Glossário de todo o terreno
Agora que tens um SUV ou até um mais desembaraçado todo o terreno, queres estrear-te nestas andanças mas não te apetece mostrar ignorância?
Agora que tens um SUV ou até um mais desembaraçado todo o terreno, capaz de uma série de tropelias, queres estrear-te nestas andanças e entrar nas caravanas dos aficionados, mas não te apetece mostrar ignorância.
Fazes bem em não querer ficar de fora da conversa. É que, depois de estudares os termos que se seguem, vais sentir-te muito mais à vontade nas aventuras fora de estrada. E, mais importante, vais conseguir divertir-te em segurança.
Trata-se da medida entre o para-choques e a roda dianteira que indica o ângulo máximo de um obstáculo que se pretende transpor (subida) sem danificar quaisquer componentes da viatura.
A mesma coisa, aplicada à traseira do automóvel: é a medida entre o para-choques e a roda de trás que indica o ângulo máximo de um obstáculo do qual se pretende sair, como a seguir a uma acentuada descida.
O ângulo ventral indica a capacidade de sair de depressões, buracos ou vaus. A amplitude do centro do veículo traduz-se pela medida entre o espaço das rodas e o centro da zona inferior do veículo.
Procuras peças para o teu todo o terreno? Faz uma pesquisa no OLX
Quando uma roda perde tração, todo o binário é enviado para a outra roda, criando situações difíceis. No todo o terreno, há forma de evitar que isso aconteça, com o bloqueio do diferencial que tem um efeito de tranca. Ou seja, o eixo de tração passa a comportar-se como um elemento rígido e as duas rodas de cada eixo, de ambos os lados, passam a usufruir da mesma energia.
Qualquer faixa de terreno ou espaço aberto, destinado ao trânsito de pessoas e veículos. Há caminhos públicos e particulares: os primeiros, muitas vezes atravessam propriedades privadas (não te esqueças de fechar o portão ou a cancela, sob pena de dares por ti a ser seguido por uma manada); os últimos, evita-os já que usá-los pode até dar direito a um encontro com as autoridades.
No Norte de África, local de romaria para muitos amantes do todo o terreno, um chott é um deserto de sal ou lago salgado. O piso parece duro e certinho, mas muitas vezes é-se surpreendido por um buraco onde cabe uma roda inteira ou grandes frestas.
Quando ouvires alguém dizer-te que estás em cruzamento de eixos significa que uma roda do eixo dianteiro do teu veículo e outra do eixo traseiro estão sem contacto com o solo. Resultado: não vais a lado nenhum se continuares só a acelerar. Para sair desta situação, o bloqueio do diferencial pode revelar-se útil.
Parecem tufos fofinhos, mas assemelham-se a rochas e é uma das ratoeiras do deserto. Se não queres ficar com uma roda pelo caminho, desvia-te destas plantas.
Em determinados trilhos de pó, sobretudo quando não há vento para dispersar as partículas, forma-se uma nuvem atrás de um carro que dificulta a visão do veículo que vem atrás. A culpa é do tal “fesh-fesh”, um pó muito fino, que se entranha por todo o lado. Para não te perderes numa nuvem de pó, mantém a distância.
Essencial para sair de uma situação de atolamento, mas também útil para retirar obstáculos pesados do caminho. Habitualmente, é instalado na dianteira do veículo podendo ser movido por força elétrica, mecânica ou hidráulica.
Também designado por atoleiro, é daqueles sítios onde não vais querer cair já que muitas vezes apresenta características pantanosas, que te puxam a ti e ao carro.
É perfeitamente possível atravessar ribeiros e zonas alagadas, sobretudo quando se sabe que o fundo é suficientemente duro para aguentar. Se te vires nesta situação, faças o que fizeres, não deixes de acelerar, ainda que devas optar por uma velocidade baixa.
Vê 5 SUV usados por menos de 10.000€
Caminho para veículos todo o terreno, normalmente sinalizada. Em determinadas regiões, é aconselhável nunca sair das pistas, já que estas oferecem a segurança de se saber que não têm ratoeiras, que vão desde buracos até uma mina perdida, como acontece ainda em algumas zonas do deserto do Sara, por exemplo.
Úteis para sair de uma situação de atolamento, sobretudo quando associadas a um guincho.
Uma pequena corrente de água.
Aquilo que se deve ter sempre antes de nos fazermos ao caminho. Põe o conta-quilómetros a zero e segue escrupulosamente as indicações.
Um tubo que permite que a entrada de ar para o motor seja feita por cima, possibilitando a passagem em terrenos com muita água.
Um tubo que permite que a entrada de ar para o motor seja feita por cima, possibilitando a passagem em terrenos com muita água.
Distribuição de tração entre as quatro rodas. Pode ser permanente, manual ou gerida de forma eletrónica.
Exercícios em que se pratica a habilidade de transpor obstáculos.
Trajeto todo o terreno com alguns obstáculos naturais.
Próximas leituras:
Deixe um comentário