A domótica transformou o quotidiano de vários proprietários e deu-lhes o controlo dosgadgets da sua casa, mesmo quando não estão por perto. Melhora as interações entre os donose suas casas, ajudando-os a tomar decisões informadas sobre a segurança e funções do seu próprio apartamento. É por isso que os dispositivos inteligentes de segurança doméstica são geralmenteconsiderados superiores àsfechaduras tradicionais.

Inicialmente, as casas inteligentes consistiam em dispositivos simples, tais como termostatos inteligentes, lâmpadas automatizadas e altifalantes controlados por voz. Hoje em dia, as casas inteligentes são altamente integradas e fáceis de usar. Tornaram-se mais do que apenas outra tendência.

Se queres experimentar uma experiência perfeita de vida em casa, mas não sabe como fazê-lo, este artigo é para ti. Discutiremos a domótica em detalhe e daremos todas as ficas que precisas de saber. Vamos continuar.

O que procurar numa casa inteligente

Antes de iniciar o processo de domótica, tem em conta que ter dispositivos inteligentes não é suficiente. É necessário ligar os dispositivos uns aos outros para que formem umecossistema doméstico inteligente bem integrado. Por isso, deves considerar o nível de conexão do dispositivo. Por exemplo, uma fechadura inteligente que pode ser controlada remotamente aumentará a segurança da tua casa e aumentará a sua ligação com a tua casa. Nãoé mau se também pode funcionar com outros dispositivos, como uma lâmpada inteligente e alarme.

Top Smart Gadgets para Comprar para Domótica

A domótica da DIY começa com a compra de alguns dispositivos inteligentes. Existem muitas opções disponíveis no mercado. No entanto, só faz sentido comprar dispositivos inteligentes de qualidade a fornecedores de confiança como a loja online OLX. O objetivo é que possaster todos os teus dispositivos inteligentes trabalhando juntos sem qualquer problema. Abaixo estão alguns gadgets inteligentes para começar:

Centro de controlo doméstico

Guia de domótica DIY para principiantes
Fonte: Pexels

Estes dispositivos são o centro nervoso do teu sistema de domótica que ajuda a ligar os teus dispositivos inteligentes. A IOT (internet ofthings) liga os teus dispositivos inteligentes como câmaras de segurança, fechaduras, termostatos e luzes. A IOT facilita  a instalação e utilização destes dispositivos nas nossas casas, mas ainda precisa de algum mecanismo de controlo. Em alguns casos, podes controlá-los com o teu telemóvel, mas vais precisar de um centro de domótica para interagir com os dispositivos e controlar tudo se tiveres muitos dispositivos.

Altifalante Inteligente

Altifalante Inteligente
Fonte: Pexels

Outro  dispositivo imperdível é um altifalante inteligente. Os altifalantes inteligentes são dispositivos úteis para reproduzir música, definir temporizadores e controlar outrosdispositivos na tua casa. Podes fazer tudo isto e mais usando apenas comandos de voz.

Lâmpada inteligente

Lâmpada inteligente
Fonte: Pexels

Uma lâmpada inteligente é uma lâmpada LED ligada à internet que te permite personalizar, controlar e agendar a iluminação da tua casa remotamente. Usa-a com um altifalante inteligente para controlar o brilho da tua lâmpada sem teres que te levantar da cama ou da tua secretária. Podes emparelhá-lo com um abridor de porta de garagem para que as luzes se acendam automaticamente assim que chegares a casa. Também podes conectá-lo a uma campainha de vídeo para que te alerte acendendo sempre que uma visita se aproxime da tua porta.

Tomada Inteligente

TomadaInteligente
Fonte: Pexels

As tomadas inteligentes são outra ótima opção para a sua domótica DIY. Podes facilmente transformar quase qualquer gadget com fios que seja um interruptor de ligar/desligar num interruptor automatizado que podes controlar por comando de voz ou por uma simples app no teutelemóvel.

Campainha com vídeo

As campainhas de vídeo são ótimas ferramentas que permitem ver a pessoa à tua porta sem teres que a abrir. Elas permitem-te ficar de olho em quem vai e vem, mesmo que estejas do outro lado do mundo. Podes até comunicar com os visitantes na aplicação. Podes emparelhar as campainhas de vídeo com fechaduras inteligentes ou dispositivos inteligentes de luz. Também podesemparelhá-los com um ecrã inteligente que te proporciona uma melhor visão da tua varanda.

Fechadura Inteligente

Outra grande compra seria uma fechadura inteligente. Fechaduras inteligentes são uma conveniência que melhora radicalmente o teu sistema de segurança doméstica. Permitem-te armar e desarmar o teu sistema de segurança doméstica remotamente. Ou seja, com a fechadura inteligente, já não precisas de chaves para trancar e destrancar as portas.

Outra coisa boa é que podes emparelhar a fechadura inteligente com o seu abridor de porta de garagem. Irá levar a porta da garagem a trancar-se automaticamente quando saíres de casa. Também irá notificar-te sempre que alguém entrar na tuagaragem. Também podes ligar a fechadura inteligente com uma iluminação inteligente para que, se alguém tentar entrar, as luzes acendam automaticamente como se alguém estivesse em casa.

Câmera de segurança inteligente

Câmera de segurança inteligente
Fonte: Pexels

Câmaras de segurança inteligentes são úteis para dissuadir potenciais invasores. Elas vãoalertar o teusmartphone em caso de suspeita de falha de segurança. Também podesobter câmaras de segurança inteligentes que irão gravar o que acontece na tua casa e agir como um intercom de vídeocom áudio bidirecionais. Podem ser emparelhados com sensores que serão ativados quando uma porta ou janela é aberta. Também tem o luxo de emparelhar a câmara de segurança inteligente com um interruptor de luz inteligente para ligar a câmara sempre que as luzes exteriores da sua casa são ativadas.

Como configurar o teu ecossistema doméstico inteligente

Depois de teres ido as compras e de teres os dispositivos inteligentes que queres, a próxima coisa é colocá-los em condições de funcionamento. Existem dois métodos que podes utilizar para ligar dispositivos inteligentes. São eles:

Rotinas

As rotinas são como atalhos. Ajudam a juntar as funções do dispositivo sob um único comando. Permitem alterar várias definições de uma só vez e evitar o processo stressante de utilização de controlos manuais um após o outro.

Automações

As automatizações permitem que os teus dispositivos reajam automaticamente às alterações de condições em tua casa. Embora a tua configuração precisa de mais tempo do que o habitual e requer pensamentos mais sérios, eles são o pico de uma conveniência inteligente e sem costura.

Conclusão

A domótica existe há décadas no que diz respeito à iluminação e ao simples controlo do aparelho. No entanto, devido ao avanço tecnológico, podes agora fazer uma redecom os teus dispositivos e aparelhos para que possas controlá-los facilmente remotamente.

Podes fazer do sonho de ter uma casa inteligente sem emenda uma realidade investindo nos gadgets certos. Não há melhor maneira de fazer isto do que comprar os teus dispositivos inteligentes no site da OLX, certamente vais adorara e xperiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.