Portugal é um país encantador, com uma vasta oferta de diferentes cenários de férias com crianças, que podem passar por praia, montanha, piscina e cidade. Na verdade, um estudo recente considera mesmo Portugal como um dos melhores destinos para férias familiares.

O estudo analisou diferentes variáveis, incluindo a segurança, condições de temperatura, infraestruturas turísticas, atividades de lazer para crianças e a convivência com a família. O resultado? Um honroso 3.º lugar para o nosso país, ultrapassado apenas por Japão e Espanha.

Descobre os melhores destinos para fazer férias com crianças cá dentro.

Descobre os melhores destinos para férias com crianças

Montanha ou praia? Cidade ou campo? Qualquer que seja a preferência, existe uma opção para a vossa família.

1# Serra da Estrela

No verão e no inverno, a Serra da Estrela é um destino apreciado por admiradores da natureza, da tranquilidade e dos cenários pintados de verde ou branco. Se no inverno é possível fazer diferentes atividades ao ar livre, como ski, no verão outras tantas são de aproveitar.

A Serra da Estrela conta com 1993 metros de altitude máxima na torre, naquela que é uma zona de rara beleza paisagística. Quem vai à Serra tem de admirar a diferente vegetação, as aves e os rebanhos de ovelhas, guiados pelos cães da raça a que atribuiu o nome.

Não se despeçam da Serra sem antes saborear o queijo típico, admirar os vales glaciares do Zêzere, Loriga e de Unhais da Serra, descobrir praias fluviais ou até beber água de uma nascente. Este é um destino para grandes registos e memórias de férias com crianças.

10 melhores destinos para fazer turismo rural em Portugal

2# Vimeiro e Lourinhã

Este é o destino que combina descanso e diversão e, por isso, ideal para férias com crianças. Se há coisa que não vai faltar é ondas para quem gosta ou tem curiosidade em experimentar surf, lembrando que as crianças podem ter aulas numa das escolas da região.

Em Vimeiro, podem relaxar e descansar, mesmo com crianças, visitar as Termas do Vimeiro, cuja história remonta ao século XIX e usufruir de tratamentos de saúde e bem-estar para toda a família. Tudo isto em contacto privilegiado com a natureza envolvente.

Já na Lourinhã, encontram o destino que vos vai fazer viajar no tempo, depois de recarregar baterias nas termas. Aqui encontram o Dino Parque da Lourinhã, com cerca de 10 hectares de dimensão e 3 kms de percursos pelos vários períodos históricos. Com mais de 120 modelos de espécies de dinossauros à escala real disponíveis, vai ser uma aventura!

3# Tróia

Se o que procuras é um destino para uma escapadinha perto da capital, Tróia surge como o destino perfeito para umas miniférias com crianças. Para lá chegarem, iniciem a diversão com a travessia de ferry.

Para além da sua paisagem natural fantástica, entre o estuário do Sado e o mar com vista para a Serra da Arrábida, ainda é possível fazer várias atividades como jogar ténis, andar a cavalo ou passear de barco à procura de golfinhos.

Perto de Tróia podem explorar vários trilhos e percursos junto à praia, onde as crianças podem divertir-se a apanhar conchas e pedras. A fauna e a flora envolventes vão fazer valer todo o passeio.

Podem terminar o vosso retiro em família numa visita às ruínas romanas, a poucos minutos do centro de Tróia, e recuar no tempo. Os vestígios do maior centro industrial de salgas de peixe datam do século VI.

4# Vilamoura

São vários os adeptos de férias no Sul do país e Vilamoura é o local perfeito para férias com crianças. Entre as experiências que podem enriquecer as vossas férias, destacam-se as atividades na praia. Enquanto os pais desfrutam de um momento relaxante e assistem ao pôr do sol, as crianças brincam na areia, de gelado na mão, num ambiente descontraído que os mantém entretidos.

No Algarve, além dos banhos de sol, é possível experimentar diferentes desportos aquáticos, conhecer as diferentes praias da zona envolvente, visitar as ruínas no Museu do Cerro da Vila Romana ou até jogar minigolfe. Seja como for, são férias com crianças que incluem muita diversão.

Os 5 melhores destinos para fazer surf em Portugal

5# Faro

Lagoa, Faro

Ainda pelo Sul do país, Faro mostra-nos que é possível ter férias com crianças relaxantes, mesmo que perto da cidade. Na verdade, o Algarve tem tanto para oferecer que umas férias não vão ser suficientes para aproveitar tudo.

A cidade dentro das muralhas é pequena e merece uma visita, sendo que tirar um primeiro dia para ficar a conhecer Faro é sempre uma boa opção. Esse mesmo dia pode terminar com um passeio de barco pelas ilhas da Ria Formosa, um programa que vai encantar os mais pequenos.

Uma das praias preferidas pelas famílias é a da Quinta do Lago, considerada uma das melhores do Algarve. Tudo o que precisa para estas férias está no OLX: roupa de verão, roupa para crianças, fato de banho, havaianas e toalha de praia. Equipem-se a preceito e partam à aventura.

6# Coimbra

Está na altura de dar a conhecer o Portugal dos Pequenitos às crianças aí de casa. Situado no largo do Rossio de Santa Clara, em Coimbra, este foi o primeiro parque temático do país, lúdico e pedagógico, uma excelente oportunidade para visitar numas férias com crianças.

É possível encontrar reproduções em miniatura do património arquitetónico português e réplicas dos Monumentos Nacionais de Norte a Sul do país.

Deixe as crianças explorar o Mosteiro dos Jerónimos e o Convento de Cristo, a Torre de Belém e a Universidade de Coimbra e muitos outros ícones de Portugal.

Para aproveitar as férias com crianças por Coimbra, nada melhor que inspirá-los, previamente, com livros como O Amor de Pedro e Inês contado aos pequenotes ou Uma Aventura na Quinta das Lágrimas, e depois partir à descoberta da cidade.

Mantém as crianças seguras e felizes sobre rodas

7# Viana do Castelo

Rumamos ao Norte do país para umas férias com crianças por Viana do Castelo, onde é possível descobrir vários parques, museus e monumentos que se pode visitar com a pequenada. A cidade conhecida como a capital do folclore português ganha destaque pela sua louça, bordados e artesanato.

Façam a viagem até Santa Luzia, a mais longa de todos os funiculares do país, contando com 650 metros e onde também os carrinhos de bebé têm lugar.

Outra experiência interessante para fazer numas férias com crianças é a visita ao Navio Hospital Gil Eannes, onde podem conhecer o interior da embarcação, desde a cozinha, à casa das máquinas, consultório médico, bloco operatório, camarotes e muito mais. Para terminar em grande, podem ainda ter uma pequena experiência de navegação, através do simulador disponível num dos camarotes.

Não se despeçam de Viana sem levar a criançada à Fábrica do Chocolate, a mais antiga de Portugal, fundada em 1914. A fábrica conta ainda com um hotel, um restaurante e um museu, tudo dedicado inteiramente ao chocolate.

A fábrica oferece um conjunto de soluções interpretativas sobre o chocolate e o cacau, num espaço dedicado a quem queira embarcar numa grande viagem ao passado.

Usufruir de férias com crianças é possível, assim como planear roteiros com destinos que satisfaçam pais e filhos. Pode ser cansativo, mas é divertido para todos.

Preparem o carro e partam à descoberta do que de melhor Portugal tem para oferecer, de Norte a Sul, da praia ao campo ou à cidade, com paisagens incríveis, gastronomia sem igual e imensa cultura para absorver. Há destinos para todos os gostos e famílias!


Próximas leituras:

5 passadeiras de corrida a partir de 200€
Com tantas opções, escolher passadeiras de corrida é um exercício de resistência. …
As melhores sapatilhas running por menos de 100€
Correr faz parte da tua rotina? Descobre 7 excelentes modelos de sapatilhas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *