Nos últimos anos, o Yoga tem ganho muita popularidade. Cheio de benefícios, não é difícil perceber o porquê desta procura por esta prática ancestral. Diminuição do stress, melhoramento do humor, redução de enxaquecas e dores nas costas, sono mais tranquilo, aumento da flexibilidade, autoestima, autoconhecimento e concentração são alguns exemplos.

Neste artigo, damos-te a conhecer alguns exercícios fáceis para toda a família. Para estes exercícios não precisas de muita coisa nem muita flexibilidade, apenas boa disposição e vontade!

Antes de iniciares….

Cria um espaço confortável, onde possas fazer as posturas de pé, sentado ou deitado, e estabelece um horário para praticar Yoga regularmente.

Para estes exercícios, é recomendado que utilizes um tapete apropriado. Se não tiveres um em casa, utiliza uma toalha ou uma superfície que te proporcione conforto. Utiliza sempre roupas cómodas para conseguires fazer todos os movimentos sem limitações.

Respeita os teus limites. Ninguém está à espera de que saibas fazer os exercícios como um profissional nas primeiras vezes. Começa pelos exercícios mais simples e com o tempo introduz exercícios que exigem mais equilíbrio e força. Preparado?

Exercícios fáceis para toda a família

  • Posição da Montanha

Fica em pé com os braços acima da cabeça. Na borda do tapete com os pés separados na largura dos ombros, levanta os braços para cima da cabeça. Estica os braços e os dedos e fica com a postura direita. Respira fundo e deixa os braços voltarem lentamente para o lado do corpo. Mantém a postura durante 60 segundos ou durante o tempo que te sintas confortável.

  • Posição da Cadeira

Dobra os joelhos como se te fosses sentar numa cadeira. Desce até a altura que te sentes confortável, mantendo os braços esticados acima da cabeça. Respira fundo e mantém a postura durante 60 segundos. Volta para a posição da Montanha.

  • Posição do Guerreiro

Dá um passo grande para frente, abre os braços para os lados (um à tua frente e o outro atrás de ti) e olha para a frente. Respira fundo e mantém a postura durante 60 segundos ou durante o tempo que te sintas confortável. Volta para a posição da Montanha.

  • Posição da Vaca

De forma calma, desce o teu corpo até ao chão e fica de quatro. O quadril deve estar alinhado com os joelhos, os ombros acima dos pulsos e as canelas encostadas no chão. Levanta a cabeça e olha para a frente. Respira fundo e mantém a postura durante 60 segundos ou durante o tempo que te sintas confortável. Volta para a posição da Montanha.

  • Posição da Cobra

Deita-te no chão e levanta a parte superior do corpo, mantendo o quadril e as pernas no chão. Olha para a frente ou para cima. Respira fundo e mantém a postura durante 60 segundos ou durante o tempo que te sintas confortável. Volta para a posição da Montanha.

  • Posição de Flexão

Com as tuas pernas esticadas e costas retas, mantém as tuas mãos paralelas aos teus ombros. Respira fundo e mantém a postura durante 60 segundos ou durante o tempo que te sintas confortável. Volta para a posição da Montanha.

  • Posição de apoio da barriga e peito

Senta-te sobre os teus pés. Estica os braços e o corpo para frente. Descansa a barriga e o peito nas coxas. Tenta encostar a testa no chão. Respira fundo e mantém a postura durante 60 segundos ou durante o tempo que te sintas confortável. Volta para a posição da Montanha.

  • Posição final

Quando acabares os teus exercícios deita-te de costas no tapete com as pernas e os braços esticados. Deixa os braços ao lado do corpo, abertos ou acima da cabeça, como te sentires mais confortável. Relaxa e respira fundo.

Bons treinos!


Próximas leituras:

Mi Band 5: conhece o novo modelo da Xiaomi
A Mi Band 5 veio para ficar e traz ainda mais funcionalidades! …
Como escolher uma pulseira fitness e dar um boost aos teus treinos
Estás a pensar investir numa pulseira fitness, mas não sabes qual comprar? …