Das inimitáveis Fender Stratocaster às clássicas Les Paul, no OLX encontras uma enorme variedade de guitarras elétricas, incluindo as mais adequadas para quem está a dar os primeiros acordes. Descobre os 6 melhores modelos.

1. Fender Squier Affinity Stratocaster

A guitarra elétrica Fender Squier Affinity Stratocaster produz um excelente som com um estilo inimitável. Este modelo permite uma enorme flexibilidade com umas elegantes linhas vintage e excelentes acabamentos.

Para além de tudo isto, a Affinity Stratocaster é divertida de tocar e produz uma boa qualidade sonora, mesmo nas mãos principiantes. Pode não ser o topo de gama da marca, mas ainda assim é uma ótima escolha, especialmente quando se pensa no preço.

2. Yamaha Pacifica 012

A Yamaha Pacifica 012 é uma excelente guitarra elétrica para quem quer começar a aprender a tocar. Este é um modelo construído para responder a vários géneros e estilos de som, com uma configuração que proporciona uma vasta gama de opções, desde distorção pesada típica de metal até ao som limpo e nítido dos blues.

Para isso, conta com nada menos do que 22 trastes médios. A função principal dos trastes é definir e separar as notas em semitons ao longo do braço. Caso haja algum problema num ou mais trastes, o som de uma ou várias cordas, bem como de uma ou várias notas, ao invés de soarem limpos e prolongados, apresentam ruído – o chamado “trastejar”.

Os trastes médios são os mais confortáveis para a realização de acordes, principalmente para principiantes, fazendo desta uma das melhores guitarras elétricas para quem está a começar.

3. Ibanez GRG121DX

A Ibanez GRG121DX é uma guitarra elétrica notável, com boa sonoridade, a um excelente preço. Neste modelo encontras os contornos clássicos da marca e um apoio de braço inclinado que garante o máximo conforto, mesmo após longas sessões a tocar.

O pescoço fino é composto por uma escala que também permite ações ágeis e precisas em todas as posições. No braço e na ponte, foram instalados dois humbuckers cerâmicos que podem ir do rock clássico até ao metal moderno.

Um humbucker é um tipo de captador de som que usa duas bobinas para cancelar a interferência eletromagnética, especialmente o zumbido da rede elétrica, e é essencial para a qualidade de som da guitarra elétrica.

4. Fender Squier Bullet Stratocaster

Projetado para músicos que procuram um instrumento acessível, elegante e versátil, a Squier Bullet Stratocaster, é uma das guitarras elétricas mais populares de todos os tempos. A aparência é clássica, de corpo fino e leve, com um perfil de braço em forma de “C”. É muito fácil de tocar, e permite uma enorme variedade sonora.

5. Epiphone Les Paul

No mercado desde os anos 60, a Epiphone Les Paul inspirou gerações de músicos por todo o mundo e é fácil perceber porquê. O som é impressionante com intervalos de tom bem definidos e muito ricos. Mas é com um bom amplificador que esta guitarra elétrica brilha.

A qualidade de construção é excelente. O pescoço tem uma forma de “D” inspirada no grande concorrente da Les Paul, a Gibson, o que a torna muito confortável. O resultado é uma guitarra surpreendente para todos os estilos de música e que vai evoluindo com o músico ao longo dos vários níveis de aprendizagem.

6. ESP LTD EC256

A ESP LT EC256 tem várias características que fazem destas uma das melhores guitarras elétricas da lista. O som é rico, aberto e muito versátil, podendo ir do country ao jazz e até acordes pop sem deixar de soar autêntico. O toque melódico é bem articulado.

Uma vez que a guitarra tem dois humbuckers, é também a escolha perfeita para qualquer músico que goste de estilos que incluam overdrive e distorção, como blues, rock, metal, ou rock progressivo. É uma guitarra excelente mesmo para principiantes, apesar de ser um pouco mais cara do que as restantes na lista.

Os melhores acessórios para começar a tocar guitarra elétrica

Escolher a guitarra elétrica certa não é tudo. São necessários alguns acessórios, do afinador ao amplificador, para tirar o máximo partido do investimento no instrumento e continuar a evoluir.

Afinador

A afinação é fundamental e indispensável para quem está a começar a tocar guitarra elétrica e não só. É importante escolher um afinador com boa precisão e existem várias opções no mercado. Alguns modelos têm funcionalidades extra, tal como o modo “off” automático, ao final de algum tempo de inatividade, permitindo poupar energia.

Cordas

A escolha de um bom conjunto de cordas, seja na qualidade da matéria ou de calibre, vai fazer toda a diferença na hora de tocar. Quanto maior for o calibre da corda, maior será a duração e o corpo do som, mas também será mais dura para tocar. As cordas finas, por sua vez, perdem em corpo e duração do som.

Palhetas

São talvez dos acessórios mais pequenos e aparentemente mais simples, mas, na realidade, a palheta certa faz toda a diferença na técnica e no timbre da guitarra elétrica. Deve encaixar e combinar perfeitamente nos dedos, ter uma superfície antiderrapante e material de boa qualidade para assegurar maior durabilidade.

Correia

A correia é essencial para segurar a guitarra elétrica durante horas, com toda a segurança e conforto. De preferência, opta por uma correia revestida a poliéster acolchoado. As extremidades em couro também são indicadas para garantir uma maior resistência na ligação à guitarra.

Pedais

Os pedais são acessórios versáteis para as guitarras elétricas, na medida em que se podem experimentar diferentes efeitos e distorções diferentes, tal como o efeito delay, chorus, reverb ou ainda misturar todos eles. Para uma utilização mais amplificada, opta por um pedal com dois modos, overdrive e distortion, que vão proporcionar sonoridades desde o rock clássico ao hard rock.

Amplificador

O amplificador capta o sinal elétrico da guitarra elétrica e emiti-lo por meio de um altifalante. Existem amplificadores para diferentes tipos de investimento e é possível começar por modelo mais económicos e evoluir à medida que seja necessário. O amplificador tem canais específicos para emitir sons cristalinos e limpos, drives para sons distorcidos e pode ter também saída para fones de ouvido.

Artigo relacionado: Aprende a tocar um instrumento musical em casa!

Escolher a guitarra elétrica certa não é tarefa fácil, mas é possível com o OLX. Vende os instrumentos musicais que já não usas ou acessórios que tens por casa para assim ganhar algum dinheiro extra. Para uma iniciação mais rápida na guitarra elétrica, procura também aulas com professores experientes e aventura-te no mundo da música.


Próximas leituras:

Padel: características, equipamentos e regras do jogo
Descobre tudo o que precisas saber para começar a jogar padel, quais …
Conheça os incentivos à compra de bicicletas elétricas em 2022
A partir de 2022 existem também incentivos à compra de bicicletas e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.