Sabias que a despensa da casa ou o frigorífico não são os melhores locais para armazenar vinho? As caves de vinho têm como único objetivo guardar as tuas garrafas favoritas nas condições ideais. Isto porque asseguram uma boa regulação da humidade, luz e temperatura, o que garante que o vinho envelhece da maneira correta.

Consideradas durante muito tempo como algo reservado para os especialistas, com o OLX as caves de vinho estão acessíveis para todos. Se aprecias um bom copo de vinho, esta é uma excelente opção.

Se estás a pensar comprar a tua cave de vinho, segue este guia passo-a-passo.

1# Identifica o objetivo da tua cave de vinho

Para encontrares mais facilmente o que procuras, começa por responder a estas questões:

  • Quantas garrafas vais guardar?
  • Que tipos de vinho vais armazenar?
  • A qual destes fatores está o vinho mais exposto em casa: luz, temperatura ou humidade?
  • Que espaço tens disponível para a cave de vinho?
  • Qual o design que combina melhor com o espaço em que será instalado?

Saber a resposta a essas perguntas ajuda-te a determinar o tipo de cave de vinho mais adequada às tuas necessidades.

No OLX encontras dezenas de anúncios de caves de vinho, para todos os gostos, tamanhos e preços

2# Define o tamanho da cave de vinho

A escolha do tamanho da cave de vinho deve ser feita em função do consumo e da utilização prevista.

Se és um consumidor ocasional, começa com uma cave de vinho de até 25 garrafas. Isto vai permitir que mantenhas o vinho em excelentes condições sem gastar muita energia. Também te vai dar mais flexibilidade na hora de escolher onde instalar o equipamento.

Se és um consumidor regular, com uma coleção de garrafas significativa, os modelos de cave de vinho com 50 garrafas ou mais são preferíveis.

3# Escolhe a localização para a cave de vinho

A boa notícia é que podes instalar uma cave de vinho em qualquer local da casa, apenas com uma ligação à eletricidade. No entanto, para manter os custos elétricos controlados e preservar o vinho, há alguns cuidados a ter. Regra geral, o local escolhido determina o custo de manutenção que vais ter.

  • Se escolheres um local mais frio e húmido, reduzes a exigência do sistema de refrigeração, o que significa poupanças no final do mês na fatura elétrica.
  • Por outro lado, um local mais quente ou exposto ao sol significa que o sistema de refrigeração vai ter de funcionar em permanência, levando a maior desgaste e consumo.
  • Procura um local que não sofra muita variação de temperatura e humidade, que não receba luz solar direta ao longo do dia e que não esteja encostado a paredes frias ou sujeito a correntes de ar.
  • Como exemplo, as caves, a área debaixo de uma escada ou dispensa são boas soluções, ou até dentro de um armário existente.

Geralmente, a localização depende do tamanho e do design da casa. Onde quer que decidas colocar a cave de vinho, certifica-te de que consegues controlar as condições para manter a integridade do vinho.

Organizar a despensa não é assim tão difícil!

4# Verifica os extras

Entre os diferentes modelos de cave de vinho, existem alguns extras que podem fazer a diferença:

  • Número de prateleiras: Existem modelos com mais ou menos prateleiras interiores.
  • Porta de vidro: Se estiveres à procura de um modelo decorativo, existem opções com porta de vidro tratado para impedir a entrada de luz.
  • Filtros: Alguns modelos trazem filtros de carvão que permitem tratar o ar para não alterar o vinho e impedir que os odores penetrem na cave de vinho.
  • Vários níveis de conservação: podes parametrizar a idade do vinho, por exemplo, ou durante quanto tempo o gostarias de conservar. Depois, o equipamento ajusta as condições ideais de acordo com as tuas definições.
  • Vibração: Alguns modelos trazem a hipótese de vibrar para manter o vinho vivo durante mais tempo.

5# Controla a temperatura e humidade na cave de vinho

A maior parte dos modelos disponíveis no OLX traz várias opções de regulação da temperatura, humidade, luz e até vibração para evitar a acumulação de sedimentos no vinho.

No que toca ao controlo da temperatura, o recomendado para champanhe e vinho branco é uma temperatura entre 5 e 12º C. Para vinho tinto, entre os 12º e 16º.

Para combater os diferenciais de humidade, podes considerar instalar um desumidificador na mesma divisão, o que evita que o ar exterior fique demasiado seco ou húmido.

5 dicas para escolheres um desumidificador

6# Segue estas boas práticas

Qualquer que seja o modelo de cave de vinho que escolhas, lembra-te sempre destas regras de ouro:

  • Mantém a temperatura estável. O vinho não lida bem com grandes flutuações de temperatura. Quanto mais tempo armazenares o vinho, mais estável deve ser a temperatura ambiente. Se o que tens em casa é para beber alguns meses após a compra, a flutuação da temperatura é menos preocupante.
  • Mantém a temperatura baixa. O calor acelera o processo de envelhecimento. Para armazenamentos de longo prazo, é importante que o espaço onde instales a cave de vinho tenha uma temperatura sempre fresca.
  • Mantém as garrafas longe da luz. A luz tem um efeito na qualidade do vinho. Para vinhos que serão armazenados por mais de um ano e para garrafas de champanhe ou espumante, é melhor que fiquem longe de fontes de luz fortes e diretas.
  • Guarda as garrafas deitadas. Isto permite que o vinho humedece as rolhas, o que impede o oxigénio de entrar na garrafa.

No OLX encontras tudo o que precisas para instalar uma cave de vinho. Segue estes passos e começa hoje a desfrutar da tua coleção privada como nunca.


Próximas leituras:

Cyber monday: o que é e porque vale a pena?
A Cyber Monday é um dos maiores dias de compras online. Descobre …
Black Friday 2022: vende antigo para comprar novo
Estás preparado para usufruir ao máximo da Black Friday 2022? Aproveita também …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *