Guia passo a passo para restaurar motos antigas
Este é um guia com as melhores práticas para restaurar motos antigas. Estás preparado para colocar mãos à obra?
Amas de coração uma moto antiga que remonta ao tempo do teu avô ou simplesmente encontraste à venda uma verdadeira relíquia que queres restaurar? Este guia é para ti.
Sugerimos que cries inicialmente o teu orçamento, com um plano de gastos mensal, por exemplo, para aquisição de material. Esta é uma forma de seguires um fio condutor e não te perderes, de forma a inviabilizar o teu projeto.
Restaurar motos antigas pode ser, para alguns, uma profissão, um hobby, uma satisfação pessoal ou uma arte. Aqui reunimos um passo a passo completo para dares uma nova vida a essa obra de arte.
Antes de iniciar o trabalho de restauração, convém reunir o máximo de dados possíveis, existentes sobre a moto usada. Com base na marca, o país de origem e o ano de fabrico, será mais fácil adquirires o manual de peças e o esquema de montagem. Já percebeste o quanto isso te irá facilitar o trabalho, não já?
Apesar seres o autor do restauro, deves falar com mecânicos experientes e, até mesmo, colecionadores, para que possas ter acesso a informação de qualidade e para esclareceres as dúvidas que surjam pelo caminho. A técnica ditará o resultado.
Prepara a câmara fotográfica
Antes de colocares mãos à obra, encara o restauro de uma moto antiga, tal como acontece com os carros antigos, como um trabalho de investigação de material e logística, que depende do teu rigor e disponibilidade para o sucesso do teu trabalho.
Prepara-te para muitas fotografias e um resumo da ordem das anilhas, dos espaçadores e dos vedantes. Coloca etiquetas nas peças desmontadas e guarda-as em sítios certos, para que depois seja mais fácil montar o puzzle. Não queremos que no final te faltem ou sobrem peças.
Está atento ao passo a passo para iniciares a restauração:
À procura de peças para restaurar a tua mota?
Temos estas peças mesmo à tua espera!
A suspensão deve ser revista e, se necessário, restaurada. Também o circuito elétrico merece especial atenção. Se estiver completamente destruído, não desanimes e verifica se os seus componentes podem ser aproveitados.
O reaproveitado e o novo
Tudo o que for borrachas, pastilhas de travão e discos de embraiagem, deve ser tudo novo, no caso de uma moto antiga. A tua segurança não deve ser descurada.
Em relação aos casquilhos, rolamentos, raios e aros de roda, devem ser verificados, tal como, o estado da ferrugem no depósito. Este pode ser limpo e revestido para novo uso.
Todo o material de substituição pode ser também comprado como usado. Aliás, comprar peças usadas é uma excelente opção para economizares aquando o restauro da tua moto.
Desde parafusos, fios, cabos, pistões, engrenagens a outras peças de maior calibre, podem ser comprados num site de referência de venda de artigos em segunda mão. Poderás surpreender-te com a quantidade de particularidades disponíveis online.
Já um cilindro, um carburador, o motor ou a bomba do óleo, poderão ser mais difíceis de substituir, mas poderão ser recuperados. Se a certa altura te faltar alguma peça, experimenta colocar um anúncio!
Dedicar tempo, criar uma experiência
Restaurar uma moto antiga não se resume apenas a desmontar, limpar, pintar e voltar a montar. Existe uma quantidade de trabalho minuciosa e que o restauro completo pode ser moroso. Contudo, uma coisa é certa: o resultado será ultra entusiasmante.
Restaurar motos é um projeto que vai pedir a tua entrega mas, no final, vai deixar-te com uma recordação única de valor incalculável.
E por falar em valor… após o restauro e após dares umas voltas e uns bons passeios com a tua Mona Lisa, exibi-la aos teus amigos, familiares e até aos mecânicos que te ajudaram no processo, já pensaste no quanto poderá valer a tua moto?
Se achares um ótima ideia obteres um lucro com o teu trabalho e, se estiveres para aí virado, coloca-a à venda! Quem sabe se não se torna num bom motivo para iniciares um novo projeto.
Restaurar motos é uma verdadeira arte. Terminada a reforma da tua moto antiga, deves preocupar-te com a manutenção da mesma, para que todo o projeto não tenha sido em vão.Não tens ainda uma moto, mas ficaste entusiasmado com este guia? Então faz-te à estrada e pesquisa sobre motos antigas para começares a traçar o teu plano de restauro.
Próximas leituras:
Deixe um comentário