Seguir um regime de alimentação saudável é muito mais fácil com os utensílios de cozinha adequados. Descobre como o conseguir com estas sugestões.

Gadgets para manter uma alimentação saudável

Estes 11 gadgets otimizam o teu tempo na cozinha e ajudam a preparar alimentos saudáveis mais rápido. Descobre quais são.

1# Robot de cozinha

Os robots de cozinha garantem uma ajuda preciosa na confeção das mais variadas refeições diárias, o que ajuda a manter uma alimentação saudável. Estes eletrodomésticos ajudam-te a atingir os objetivos alimentares. Por exemplo, permitem triturar diferentes alimentos, desde cenouras e cebolas a frutos secos.

A balança digital, por exemplo, embora seja muitas vezes ignorada, é igualmente importante. É ela que vai ajudar a pesar os ingredientes para as mais variadas receitas. Além disso, os robôs trazem receitas pré-programadas para a confeção dos teus pratos healthy favoritos.

Torna-te um chef com estes robots de cozinha

2# Liquidificadora

As liquidificadoras são uma excelente opção para quem quer cuidar a alimentação. As refeições líquidas dão um descanso à digestão do organismo. Tanto podem servir para criar sumos, smoothies ou sopas. Permitem triturar uma grande variedade de frutas e vegetais e são muito fáceis de limpar. Esta forma de preparar alimentos garante que o sabor se mantenha e que os nutrientes sejam preservados.

3# Máquina de cozer a vapor

Cozer ao vapor consiste em cozinhar os alimentos através do calor gerado pelo vapor de água. Entre os benefícios da utilização deste método estão a manutenção da qualidade nutricional, visual e gustativa dos ingredientes, assim como a poupança da água utilizada para cozinhar.

Para além disso, o facto de não ser necessário adicionar óleo ou qualquer tipo de gordura para cozinhar faz deste eletrodoméstico um aliado para quem procura uma alimentação mais saudável.

Encontra os eletrodomésticos que precisas no OLX

4# Desidratador de alimentos

Talvez fosse mesmo o desidratador de alimentos que estava a faltar na tua cozinha para te ajudar a manter uma alimentação saudável! As frutas são uma excelente fonte de nutrientes, vitaminas, minerais e açúcares naturais que, ao serem desidratadas, veem reduzido o seu nível de água e humidade para valores muito baixos, permitindo que se preservem a longo prazo.

A maioria dos alimentos frescos podem ser desidratados, sendo mais comum a desidratação de frutas, vegetais, ervas aromáticas, leguminosas, sementes, carne, peixe e cereais. São os snacks nutritivos perfeitos para comer ao longo do dia.

5# Fritadeira sem óleo

As fritadeiras sem óleo permitem fazer um pouco de tudo, desde batatas fritas a pão de forma mais saudável e simples. Funcionam graças ao seu sistema de aquecimento de ar a alta velocidade, que permite obter um resultado crocante, como se os alimentos fossem realmente fritos.

Sem recurso a óleo, estas fritadeiras utilizam a gordura do próprio alimento para o cozinhar. A sua utilização é muito prática e intuitiva, tendo alguns modelos menus digitais com opções específicas para batatas, peixe, carne e pão, com tempos e temperaturas pré-definidas.

Como funcionam as fritadeiras sem óleo? Descobre as suas vantagens

6# Grelhador sem fumo

Muitas pessoas associam uma refeição grelhada a uma opção saudável, pela simplicidade com que os alimentos são preparados. Mas a inalação do fumo emitido pelos grelhadores tradicionais pode ser prejudicial à saúde, principalmente se acontecer num espaço fechado (como uma cozinha) e sem circulação apropriada de ar. O mesmo acontece com a ingestão de alimentos carbonizados, que podem ser cancerígenos.

A solução pode ser um destes grelhadores sem fumo. Preferencialmente os elétricos que, para além da conveniência que oferecem, também são melhores para a tua saúde.

A experiência de grelhar é a mesma e o sabor também, mas um grelhador elétrico interno elimina as brasas, o fumo e a gordura, sendo de utilização simples e permitindo uma alimentação saudável e prática.

7# Slow cooker

As panelas slow cookers são uma excelente ferramenta para ser mais sustentável e seguir uma alimentação saudável. Entre algumas das vantagens deste gadget, está o realce dos sabores dos alimentos, a qualidade nutricional e o facto de não ser preciso qualquer tipo de gordura.

A comida é confecionada durante 4 a 12 horas, em temperaturas que vão dos 79 aos 82 graus. A panela permite-te, ainda, deixá-la a funcionar enquanto trabalhas, preparando os ingredientes no dia anterior ou antes de saíres de casa.

Torna as tuas refeições mais económicas e saudáveis com uma slow cooker

8# Espiralizador

Para quem consome um grande número de legumes (ou quer passar a fazê-lo), o espiralizador é um auxílio importante para uma alimentação saudável e diversificada. O espiralizador permite que as frutas ou vegetais se transformem em esparguete ou noodles.

Alguns legumes como a curgete, pelo seu formato, são mais fáceis de espiralizar, mas podes sempre optar por opções elétricas, que permitem transformar qualquer vegetal em esparguete.

9# Varinha mágica

As varinhas mágicas estão a ficar cada vez mais versáteis, fazendo-se acompanhar de vários acessórios que permitem confecionar muitas receitas essenciais a uma alimentação saudável. Com a ajuda deste gadget vais poder fazer purés cremosos, manteigas de frutos secos, smoothies coloridos, preparações de carne picada para hambúrgueres e muito mais.

Com este gadget podes adotar um estilo de vida mais saudável sem abdicar de tempo ou refeições com sabor, descobrindo formas divertidas de incluir mais vegetais na tua alimentação.

10# Máquina de massa fresca

Se queres iniciar-te na criação de massas sem glúten ou das que não encontras no supermercado e fazem a tua alimentação mais saudável, podes encontrar nas máquinas de massa fresca um grande aliado.

Este gadget é excelente para fazeres facilmente massas caseiras, tais como tagliolini, fettuccine, lasanha e sopa de noodles, com excelente qualidade, e mais saudáveis.

11# Máquina de selar a vácuo

Depois de preparares todas as tuas refeições antecipadamente, deves armazená-los corretamente, para que se conservem da melhor forma possível. Com uma máquina de selar a vácuo, vais retirar o ar e a humidade dos sacos ou recipientes, mantendo todo o sabor da comida, os nutrientes e a qualidade por mais tempo.

Estes equipamentos são imprescindíveis para conservar os alimentos por mais tempo, quer no frigorífico, no congelador ou na despensa, sem que percam sabor e as propriedades nutritivas. Com elas, podes comprar alimentos em maiores quantidades, aproveitando promoções, e embalar a vácuo, para aproveitares esses alimentos mais tarde.

Guia para comprar eletrodomésticos usados

Depois dos gadgets, a mudança de hábitos

A alimentação tem um papel fundamental na nossa qualidade de vida e, por isso, é muito importante adotar uma dieta saudável e diversificada. Preparar a própria comida em casa é uma parte essencial dessa rotina. Nem sempre é fácil, mas com a ajuda destes gadgets vais conseguir.

Para realmente adotar um estilo de vida saudável, não podes esquecer-te que existem pequenas mudanças que fazem uma grande diferença. Entre elas, a recomendação de manter sempre os níveis de hidratação adequados, o planeamento e preparação das refeições de forma ponderada e levar refeições caseiras para o trabalho.

No OLX encontras praticamente tudo para te ajudar nesta missão, permitindo-te manter uma dieta equilibrada ao longo de todo o ano.


Próximas leituras:

Contrato-Promessa de Compra e Venda: tudo o que deves saber
O contrato-promessa de compra e venda é um instrumento importante, que antecede …
10 melhores aquecedores elétricos para os dias frios
Estes são os melhores aquecedores elétricos para tornar qualquer espaço mais acolhedor, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *