9 flores comestíveis para plantares em casa
Queres tornar os teus pratos coloridos, saborosos e dignos de um Chef? Prepara o bloco e a caneta: vamos ensinar-te a usar flores comestíveis. Sim, leste bem!
Já imaginaste ter à tua disposição temperos frescos, originais e livres de químicos? Mesmo em casas ou apartamentos com pouco espaço é possível ter um cantinho para plantar espécies hortícolas e aromáticas, incluindo flores comestíveis!
Criar uma horta caseira é uma iniciativa que alia a sustentabilidade à alimentação saudável e em que toda a família pode participar.
Da horta para as flores comestíveis é só mais um passinho e o toque especial que os teus pratos precisam: podem ser consumidas secas, frescas ou cristalizadas e são uma excelente fonte de aminoácidos e vitaminas.
As flores são utilizadas na culinária há milhares de anos, seja para dar um sabor extra ou para ornamentar de uma forma especial cada prato. Estás preparado para entrar neste novo mundo?
As pétalas da Calêndula têm um sabor amargo e são perfeitas para substituir o açafrão, pelo saber e coloração que dão aos pratos. Podem ser utilizadas em queijos, omeletes ou iogurtes. Servem para preparar arroz, peixe ou sopa.
A plantação das Calêndulas é feita em zonas com alta luminosidade e sol pleno, para que cresçam saudáveis.
Estas plantas comestíveis têm um sabor adocicado e uma textura extremamente suave e aveludada. Geralmente são a opção perfeita para decorar um prato de salada, sopa ou até bebidas. É a flor ideal para aromatizar vinagres.
Os Amores-Perfeitos gostam de um clima ameno, entre 15 e 25º C e não toleram o calor. Ao plantar, mantém o solo húmido, mas nunca encharcado.
É possível cozinhar os girassóis de diferentes formas, dependendo da parte da flor que pretendes utilizar. Os botões florais, antes da flor abrir, ficam bem cozinhados e servidos como espargos. Estas flores comestíveis são excelentes para saladas.
São extremamente ricas em vitamina C e o sabor apimentado assemelha-se ao agrião. Podes experimentar esta flor comestível num vinagrete, decorar uma tábua de frios ou combinar com carne.
O sabor é doce e faz lembrar o mel, dando um toque especial a qualquer salada, geleia ou sobremesa. O cultivo do dente-de-leão deve ser feito num vaso ou canteiro e a recomendação é de temperaturas amenas e um pouco de sombra.
O consumo desta planta traz inúmeros efeitos positivos para a saúde, uma vez que possui propriedades antioxidantes e antirreumáticas.
As flores azuis ficam perfeitas em saladas, bolos e sobremesas. Têm um sabor semelhante ao pepino, combinando bem com sopas e molhos.
O óleo desta planta possui propriedades medicinais e torna-a um aliado na manutenção da saúde. É conhecida por aliviar cólicas menstruais e sintomas da tensão pré-menstrual.
Também conhecida vulgarmente como Cravo de burro, estas flores comestíveis são normalmente alaranjadas, amarelas ou vermelhas e possuem um odor forte.
É uma planta de origem mexicana e com um sabor amargo. Geralmente é utilizada em saladas, pães, molhos e bolos. O cultivo de Tagetes pede um clima tropical, por isso deves favorecer um local com sol direto e solo húmido.
Esta planta apresenta-se num tom laranja vibrante, é bastante robusta e exige poucos cuidados. Pode crescer até 30 a 50 centímetros de altura.
Estas flores comestíveis podem ser utilizadas em saladas ou para fazer chás, com uma coloração suave e efeitos medicinais. As folhas são picantes, de sabor bem marcado, e podem ser comidas cruas ou misturadas com outras folhas verdes de sabor mais suave.
O Cártamo é um tipo de flor comestível geralmente cultivado para extração do óleo das suas sementes, utilizado tanto na culinária como para fins medicinais.
Este óleo extraído é um excelente substituto de outros menos saudáveis. É adequado para altas temperaturas, uma vez que tem um alto poder calorífico.
Possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, auxiliando na perda de peso, controlo do colesterol, tratamento de reumatismo e artrite, e é indicado para fortalecer o sistema imunológico.
Encontra mais sementes de flores comestíveis aqui!
Se pretendes explorar o universo das flores comestíveis, primeiro verifica se as sementes que compras são de origem biológica e certificadas.
Escolhidas as sementes a plantar, anota o material que vais necessitar:
Começa por colocar uma camada do material drenante no fundo do vaso, que seja suficiente para cobrir os furos. Depois, cobre com o pedaço da manta de bidim ou TNT e, em seguida, coloca uma quantidade suficiente de terra preparada.
Dá um jeito às mudas ou sementes para que fiquem bem-acondicionadas e completa com mais terra. Por último, rega bem e coloca a camada do material de cobertura.
Ingredientes:
Modo de Preparação:
Ingredientes:
Modo de Preparação:
Ingredientes:
Modo de preparação:
Veste o avental e salta já para a cozinha. Impressiona a tua cara metade, os teus amigos ou familiares. Vão ficar de queixo caído! O OLX deseja-te boas experiências!
Próximas leituras:
Deixe uma resposta