Comprar eletrodomésticos usados é uma boa forma de equipar uma habitação sem ultrapassar o budget familiar.

É possível encontrar verdadeiras pechinchas, isto é, eletrodomésticos em excelente estado e a um preço muito mais reduzido do que se fosse novo. Contudo, deves ter alguns cuidados na compra de eletrodomésticos usados.

Neste guia, partilhamos algumas dicas e cuidados a ter para fazeres os melhores negócios. Mas, antes disso, confere as 3 principais razões para optares por eletrodomésticos usados.

3 razões para comprares eletrodomésticos usados

Existem 3 grandes razões para optares por eletrodomésticos usados:

1# São mais baratos

Os eletrodomésticos usados são uma ótima opção para quem está a mobilar uma casa do zero pela primeira vez ou para quem procura equipamentos exclusivos a preços de chuva. Se a tua Smart TV avariou, consegues encontrar uma até melhor do que a que tens sem teres de pagar mais por isso. Se adoravas comprar uma televisão topo de gama mas o teu orçamento não o permite, no OLX encontras várias opções a um preço muito mais reduzido.

À procura de uma televisão nova? Estas são as melhores Smart TVs de 2020

2# Encontras modelos vintage

Para os verdadeiros fãs de peças vintage, é em segunda mão que se fazem os melhores negócios. Desde os pequenos aos grandes eletrodomésticos, como torradeiras ou frigoríficos, respetivamente, é possível encontrar verdadeiras relíquias.

Um exemplo disso é a marca Smeg. Fundada em 1948, ainda hoje conquista milhões de consumidores em todo o mundo com os seus modelos vintage. No OLX, podes encontrar estes mesmos modelos, mas a preços bem mais em conta.

3# Ajudas o ambiente

Ao comprares eletrodomésticos usados estás a reduzir a tua pegada ambiental e a contribuir para a economia circular. As compras e vendas em segunda mão são um comportamento mais sustentável e amigo do Planeta.

Guia para comprar eletrodomésticos usados

Existem alguns procedimentos que deves adotar quando procuras eletrodomésticos usados, para que a experiência corra bem.

1# Define um orçamento

Faz uma pesquisa de mercado. Analisa os preços do teu eletrodoméstico novo e o preço médio a que o vendem em segunda mão. Tem em conta todas as características e procura modelos comparáveis. Depois, define um budget. Se encontraste exatamente o que procuras, mas o preço está um pouco acima do que pretendes, tenta negociar com o vendedor para encontrarem um valor justo para ambas as partes.

2# Escolhe um vendedor de confiança

Seleciona alguém perto da tua localidade (de preferência), com boa classificação e feedback e que se mostre disponível para esclarecer todas as tuas dúvidas, para mostrar os eletrodomésticos usados e para negociar.

Sabe como comprar e vender em segurança no OLX

3# Testa o equipamento

Se já tens algum eletrodoméstico debaixo de olho, não te esqueças de pedir mais informações, mais fotografias (com mais pormenores) e até uma desmonstração à pessoa a quem vais comprar.

Ao testares o produto deves ter ainda em consideração o seguinte:

  • Estado atual: Verifica o estado da pintura, peças, danos e se são graves (afetam o funcionamento do equipamento) ou não.
  • Odores: Se detetares maus odores no equipamento, questiona o vendedor e tenta perceber se não são um alerta para algo que não está a funcionar bem.
  • Maçanetas e botões: Tenta perceber se todos os elementos estão 100% operacionais e, caso não estejam, se isso condiciona o seu funcionamento. Se verificares que a pega de uma torradeira está ligeiramente danificada, mas não é um obstáculo ao seu funcionamento e se não te importares, não há problema em comprá-la assim. No caso de ser um botão ou uma peça que condiciona o bom funcionamento, talvez devas considerar outros anúncios.

4# Faz as perguntas certas

Faz todas as perguntas que aches importante ao vendedor, nomeadamente: idade, classificação energética, histórico de proprietários, razão da venda, problemas ou defeitos, entre outras.

Só assim consegues garantir que fazes o negócio certo.

5# Verifica a garantia do eletrodoméstico

Esta é uma das questões que deves fazer obrigatoriamente ao vendedor e que pode definir logo o rumo do processo de compra. Se o produto tiver garantia pode justificar o preço que pedem por ele e transmitir-te mais confiança para fechares negócio.

6# Limpa e desinfeta o equipamento

Fechaste a venda?  Então é hora de limpar bem e desinfetar o eletrodoméstico antes de o usares. Especialmente nesta altura, garante que tens todos os cuidados de higiene e segurança para não correres riscos desnecessários.

Vende os teus eletrodomésticos usados e ganha uns trocos

Se queres ter mais algum dinheiro de lado, além de poderes comprar produtos novos ou usados a bins preços, no OLX também podes vender aquilo que já não usas. Não percas tempo: cria a tua conta no OLX e põe já os teus eletrodomésticos usados à venda.


Próximas leituras:

Como fazer panquecas em casa
Descobre como fazer esta receita clássica de panqueca em casa e todos …
As 7 melhores frigideiras antiaderentes
A frigideira antiaderente ajuda a cozinhar com menos esforço e de forma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *