6 sugestões de iluminação led para decorar a casa
A iluminação LED é uma excelente aliada na decoração da casa. Descobre de que forma a podes utilizar para criar um ambiente único.
A iluminação LED é a solução para criar ambientes únicos e especiais. Esta forma de decoração está disponível numa grande variedade de formatos que podem ser combinados numa infinidade de estilos. Descobre que tipos de iluminação LED existem e como os utilizar para decorar a casa.
As fitas de iluminação LED criam um ambiente aconchegante e elegante e podem funcionar como luz ambiente ou para destacar algum objeto específico de uma divisão da tua casa. São normalmente compostas por uma camada dupla de cobre e instalam-se facilmente com um adesivo forte que dissipa o calor. Este sistema é gerido por um comando, que permite selecionar o modo que pretendes, ou através de apps para o smartphone.
Neste tipo de iluminação LED, é possível escolher entre várias funções ajustáveis, como colocar as luzes a piscar, ajustar velocidades, configurar um temporizador, entre muitos outros. O tamanho da fita vai depender do local disponível, sendo que quanto maior, mais elevado será o preço.
Os locais onde mais se utilizam estas fitas é em torno das televisões, nas cabeceiras das camas, atrás de espelhos e outros.
Com uma grinalda ou mangueira LED podes dar um toque especial à decoração de casa, tanto no interior como exterior. O cabo de cobre oferece uma grande flexibilidade, para que possas dobrar e ajustar a qualquer estrutura ou local onde a pretendas colocar.
Este tipo de iluminação pode funcionar a pilhas, por ligação à tomada ou ainda por painéis solares, que reconvertem a energia solar captada durante o dia. De qualquer das formas, a instalação é muito simples. São também impermeáveis e resistentes a condições climatéricas adversas.
Dica: A iluminação de espaços principais também pode ser ecológica e sofisticada, com a iluminação LED. Neste caso podes substituir os teus candeeiros antigos por luminárias suspensas, sobre a mesa, uma ilha na cozinha ou mesmo sobre a bancada de trabalho.
A iluminação LED pode ter diferentes formatos, como é o caso das lâmpadas LED para colocar nos armários. Com as luminárias LED podes compor os teus espaços, criar spots de luz ou criar contornos subtis e tornar a iluminação mais discreta e agradável.
Convém ter sempre atenção ao local onde pretendes colocar as luminárias LED. Se for dentro de um armário ou longe de uma tomada, escolhe as soluções a pilhas e com adesivo.
Podes também encontrar modelos com sensor de movimento, ideais para iluminar armários, já que se acendem automaticamente ao detetar movimento.
Artigo relacionado: Como escolher as lâmpadas LED para a tua casa?
No exterior também é possível usar iluminação LED. Por norma, os focos LED são os mais indicados para jardins e pátios. Podes beneficiar ainda mais se optares por focos com modos de iluminação ajustável, como o modo de brilho médio, modo de luz de deteção automática e modo de luz fraca. Consoante a necessidade do espaço, estas opções permitem criar um ambiente mais natural.
A maioria dos focos LED têm rebordo impermeável, o que permite a resistência a todos os tipos de condições climatéricas. Alguns funcionam com energia solar, e existem ainda sistemas totalmente impermeáveis, e que podem ser submersos, ideais para piscinas.
Podes iluminar os tetos da tua casa com focos LED encastráveis, que deixam de lado a necessidade de ter candeeiros. Esta solução é ideal para quartos, halls e corredores, mas é muito flexível e pode ser utilizada em qualquer divisão da casa.
Os focos encastráveis são uma opção a considerar quando o pé-direito da casa é relativamente baixo ou quando se procura uma solução discreta. No entanto, a instalação deste tipo de soluções pode ser complexa e exigir até tetos falsos, pelo que se recomenda que seja feita por um profissional.
Dica: Se a ideia é criar um quarto de sonho, porque não apostar em pequenos pontos LED e criar um céu estrelado no próprio quarto? Este pode ser criado com pontos de luz de diferentes tamanhos, instalados de forma intercalada, para obteres o efeito de céu estrelado. Para além da iluminação, se tiver diferentes tons de intensidade, pode servir de luz de presença.
As lâmpadas LED têm um consumo energético muito inferior às lâmpadas tradicionais, de halogéneo, e um tempo de vida muito mais elevado. A eficiência de cada lâmpada LED está descrita na própria embalagem, e deves procurar um modelo dentro da categoria A.
Além disso, as lâmpadas LED têm vários benefícios: praticamente não aquecem, uma vez que as perdas de energia sob a forma de calor são mínimas. São também mais rápidas, gerando luz automaticamente, sem tempo de espera para que atinja a iluminação completa.
Para quem se está a estrear na iluminação LED, trocar as lâmpadas antigas por estes modelos mais recentes é um excelente primeiro passo.
No OLX encontras dezenas de opções para tornar a iluminação LED uma realidade. Desde lâmpadas a grinaldas, luzes de presença ou focos, com tanta variedade é mais fácil criar uma decoração inspiradora e marcante.
Próximas leituras:
Deixe um comentário