Queres construir essa experiência perfeita, imersiva e cinematográfica num sótão apertado mas acolhedor? Ou talvez encontrar esse momento íntimo com amigos e família, e alinhando numa maratona de Harry Potter? Seja qual for o caso, um cinema em casa pode tornar-se um investimento pessoal e encantador para fazeres o teu novo sistema de som plano e surround como parte do teu próprio palácio de imagens.

Criar aquele som surround nítido ou encontrar o tema perfeito para o teu cinema em casa é um exercício criativo e esforçado. Embora alguns optem por renovar todo um interior dedicado à construção da sua própria sala de cinema, a verdade é que um cinema em casa é também uma busca inclusiva – mesmo que seja uma cave por utilizar, um sótão vazio, ou um recanto quente construído a partir de almofadas e cobertores, absolutamente qualquer pessoa pode participar na transformação das suas casas em puro cinema com as ideias e equipamento certos. 

Para te ajudar a imaginar como fazer melhor uso de uma televisão antiga, ou a descobrir o melhor arranjo para o sofá mais confortável em que podes investir, estes melhoramentos do cinema em casa podem dar à tua imaginação o impulso necessário para te ajudar a captar uma experiência cinematográfica verdadeiramente pessoal e confortável. 

1. Estabelece o melhor cenário com um quarto escuro 

Definir o ambiente para uma noite de cinema aconchegante pode ser tão difícil como decidir onde é exatamente o quarto perfeito para veres o teu filme. Para a maioria dos cinemas caseiros, um problema imediato pode ser o próprio quarto, especificamente a cor do quarto onde está situado. 

Cores mais claras podem tornar-se difíceis para os sentidos e dificultar essa experiência de visualização de qualidade. Neste caso, sê esperto e define a cena com alguns tons mais escuros para pintares o teu palácio de imagens. 

Estás a planear algo mais casual para veres o grande jogo de futebol? Talvez relaxar para aquele episódio obrigatório da Netflix? Tons mais escuros de castanho ou cinzento podem afastar as distrações externas e manter o foco bem focado no teu grande ecrã. Se quiseres criar aquela imersão real no teatro, pega em tinta preta a jato e exclui o mundo inteiro enquanto tens uma verdadeira sensação daquelas explosões a rebentar do teu ecrã. 

Uma vez estabelecido o cenário ideal para a tua noite de cinema, tudo o resto, como o sofá ou sofá certo, as luzes perfeitas, e os cobertores mais bizarros, serão muito mais fáceis.

2. A Iluminação Perfeita 

  Após teresdefinido a cena com os teus tons mais escuros, outra forma de melhorar o teu cinema em casa é recriar a emoção teatral daquela suave iluminação que desce do teu teto ou salta das tuas paredes. 

A iluminação de cinema pode ser mais que o ambiente que a maioria dos proprietários tentam recriar nos seus próprios quartos. Considera tons mais suaves ao longo das paredes do teu cinema em casa, ou de preferência tiras de iluminação de baixa voltagem alinhadas nos cantos do teu teto. 

Especificamente, tiras de LED com luz e cores suaves como a iluminação enseada podem criar uma atmosfera mais agradável e confortável para o prazer de uma pessoa ver todos os dias. Evita luzes de alta voltagem mais fortes que iluminam o teu quarto ao ponto de não conseguires focar-te no ecrã. 

Além disso, quererás afastar-te de cores complexas e dolorosas que podem ser paralelas à tinta mais escura que existe à volta da tua casa. A iluminação perfeita começa sempre com a elegância simples de uma iluminação mais suave – tornando o teu cinema em casa o mais versátil possível para qualquer atividade aconchegante que não seja apenas ver Game of Thrones com os teus amigos.

3. Adicionar o Sofá Ideal (Cobertores Confortáveis Incluídos!)

Escapar para o grande ecrã durante algumas horas pode fazer-te pensar qual deve ser o sofá perfeito enquanto estás sentado o mais passiva e confortavelmente possível. Segundo a Diretora de Design de Produção Alexandra Owen, um sofá-cama de qualidade “dá-te opções e poupa espaço”. 

Assim, os sofás-cama podem tornar-se imediatamente uma solução eficaz não só para descobrir a posição perfeita para te sentares ou deitares confortavelmente, mas também oferece flexibilidade quando é necessário ser reequipado. 

Os assentos relaxantes têm muitas outras opções para além da compra de um novo sofá-cama. Uma vez que a maioria dos cinemas maximiza o seu espaço para conseguir o máximo de lugares possível, mergulhar nesta técnica pode ser tão simples como arranjar um sofá-cama. 

A menos que não sejas obrigado a convidar muitos amigos, ou que geralmente prefiras desfrutar de um bom filme no teu sofá solitário, os sofás-cama oferecem tanto flexibilidade como estilo, uma vez que aqueles assentos baixos e profundos podem garantir que amigos e familiares se afundem com total conforto enquanto tornam aquela noite de cinema o mais inclusiva e agradável possível. 

4. Arranjando aquele Som Profundo e Cristalino

Os sistemas de som surround contribuem para a tua imersão total com a experiência cinematográfica. Sem essa reverberação a ecoar pela sala, um filme simplesmente não sente o mesmo e pode arruinar os teus planos durante uma ou duas horas de relaxamento. 

Obter aquele som de cinema para o drama acrescentado pode funcionar quer estejas no interior ou no exterior. Um bom sistema de barras de som maximiza o sabor que o teu volume pode produzir, e pode ajudar a minimizar as distrações externas, especialmente se estiveres num ambiente barulhento. 

As barras de som também fornecem uma vasta gama de áudio de nível médio a superior. Para um som mais melhorado, adiciona subwoofers para aumentar a resposta de graves profundos que procuras juntamente com altifalantes traseiros para completar o teu sistema de som surround.

5. O ecrã  

Quando o cenário, a iluminação e o teu sofá preferido estiverem prontos, está na hora de pensares no elefante na sala: A televisão. Replicar uma experiência teatral autêntica também requer que penses no próprio ecrã grande e na sua posição ótima na tua sala de cinema. Existem diversas opções para uma experiência de exibição melhorada. 

A manter as coisas clássicas? Troca a tua enorme TV por um projetor de parede ajustável. Não só te tira a dor de levar os teus amigos e família ao teatro nos fins-de-semana, como os projetores de parede mantêm as coisas acessíveis, flexíveis e fiéis à experiência de exibição autêntica. 

Além disso, os problemas de espaço podem ser resolvidos de imediato, pois podes montar o teu projetor em qualquer lugar a partir de uma mesa ou no chão. Quando acabares, basta embrulhares e recolheres o ecrã do projetor para transformares o teu cinema em casa numa sala de estar. 

Apesar de os projetores oferecerem um caso mais genuíno e original, a tua iluminação pode muitas vezes desfocar ou arruinar completamente a qualidade da imagem. 

Assim, outra opção melhorada é uma televisão inteligente de alta tecnologia com qualidade Ultra HD 4K que ainda pode ser utilizada se tiveres pouco espaço na parede. Observa qualquer serviço de streaming em qualquer altura, quer seja claro ou escuro, pois uma Smart TV otimiza as tuas preferências de iluminação para o ecrã e torna-o mais flexível. 

Seja qual for o método que escolhas, o posicionamento é um elemento que tem de ser levado a sério de qualquer maneira. Uma posição de ecrã eficaz e melhorada está sempre na parte central da tua sala, com o mínimo de reflexão de luz e perturbação dos movimentos externos. 

Palavras finais

Um aspeto importante que qualquer proprietário esquece de construir o seu home cinema é a importância da versatilidade. A melhoria da tua experiência teatral não tem de excluir a familiaridade da tua sala de teatro. 

Como demonstrado pelas ideias acima, uma das maiores qualidades que um cinema em casa pode ter é a tua capacidade de decidir a flexibilidade da tua mobília, da tua iluminação e até à própria cor do teu palácio de imagens. 

Encontrar um equilíbrio entre proporcionar uma experiência cinematográfica autêntica e manter o teu quarto tão flexível quanto possível para outros usos requer uma busca imaginativa e habilidosa que qualquer proprietário deve considerar. E com as ideias já apresentadas, é seguro dizer que os blocos de construção para capturar aquela noite de cinema íntimo e pessoal já estão nas tuas mãos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *