lenha.

Tudo o que tens que fazer é remover um lado do barracão para permitir o fluxo de ar. Efetuar as reparações necessárias e adicionar uma camada de tinta fresca à estrutura. O barracão vai ficar novo em folha!

Mantém o design simples

O facto de estares a usar a mesma estrutura para guardara madeiranão significa que devas gastar excessivamente com ela. Alguns desenhos simples de barracões de madeira não requerem muito stress e ainda servem o seu propósito.

Também podes usar uma cave ou um espaço subterrâneo como um barracão de madeira. Coloca uma palete no chão ou coloca algumas tábuas em blocos de concreto, e vê o espaço transformar-se num barracão. Não precisas de exagerar quando fazes um barracão.

Alternativas baratas para construir uma barraca para lenha

Se não gostaresda ideia de DIY ou não tiveres tempo para investir nela, e quiseres poupar lenha, tens alternativas abaixo que podes explorar.

Caixas de Plástico

Caixas de plástico como as que encontramos em supermercados ou utilizados pelos serviços de entrega, também podem ser usadas para armazenar lenha. Se empilhares e fechares as caixas juntamente com fechos, terásalgo como um sistema de cubículos/prateleiras. Muitas pessoas preferem manter a sua madeira desta forma porque a pilha de caixas dá numerosos quadrados que facilitam a organização da madeira.

Barris grandes

Barris de água grandes que podem levar pelo menos 150 litros também podem ser usados como madeira, especialmente os que vêm com tampas seladas. São muito eficientes em manter a madeira seca.

Além disso,são fáceis de manter e podem ser facilmente movidos mesmo quando estão cheios de madeira.

Conclusão

Pode guardar madeira em qualquer lugar, desde que tenha proteção suficiente do fluxo de ar contra neve e chuva. Escolher o melhor plano de barracão de lenha que podes construir é gratificante e divertido, especialmente se és um amante de projetos de bricolage. No entanto, com as ideias criativas destacadas neste artigo, poderás criar o melhor design que se adequa ao teu estilo e ao da tua casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *