A franquia é um dos fatores mais importantes na definição do valor do teu seguro, e é algo com que podes jogar para diminuir o valor a pagar pelo teu seguro.

No entanto, há sempre muitas dúvidas sobre o que significa exatamente e é isso que vamos explicar-te neste vídeo.

Em primeiro lugar, e antes de tudo, vamos ao significado. A franquia é o valor que fica a teu cargo em caso de acidente. Nesta situação, a seguradora apenas assume o custo das reparações ou compensações acima do valor da franquia.

A existência de franquias tem vantagens para ti porque te permite reduzir o valor que pagas pelo seguro. No entanto, tem presente que, se tiveres um acidente, este é o valor máximo que poderás ter de pagar.

É importante também que saibas que as franquias podem ter várias modalidades de pagamento e várias formas de funcionamento, podendo funcionar através de um valor fixo, ou através de uma percentagem do valor do bem segurado ou do dano a reparar. 

Vamos analisar um caso prático: imagina que tens um automóvel que está avaliado em 10.000€ e o teu seguro contratado prevê uma franquia de 5%. Isto significa que terias de assumir os prejuízos ou reparações até 500€, e a seguradora assumiria o restante valor.

Deves sempre analisar muito bem os prós e os contras de ter um seguro com uma franquia mais elevada, com uma franquia mais baixa, ou até mesmo sem qualquer franquia, sabendo que isso terá impacto no valor anual.

Por isso, já sabes, informa-te junto do teu mediador de seguros Tranquilidade qual a melhor opção para ti. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.