As férias da Páscoa estão mesmo à porta e nem sempre é fácil manter encontrar um bom plano. Mas há várias sugestões práticas, divertidas e económicas, indicadas para toda a família. Estas são 7 excelentes opções.

1. Visitar um museu

Visitar um museu é um excelente programa para uma tarde nas férias da Páscoa. Entre os museus mais divertidos para quem tem crianças encontras o Museu do Traje, em Viana do Castelo, o Museu do Brinquedo, em Seia, o Museu do Calçado, em São João da Madeira, o Museu de Serralves, no Porto, o Dino Parque, na Lourinhã ou o Museu da Marioneta, em Lisboa.

Procura museus com atrações interativas, principalmente se tiveres crianças pequenas, já que os recursos multimídia prendem mais a atenção e despertam mais facilmente o interesse das crianças.

Artigo relacionado: 20 ideias de decoração para a Páscoa

 2. Fazer uma viagem de comboio

Nestas férias da Páscoa, deixa o carro encostado e aproveita as melhores viagens de comboio, acompanhadas de paisagens absolutamente inesquecíveis. Há vários percursos possíveis, para conhecer algumas zonas do país que talvez ainda não tenham passado pelos teus planos.

Começa com um alfa pendular em direção a Guimarães, à cidade berço, onde podes visitar o Castelo, o Padrão Salgado e a Igreja e Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, além do Museu Alberto Sampaio, o Museu Arqueológico Martins Sarmento e o Centro de Artes Internacional José de Guimarães.

Se falamos de caminhos de ferro, temos de falar do comboio histórico do Douro, onde a viagem é feita numa pitoresca locomotiva a vapor. Há paragens estratégicas e com tempo para aproveitar cada paisagem até à Régua.

Mais a Sul, não podemos esquecer o programa da linha algarvia e percorrer as suas praias através dos caminhos de ferro. A viagem vai de Lagos a Vila Real de Santo António, num percurso de cerca de 3 horas, com 15 estações principais, entre outras secundárias.

3. Decorar ovos da Páscoa

Não há Páscoa sem ovos e podes aproveitar o início das tuas férias para decorar os ovos que queres oferecer ou para simplesmente decorar a casa. Vais precisar de tintas, pincéis e, claro, ovos

Com os ovos pintados e depois de bem secos, só falta mesmo jogar à caça aos ovos. Prepara tudo, esconde-os bem e que comece a diversão!

Artigo relacionado: 7 trabalhos manuais DIY para fazer em família

4. Conhecer as aldeias mais bonitas de Portugal

Portugal tem uma enorme variedade de destinos idílicos para conhecer em família. Entre praias, serras e cidades, o difícil é escolher. Se procuram algo diferente, façam um roteiro pelas aldeias mais bonitas de Portugal e combinem história, excelente gastronomia e paisagens de cortar a respiração.

Se precisa de inspiração, que tal começar pelas aldeias de Xisto? Com uma localização perfeita, em plena Serra da Lousã, e uma arquitetura única, visitar estas aldeias é voltar atrás no tempo. Uma excelente ideia para uns dias bem passados nas férias da Páscoa. No mês de abril, muitas destas aldeias organizam programas especiais para celebrar a data, o que torna a visita ainda mais especial.

5. Percorrer o caminho de Santiago em bicicleta

As férias da Páscoa são a melhor altura para percorrer o caminho de Santiago. Se gostavam de conhecer o caminho, fazer o percurso em bicicleta é uma excelente opção para toda a família.

Por entre ciclovias e passadiços, o caminho de bicicleta para chegar a Santiago de Compostela é agradável e aconselhado para todas as idades. Por fim, ao terminar o passeio, chega-se à imponente Praça de Obradoiro, onde se ergue a colossal catedral barroca. E desfruta-se um merecido descanso.

6. Sessão de cinema em casa

Não é preciso sair de casa para criar um programa incrível. Uma sessão de cinema em casa vai sempre bem, principalmente se for acompanhada de petiscos, pipocas e refrescos. Com uma boa TV, um bom sistema de som e o filme certo, estão garantidas horas de diversão.

7. Fazer um piquenique

Ideias para o piquenique perfeito

Se nestas férias da Páscoa o tempo permitir, um piquenique é sempre uma atividade adorada por muitos adultos e crianças. Escolhe uma toalha a rigor, o set de piquenique e não te esqueças da cesta para exibir. Em seguida, só falta juntar a criançada ao ar livre, com espaço para brincar, conversar e muita diversão.

Caso sejas daqueles que fica sempre na dúvida sobre o que levar num piquenique em família, deixamos-te algumas sugestões que, por norma, são infalíveis: 3 ou 4 tipos de fruta já cortada e descascada, sandes de carne desfiada ou mistas, sumos naturais, água, bolinho de cenoura ou iogurte.

Não saiam de casa sem antes preparar também os momentos de diversão, como jogos. E não se esqueçam de dar oportunidade também ao tempo livre, para relaxar e aproveitar a natureza.

Artigo relacionado: Ideias para o piquenique perfeito

Com estas dicas, as férias da Páscoa são mais divertidas em família. Experimenta e passa uns dias inesquecíveis.


Próximas leituras:

7 carros elétricos usados até 10.000€
Os carros elétricos usados são uma alternativa económica e ecológica aos modelos …
17 dicas simples para poupar no supermercado
Descobre como poupar no supermercado sem esforço com estas 17 dicas simples …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.