A festa mais assustadora do ano está a chegar e muitas são as dúvidas e incertezas provocadas pela pandemia. Já pensaste como vais comemorar o Halloween neste ano tão atípico?

A festa do Halloween envolve geralmente muitas crianças na rua e a realização de festas com aglomerados de pessoas. Este ano, com as limitações da pandemia, estas atividades terão de ser reinventadas e o Halloween vai ser pouco diferente do habitual.

Se queres começar a planear a noite mais assombrada do ano, este artigo é para ti! Revemos todas as restrições em vigor que podem afetar a comemoração desta tradição e sugerimos-te novas formas de celebrar a festa do Halloween em segurança. Antes de tudo isto, tens ainda a oportunidade de conhecer a história desta data festiva.

Origem da festa do Halloween

Morcegos, abóboras e bruxas são os elementos que pintam o cenário de uma típica festa de Halloween da qual faz parte a célebre frase “Doçura ou travessura?”.

O Halloween é uma comemoração que todos conhecemos desde muito cedo e associamos a um cenário de terror, mistério e fantasia. Porém, será que a perceção que temos desta festa atualmente é a mesma da dos nossos antepassados?

Se a tua resposta foi um redondo não, acertaste! A história da festa do Halloween remonta a um passado bastante longínquo, com cerca de 3.000 anos. Esta é uma festividade que surgiu com os Celtas – o povo que habitava o território onde atualmente se encontra o Reino Unido, a França, a Alemanha e os países que os unem.

Os Celtas celebravam o festival de Samhain que ocorria durante 3 dias, tendo início a 31 de outubro. Esse festival marcava o fim do verão e início dos dias escuros do inverno. Aquele povo acreditava que no início do inverno os mortos regressavam para visitar as suas casas e que as suas assombrações surgiam para amaldiçoar os animais e as colheitas. Por isso, para afastar estes maus espíritos, os Celtas acendiam fogueiras e utilizavam objetos sombrios, como ossos e caveiras. 

Contudo, na idade média, a Igreja Católica tentou cristianizar esta cerimónia pagã e alterou a data do Dia de Todos os Santos de 13 de Maio para 1 de Novembro. Desta forma, esta tradição de 31 de outubro passou a chamar-se All Hallows’ Eve, que significa véspera de Todos os Santos.

Ao longo dos anos esta expressão foi sofrendo algumas alterações, convertendo-se na palavra Halloween. Atualmente, as regiões onde permanece a maior tradição da festa do Halloween são, claro, os Estados Unidos da América e o Canadá.

Símbolos da festa do Halloween

Abóbora-lanterna

Os símbolos característicos do Halloween não surgiram por acaso.

Abóbora-lanterna

O símbolo da abóbora tem origem num conto celta. Reza a lenda que um rapaz, conhecido por ser um trapaceiro, fez jus à sua fama e enganou até o diabo. Ora quando morreu não teve nem entrada no céu nem entrada no inferno. Dada a situação, ficou eternamente a vaguear pelas ruas com uma lanterna de nabo. 

Os celtas acreditavam que se a festa do 31 de outubro fosse decorada com as lanternas de nabo, seria um sinal para os mortos de que estaria por ali o tal rapaz, o que os faria ir embora. No entanto, quando esta tradição foi levada para os Estados Unidos começaram a utilizar-se abóboras no lugar dos nabos, dada a abundância naquela região.

Encontra uma ampla variedade de abóboras decorativas no OLX

Morcego

Como os festivais de Samhain estavam geralmente repletos de fogueiras para afastar os mortos, estas acabavam por atrair muitos morcegos. Desta forma, este animal tornou-se num dos símbolos da tradição. 

Máscaras

Os celtas acreditavam que ao fantasiarem-se de criaturas estranhas, os mortos não os reconheceriam como humanos e continuariam a vaguear pela noite, sem os incomodar.

No OLX encontras uma grande variedade de máscaras de Halloween

Doçura ou travessura?

O peditório dos doces, essencialmente realizado por crianças, tem também origem na antiga tradição celta. Como forma de apaziguar os espíritos maus os celtas ofereciam-lhes comida, nomeadamente o Bolo da Alma.

Mais tarde, esta tradição evolui para a “doçura ou travessura”, uma atividade em que as crianças andam de porta em porta a pedir doces e, caso não os consigam, pregam partidas. Contudo, a dinâmica permanece igual: se as pessoas não oferecerem comida às crianças são atormentadas (só que através de partidas e não pelas assombrações dos mortos).

Cupcakes com decoração de morcegos de halloween

Halloween em tempos de covid-19

Este ano, com todas as limitações impostas pela pandemia do covid-19 o Halloween festejar-se-á de forma atípica. As tradicionais festas que reúnem grandes grupos de zombies, vampiros e bruxas não se irão poder realizar e as jornadas “doçura ou travessura” não são aconselhadas.

Conhece todas as medidas e recomendações covid-19 em vigor que podem afetar a tua festa do Halloween.

  • Distância social: O governo aconselha que se mantenha a distância de pelo menos 2 metros em qualquer situação social.
  • Limitação do número de pessoas: É proibida a circulação e concentração de grupos superiores a 5 pessoas, tanto em espaços públicos como privados, exceto se pertencerem ao mesmo agregado familiar.
  • Consumo de álcool: É proibido o consumo de bebidas alcoólicas em espaços ao ar livre e vias públicas, exceto se estiver integrado num serviço de refeições. Além disso, está também proibida a venda de bebidas alcoólicas em áreas de serviço ou em postos de abastecimento de combustíveis e, a partir das 20h00, nos estabelecimentos de comércio incluindo supermercados e hipermercados.
  • Uso de máscara: O Governo decretou obrigatório o uso de máscaras por todas as pessoas que permaneçam ou acedam a espaços interiores fechados e com várias pessoas, como transportes públicos, estabelecimentos comerciais e serviços de atendimento ao público. Além disso, aconselha-se também que se utilize a máscara em qualquer situação social.

Ideias para a tua festa de Halloween 2020

Embora não possas fazer grandes eventos, não deixes que esta data tão especial passe em branco. Podes sempre celebrá-la de outra forma. Aproveita as dicas que temos para ti!

Decoração a rigor

Há várias formas de dares vida à festa do Halloween sem saíres de casa: pinta o teu lar de laranja e preto; aproveita objetos que já não utilizas para criares a tua decoração de Halloween, com fantasmas, abóboras e tarântulas ou então comprá-la no OLX.

Jantar temático em família

Esta é a atividade ideal para uma família com crianças. A preparação de um jantar temático é umas das melhores formas de festejar o Halloween com os mais novos. Todos devem ser envolvidos em tarefas, seja a preparar uma decoração sombria ou a confecionar doces tarântulas.

Máscaras

Seja dentro ou fora de casa, sozinho ou acompanhado, a festa de Halloween não é a mesma se não te mascarares. Drácula, zombie e bruxa são algumas das fantasias mais utilizadas nesta tradição e que estão à venda no OLX. Porém, atualmente já existe uma enorme variedade de outros fatos adequados a esta época festiva.

Queres comprar um fato de Halloween?

Maratona de filmes de terror

Este é um programa apenas para maiores de 18 anos. Nada melhor que comemorar a festividade mais sombria do ano com os clássicos do terror. Tanto te podes aventurar na saga dos filmes Saw como na aterrorizante história da Anabelle.

Jogos temáticos

Torna a tua festa de Halloween mais dinâmica! Podes jogar Cluedo, o jogo em que tens de desvendar um assassino. Ou, para um nível superior de terror, podes experimentar o épico jogo do copo através do qual os espíritos enviam mensagens.

Tudo o que precisas para preparar um Halloween especial, mesmo durante a pandemia, está no OLX aos melhores preços. Para que tenhas uma noite aterrorizante.


Próximas leituras:

Carrinhas usadas que podes comprar por menos de 10.000€
Se o teu orçamento tem o teto máximo de 10.000€, mostramos-te 4 …
Arrumação da casa de banho: 8 dicas para ganhar espaço
Tens dificuldade em manter a arrumação da casa de banho? Trazemos-te 8 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *