Google Stadia: já conheces o serviço de streaming de videojogos da Google?
O mundo dos videojogos está em constante mudança. Nas últimas semanas, a Google apresentou uma nova plataforma chamada Google Stadia.
O mundo dos videojogos está em constante mudança. Nas últimas semanas, a Google apresentou uma nova plataforma chamada Google Stadia. Em vez de criar uma consola ou computador, a Google está a revolucionar o mundo dos videojogos e das consolas com um novo serviço que te permite jogar em vários dispositivos ao utilizar uma poderosa tecnologia de streaming.
O Google Stadia é um serviço de jogos na nuvem em que os jogos podem ser comprados e jogados, mas que não é necessário fazer download numa consola ou computador. Este serviço de streaming é uma plataforma própria com um grande potencial para aumentar a qualidade e dimensão dos videojogos. Já não tens de ter uma consola nem uma “caixa” física para jogar: este serviço pode ser executado em televisões inteligentes, portáteis, tablets e smartphones. Se tiveres uma televisão mais antiga podes sempre jogar através do Chromecast.
O Google Stadia foi construído com a ideia de que no futuro todos vamos conseguir assistir e jogar jogos num só lugar. Vai ser possível, por exemplo, jogar em 4K 60 fps enquanto transmitimos para o Youtube e convidamos pessoas a participar. Desde que tenhas uma conexão de Internet razoável consegues jogar em qualquer lugar e de forma rápida. Segundo a Google em 5 segundos consegues: comprar um jogo e jogá-lo instantaneamente, sem problemas entre assistir e jogar. Infelizmente o Google Stadia ainda não está disponível no nosso país. A Google tenciona planear expandir o serviço de streaming para vários países e regiões até ao final de 2020. Até lá, podes inscrever-te aqui para receberes informações atualizadas da Google sobre jogos e ofertas.
Para jogares na plataforma Google Stadia não precisas de um computador, apenas de uma conexão à Internet boa e estável. Antes de começares a usar o Google Stadia, confirma se tens o Google Chrome instalado. Em seguida, acede ao site stadia.com com a tua conta Google. Depois de configurar a tua conta podes jogar em qualquer dispositivo.
É importante referir que a Google está a oferecer subscrições Stadia Pro para experimentares esta plataforma e os seus jogos durante um mês de forma gratuita.
O Google Stadia oferece dois tipos de subscrição: o Stadia Simples e o Stadia Pro. O Stadia Simples é gratuito, oferece 1080p, 60fps e som stereo. O Stadia Pro custa por volta de 10 dólares por mês, sendo que com este serviço podes jogar em 4K HDR e som surround 5.1. Podes comprar jogos adicionais, os jogos mais exclusivos são pagos fora da subscrição.
Estes são alguns dos jogos que podes jogar com o novo serviço de streaming da Google:
No OLX encontras os melhores videojogos para ti
As especificações do serviço de streaming Google Stadia são as seguintes:
O comando Stadia é bastante similar à maioria dos comandos de jogos. Contudo, existe informações que vale a pena saber:
Descobre os melhores acessórios para as tuas consolas no OLX
Se és um gamer com uma ótima conexão de Internet e estás farto de downloads e de atualizações, este produto pode ser o que andas à procura! Como o Google Stadia é um serviço de streaming, precisa de uma ótima conexão à Internet para ser desfrutado na sua totalidade. Uma das grandes vantagens desta plataforma é não teres de estar preocupado com atualizações ou downloads, pois os jogos disponíveis já estão completamente atualizados.
Se és um gamer que joga vários tipos de jogos ou se apenas usas o sistema operacional iOS, este serviço pode não ser ideal para ti. Como a plataforma é recente ainda tem algumas limitações, e ainda não tem uma grande variedade de jogos. É importante referir que a Google mencionou que até ao final de 2020 queriam adicionar 120 jogos à biblioteca do Google Stadia. Caso queiras jogar nos teus aparelhos Apple é importante saberes que nem todos os dispositivos com este sistema operacional conseguem fazer stream desta plataforma.
Se procuras mais dicas como esta
Próximas leituras:
Deixe uma resposta