Se és apaixonado pelo mundo dos videojogos e gostavas de fazer do teu hobby vida profissional, reunimos aqui algumas dicas que te irão ajudar.

Como ganhar dinheiro nesta profissão?

Certamente já ouviste afirmações como “os videojogos são para crianças” e “os videojogos não te levam a lado nenhum”, mas a verdade é que o gaming pode tornar-se numa grande fonte de rendimento. 

Os gamers ganham dinheiro por participarem em competições, pelas visualizações dos vídeos que publicam online, por fazerem críticas e publicitarem marcas, pela venda de produtos e serviços através de plataformas de streamming – onde as pessoas pagam para assistir aos vídeos em direto, conhecidas por “lives”. 

Praticar é a palavra de ordem

Para atingires a perfeição no gaming terás de adquirir uma rotina de treinos rigorosa. Deves jogar várias vezes, escolher adversários diferentes e experimentar novas técnicas. 

O mais importante não é o tempo que dedicas aos treinos, mas sim a regularidade com que os fazes. Será preciso muito foco e disciplina para cumprires os treinos todos os dias. 

Escolhe o jogo ideal 

Um dos primeiros passos para te tornares num gamer profissional é a escolha do videojogo em que te irás especializar. Em primeiro lugar, deves escolher um jogo de que realmente gostes porque sem paixão será mais difícil manteres a motivação e a disciplina. E, num segundo plano, deves ter em consideração as tuas habilidades. Ou seja, deves experimentar vários jogos de que gostes e perceber em qual te destacas e obténs melhores resultados.

Os géneros mais populares são os jogos de tiro, estratégicos (em tempo real), de luta, de futebol ou de batalhas multijogadores. 

Mantém-te atualizado

Se pensas que um gamer não estuda estás enganado! Além do treino diário deves também manter-te atualizado através da leitura de artigos e visualizando vídeos de outros jogadores. É importante estares atento às atualizações do videojogo (novas ferramentas ou layouts) e a novas estratégias. 

Investe em equipamento 

A utilização de hardware adequado pode melhorar exponencialmente a tua performance. Por isso, um gamer deve investir em equipamento, como teclados, ratos, comandos, cadeiras, sistemas de som e monitores. 

Se o teu orçamento é reduzido não precisas de te preocupar: podes optar por comprar dispositivos em segunda mão. O OLX tem uma vasta gama de equipamentos informáticos à tua espera!

Revê as tuas próprias partidas

Um fator crucial para entrares com sucesso no mundo do gaming é assistires às tuas prestações no videojogo. Deves rever as tuas partidas e analisar, não só os erros cometidos, assim como os momentos em que te destacaste. Além disso, se algum adversário ou jogador da tua equipa obteve uma boa prestação explora as suas técnicas. 

Na maioria dos jogos é possível assistir aos replays, se não for esse o caso descarrega um software que te permita gravar a partida, como o CamStudio.

Participa em competições

Assim que te sentires confiante na tua prestação enquanto gamer, inscreve-te e participa em torneios. Leva o teu sonho para outro patamar. Não tenhas medo de arriscar e encara cada derrota como uma oportunidade para melhorar.


Próximas leituras:

5 dicas para acabar com a humidade em casa
O inverno traz consigo o frio e a humidade. Se também sofres …
Dá uma segunda vida às rolhas de cortiças que tens em casa
Pronto para um novo projeto DIY? Mostramos-te 10 formas criativas para reaproveitares …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *