As balanças de cozinha são o acessório ideal para quem gosta de acertar nas receitas à primeira tentativa. Mas a oferta é tanta que pode ser difícil escolher. Descobre quais as vantagens e desvantagens dos diferentes modelos.

As vantagens das balanças de cozinha

Afinal, porquê investir numa balança de cozinha? Não serve apenas para pesar? A verdade é que a escolha das balanças pode ter várias vantagens para a saúde e para o ambiente.

Poupança

A poupança verifica-se não só na redução consumo exagerado de ingredientes em determinada receita, mas também no tempo que passas na cozinha. Não há nada mais prático do que virar determinado ingrediente para a balança e ter a resposta que precisamos numa questão de segundos. Também poupas tempo ao evitares teres de corrigir receitas por falhares nas quantidades.

Controlo dos alimentos

Há quem use as balanças de cozinha para medir o que come a cada refeição, como rotina durante uma dieta. Existe ainda quem faça uso das mesmas para criar novas receitas ou simplesmente testar variações, sem correr o risco de estragar comida. Para quem faz doces, por exemplo, esta é uma ferramenta indispensável.

Desperdício alimentar

As balanças de cozinha permitem preparar as receitas com exatidão, reduzindo o desperdício alimentar. Este é um problema que pode ser evitado com a ajuda das balanças, evitando os restos de comida, e que se estraguem receitas por via de quantidades mal calculadas.

Batch cooking: poupa tempo e diminui o desperdício

5 critérios para escolher balanças de cozinha

Existem 5 fatores essenciais que devem ser tidos em conta na hora de comprar balanças de cozinha. Para além da utilização que lhes vais dar, considera também a capacidade, materiais, facilidade de limpeza, e algumas das funcionalidades extra.

1# Necessidade

Começa por analisar a tua necessidade e o tipo de alimentos que costumas pesar em balanças de cozinha. Reflete sobre a frequência com que a vais utilizar, uma vez que isso também vai influenciar o modelo a escolher.

2# Capacidade

Verifica se os alimentos que pesas são geralmente maiores ou menores, o que pode ser decisivo na hora de escolher a capacidade da balança. Importa ainda perceber qual a sua graduação, isto é, qual a capacidade mínima e máxima em quilogramas que ela consegue pesar.

O ideal é encontrar uma balança que marque a partir de uma grama, com capacidade máxima de 5 a 10 kg. Alguns modelos possuem mais do que uma opção de medida, facilitando o momento de pesar ingredientes diversos, sólidos ou líquidos.

3# Material e design

O material da balança vai afetar diretamente a durabilidade. É provável que as balanças de cozinha de materiais como plástico ou acrílico durem menos do que as de inox. Se o uso for frequente talvez valha a pena um maior investimento.

O design também importa, sendo que podes encontrar balanças mais bonitas em materiais que têm por base o metal ou o inox. As bases da balança, ou seja, onde o peso é medido, podem ser feitas de aço inoxidável ou vidro temperado de 35 milímetros.

4# Limpeza

Sendo as balanças de cozinha utilizadas para medir diferentes tipos de alimentos, quer sólidos, quer líquidos, é importante evitar a possibilidade de contaminação ou até o cruzamento de cheiros e sabores. Tal é possível através da limpeza. A higienização também é fundamental para manter o seu bom funcionamento.

No caso da balança analógica, retira para lavar a bandeja ou o prato utilizado para medir os alimentos e, nas partes restantes do equipamento, usa apenas um pano húmido. Todas as peças devem secar totalmente antes de serem recolocadas nos seus lugares.

Se optares por uma balança digital, retira as pilhas ou bateria, desmonta as peças adjacentes e lava com água e detergente neutro as peças laváveis.

5# Funcionalidades extra

Estas são as principais características que diferenciam os modelos de balanças de cozinha. 

  • Visor: A maioria dos modelos atuais têm um visor de cristal líquido, em LCD. Alguns têm ecrã touch screen, facilitando mais o seu uso.
  • Luz: A luz interna facilita o uso das balanças de cozinha em ambientes mais escuros.
  • Relógio: Quando não está em funcionamento, a balança pode servir simplesmente a função de relógio.
  • Tigela: Alguns modelos têm a tigela acoplada, que pode ser removida. Outros têm o formato de tigela, que se torna bastante prático de usar. As balanças de cozinha com base plana obrigam à utilização de uma tigela ou prato para apoiar o elemento a ser pesado.
  • Unidades de medida: A opção de mudar de unidade de pesagem é um recurso muito interessante e a ter em conta, para melhor te adaptares a diferentes tipos de receitas e até a receitas que utilizam unidades de pesagem estrangeiras.
  • Tara: Esta subtrai o peso do recipiente que vais usar, pelo que é mais fácil perceberes o peso exato do alimento pesado.

A diferença entre o modelo analógico e o digital

Entre os diversos modelos disponíveis no mercado, encontramos as balanças de cozinha analógicas e as digitais, mais recentes. A balança digital permite ir somando o peso a cada elemento selecionado, reconhecendo o peso de cada um deles separadamente.

Como possuem elementos que não estão disponíveis no modelo analógico, tal como células de carga, circuitos integrados e microprocessadores, assim como, visor digital e a mudança de unidades de medida, os modelos digitais acabam por receber mais atenção por parte de quem procura balanças de cozinha.

O modelo analógico é formado por ponteiros que se movem com o peso, não garante muita estabilidade e não podes mover o aparelho com frequência ou vais afetar a sua calibração. Este tipo de balanças é mais lento a reagir ao peso, embora o faça com alta precisão.

O modelo digital, por sua vez, dá o peso de forma quase instantânea, apresentando-o no visor de forma nítida.

As duas opções de balanças podem ser feitas de plástico duro e resistente ou aço inox, podendo ainda ter as bandejas de aço ou vidro temperado, que podem ou não ser removíveis.Os dois modelos de balanças de cozinhas cumprem a sua função. Em resumo, podemos ver:

Balança analógicaBalança digital
Unidades de medidaSó mede o peso em quilogramas.Mede o peso em várias unidades de medida.
CalibraçãoPrecisa de calibração frequente.Não precisa de calibração frequente.
FuncionamentoFunciona por ação do peso.Precisa de bateria ou pilha.
VelocidadeDemora a atestar o peso.Pesa de forma instantânea.
TransporteO movimento pode levar a descalibrar a balança e originar erros na medição.Pode ser movida sem qualquer inconveniente.

Se estás à procura de balanças de cozinha para melhorar as tuas receitas, no OLX encontras dezenas de opções a preços deliciosos.

Existem diferentes tipos de balanças de cozinha. Percebe as tuas necessidades, define um orçamento e não te esqueças de rever os pontos mais importantes, na hora de optar por um modelo.

Aproveita que o OLX tem quase tudo o que precisas e não percas mais tempo: compra sem sair do conforto da tua casa.


Próximas leituras:

Organizar frigorífico: truques para o manter limpo e arrumado
Queres saber como organizar o frigorífico, conservar melhor os alimentos e ainda …
Móveis de paletes: ideias DIY para decoração
A madeira dá um charme especial à decoração de interiores e os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *