Rolex é uma marca que construiu a sua imagem e valor com base em relógios de qualidade suprema e únicos. Uma marca que é agora globalmente reconhecida e elogiada por desenhar os seus produtos meticulosamente. É direcionada para um nicho de mercado de pessoas com rendimentos elevados e não está disponível para as massas.

Os seus concorrentes não têm comparação com o prestígio e luxo que oferece aos seus clientes. A sua  coleção perene é brutal de perder. À semelhança de outras marcas, a história da Rolex é aquela que rapidamente capta a atenção do seu público.

Para saberes mais sobre a história da Rolex, continua a ler este artigo!

1905: Hans Wilsdorf

1905: Hans Wilsdorf

História da Rolex
hautehorlogerie

Hans Wilsdorf pertencia à classe sócio-económica mais baixa e era órfão desde os 12 anos. Ele não tinha um número significativo de investimentos prontos para dar forma física à sua ideologia. Mas a sua determinação e motivação eram inigualáveis.

No século 20, o conceito de relógios de pulso não foi introduzido no mercado. Os relógios de bolso eram comuns porque as pessoas queriam proteger os seus relógios nas suas roupas, protegendo-os assim da sujidade, detritos e água.

Naqueles tempos, os indivíduos eram enérgicos e vigorosos. Devido ao seu estilo de vida e aos seus trabalhos robustos, também não se podiam dar ao luxo de usar relógios delicados. Os relógios de pulso eram considerados frágeis e especialmente concebidos para as mulheres. Esta perceção é o que Hans Wilsdorf, o fundador da Rolex, queria mudar.

Em 1905, Hans Wilsdorf apresentou a sua ideia em Londres. Inicialmente, ele notou um grupo de homens a rir-se do conceito enquanto apontava os dedos. Isto, contudo, não afetou a motivação de Hans Wilsdorf, e ele apenas regressou mais forte.

1908: Brainstorming the Brand Name

1908: Brainstorming the Brand Name


História da Rolex
Unsplash

Hans Wilsdorf queria uma marca que gritasse luxo e realeza. Ao mesmo tempo, ele também queria que o nome fosse o mais curto possível para que, quando a marca se tornar global, possa ser facilmente reconhecida e pronunciada em todo o mundo.

Não só isso, como também se certificou de que o nome da sua marca não exigia muito esforço na altura da recolha. Ele também mostrou particular interesse em escolher uma marca que parecesse estética nos seus relógios.

1910 – 1914: Perseguição da Precisão Cronométrica

1910 – 1914: Perseguição da Precisão Cronométrica


História da Rolex
Rolex Brand Analysis

Para aqueles alheios a este conceito, a precisão cronométrica refere-se ao quão peculiar e particular é um relógio medir o tempo. Diz-se que a precisão cronométrica é alta se o relógio puder suportar as ações do ambiente externo, por exemplo, humidade, poeira, traumas físicos, etc.

 Após decidir sobre a marca Rolex, Hans Wilsdorf queria que o seu próximo alvo fosse girar em torno da precisão cronométrica. Mesmo naqueles dias, os relógios ganharam imensa popularidade e sucesso se fossem específicos em termos de cronometragem.

Em 1910, o Centro Oficial de Relojoaria em Bienne atribuiu à Rolex uma Certificação Suíça de Precisão Cronométrica. Tornando-o assim no primeiro relógio de pulso com tais certificações. Este sucesso abriu o seu caminho para novos marcos. Em 1914, foi reconhecido como um relógio de pulso de classe “A”, anteriormente exclusivo para relógios marítimos.

A década de 1920: As Escapadas de Rolex

A década de 1920: As Escapadas de Rolex


História da Rolex
Rolex

Em 1926, Rolex ganhou reconhecimento por ser o primeiro relógio de pulso à prova de água e à prova de pó. A imagem de marca foi desenvolvida provando praticamente estas qualidades ao público no Canal da Mancha. O surgimento do desporto teve um papel enorme na crescente popularidade da Rolex.

Que melhor maneira de mostrar que os teus relógios são à prova de água do que fazer um nadador inglês bem reconhecido, Mercedes Gleitze, usá-lo debaixo de água durante 10 horas? Isto aconteceu em 1927 e foi publicado na primeira página de um artigo noticioso popular, Daily Mail.

A década de 1930: Obra de Arte

A década de 1930: Obra de Arte


História da Rolex
livemint.

 Após ter ganho imenso sucesso e ser reconhecido globalmente, Rolex inventou uma invenção revolucionária de rotores perpétuos. Isto melhorou a precisão cronométrica e deu ao mercado alvo uma nova razão para comprar relógios de pulso. Hans Wilsdorf patenteou imediatamente estes rotores.

Em 1933, Rolex ultrapassou os seus limites e provou ao seu público que mesmo uma elevação tão alta como o Monte Evereste não poderia impedir os seus rotores perpétuos e precisão. Os indivíduos da expedição prepararam-se com estes relógios de pulso e ficaram muito satisfeitos com os resultados.

Se isso não fosse suficiente, em 1935, o Capitão Malcolm Campbell usou um relógio Rolex Oyster durante uma corrida de 300mph a motor. Ele esclareceu todas as dúvidas sobre a fragilidade e delicadeza dos relógios de pulso. Isto também foi celebrado através da publicação na primeira página de um artigo noticioso.

1945: O Ano da Data Apenas

1945: O Ano da Data Apenas


História da Rolex
Unsplash

Apesar de não ter sido uma inovação revolucionária e de ter sido uma mudança radical, a Rolex introduziu o conceito de Relógios de pulso com data pela Rolex primeiro em 1945. Uma pequena janela no mostrador do relógio indicava a data actual, o que divertia os clientes mais do que Hans Wilsdorf tinha imaginado.

O Rolex foi reconhecido por esta funcionalidade no mercado. Este conceito foi introduzido em 1957 com um mostrador e pulseira mais pequenos para as mulheres.

1953: Duas Realizações Significativas

1953: Duas Realizações Significativas


História da Rolex
Rolex

O primeiro feito em 1953 da Rolex Oyster foi a sua capacidade de resistir a duras circunstâncias a 100 metros debaixo de água. Esta foi flexionada com a ajuda do “The Submariner”, um modelo de Rolex Oyster que ultrapassou todos os seus limites de se tornar à prova de água.

A segunda conquista foi quando o conceito de viagens intercontinentais foi introduzido. Os indivíduos tomaram consciência da diferença de fusos horários, e Hans Wilsdorf tirou partido disso.

Mais uma vez, sendo os primeiros a moverem-se no mercado, os seus relógios de pulso alinhados com as necessidades da sua audiência e adaptados aos fusos horários.

1960: Descendo em Mariana Trench

1960: Descendo em Mariana Trench


História da Rolex
Watch Pro

Todos os anos, a equipa de pesquisa e desenvolvimento da Rolex não podia deixar de mergulhar mais fundo para desafiar os relógios de pulso e compreender a quantidade de pressão que os relógios poderiam aguentar.

Em 1960, o mergulho mais profundo na Fossa Mariana, a depressão mais profunda da Terra, teve lugar. E a Rolex Oyster conseguiu resistir a isso. Esta trincheira tem 11.000 metros de profundidade. Esta foi chamada de Experiência Especial Rolex Deepsea.

Palavras Finais

A viagem do Rolex tende a captar imensa atenção e curiosidade por causa das suas vitórias inigualáveis. Apesar de ter inúmeras lacunas e um número mínimo de apoiantes do seu lado, a determinação de Hans Wilsdorf é louvável, pois ele sozinho criou uma marca inigualável.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *