Guia para comprar eletrodomésticos usados
Precisas de equipar a casa e tens um budget apertado? Dá uma hipótese aos eletrodomésticos usados.
Comprar eletrodomésticos usados é uma boa forma de equipar uma habitação sem ultrapassar o budget familiar.
É possível encontrar verdadeiras pechinchas, isto é, eletrodomésticos em excelente estado e a um preço muito mais reduzido do que se fosse novo. Contudo, deves ter alguns cuidados na compra de eletrodomésticos usados.
Neste guia, partilhamos algumas dicas e cuidados a ter para fazeres os melhores negócios. Mas, antes disso, confere as 3 principais razões para optares por eletrodomésticos usados.
Existem 3 grandes razões para optares por eletrodomésticos usados:
Os eletrodomésticos usados são uma ótima opção para quem está a mobilar uma casa do zero pela primeira vez ou para quem procura equipamentos exclusivos a preços de chuva. Se a tua Smart TV avariou, consegues encontrar uma até melhor do que a que tens sem teres de pagar mais por isso. Se adoravas comprar uma televisão topo de gama mas o teu orçamento não o permite, no OLX encontras várias opções a um preço muito mais reduzido.
À procura de uma televisão nova? Estas são as melhores Smart TVs de 2020
Para os verdadeiros fãs de peças vintage, é em segunda mão que se fazem os melhores negócios. Desde os pequenos aos grandes eletrodomésticos, como torradeiras ou frigoríficos, respetivamente, é possível encontrar verdadeiras relíquias.
Um exemplo disso é a marca Smeg. Fundada em 1948, ainda hoje conquista milhões de consumidores em todo o mundo com os seus modelos vintage. No OLX, podes encontrar estes mesmos modelos, mas a preços bem mais em conta.
Ao comprares eletrodomésticos usados estás a reduzir a tua pegada ambiental e a contribuir para a economia circular. As compras e vendas em segunda mão são um comportamento mais sustentável e amigo do Planeta.
Existem alguns procedimentos que deves adotar quando procuras eletrodomésticos usados, para que a experiência corra bem.
Faz uma pesquisa de mercado. Analisa os preços do teu eletrodoméstico novo e o preço médio a que o vendem em segunda mão. Tem em conta todas as características e procura modelos comparáveis. Depois, define um budget. Se encontraste exatamente o que procuras, mas o preço está um pouco acima do que pretendes, tenta negociar com o vendedor para encontrarem um valor justo para ambas as partes.
Seleciona alguém perto da tua localidade (de preferência), com boa classificação e feedback e que se mostre disponível para esclarecer todas as tuas dúvidas, para mostrar os eletrodomésticos usados e para negociar.
Sabe como comprar e vender em segurança no OLX
Se já tens algum eletrodoméstico debaixo de olho, não te esqueças de pedir mais informações, mais fotografias (com mais pormenores) e até uma desmonstração à pessoa a quem vais comprar.
Ao testares o produto deves ter ainda em consideração o seguinte:
Faz todas as perguntas que aches importante ao vendedor, nomeadamente: idade, classificação energética, histórico de proprietários, razão da venda, problemas ou defeitos, entre outras.
Só assim consegues garantir que fazes o negócio certo.
Esta é uma das questões que deves fazer obrigatoriamente ao vendedor e que pode definir logo o rumo do processo de compra. Se o produto tiver garantia pode justificar o preço que pedem por ele e transmitir-te mais confiança para fechares negócio.
Fechaste a venda? Então é hora de limpar bem e desinfetar o eletrodoméstico antes de o usares. Especialmente nesta altura, garante que tens todos os cuidados de higiene e segurança para não correres riscos desnecessários.
Se queres ter mais algum dinheiro de lado, além de poderes comprar produtos novos ou usados a bins preços, no OLX também podes vender aquilo que já não usas. Não percas tempo: cria a tua conta no OLX e põe já os teus eletrodomésticos usados à venda.
Próximas leituras:
Deixe um comentário